Alunos da UFSJ homenageiam Ian Guest no Duo Jazz

Entre os dias 10 a 15 de novembro acontece em Tiradentes a 9ª edição do Duo Jazz Festival. Como de costume, a cada edição do evento um músico é homenageado, e neste ano o escolhido é o húngaro Ian Guest. Como parte da programação, alunos dos cursos de Teatro e Música da UFSJ apresentarão peças baseadas na vida do artista.

Os alunos da Música Klenio Daniel, Marlon Wesley, Diogo Fernandes e Gabriel Cobuci formam o Quarteto Calli Thrix. Eles arranjaram e gravaram a música “O gélido silêncio das águas negras, pedras-cristal, céu-anil”, composição de Guest que ainda não havia sido gravada e será lançada no CD do festival deste ano. A apresentação será na sexta-feira, 11, às 20h30, no palco do Espaço Libertas.

Já no sábado, 12, às 19h, o espetáculo “Carta para Janós” será apresentado pelos estudantes de Teatro Zilvan Lima e Ricardo Ribeiro, com a participação do discente de Música Ighor Anjos. O palco é o Centro Cultural Yves Alves. A encenação conta sobre uma carta escrita por George Geszti, pai de Ian, para o filho, durante a Segunda Guerra Mundial. O episódio separou os dois no nascimento de Ian, fazendo com que a comunicação deles ocorresse apenas através de cartas. Os ingressos serão vendidos por R$ 20 a entrada inteira e R$ 10 a meia entrada.

Um pouco mais sobre Ian Guest

Ian é bacharel em Composição pela UFRJ e bacharel Magna Cum Laude pelo Berklee College of Music, em Boston. Ele está no Brasil desde 1957, e começou atuando como arranjador e músico de estúdio e compondo trilhas para peças e filmes.

Na década de 1990, baseando-se em oficinas que ministrava em todo Brasil, publicou livros sobre arranjo e harmonia funcional, que são grandes referências no estudo da música popular. Além disso, Guest é o grande responsável pela implantação do método Kodaly de musicalização no Brasil.

Publicada em 08/11/2016