Trem Ki Voa é campeã brasileira em competição de AeroDesign

Entre os dias 3 e 6 de novembro, São José dos Campos sediou a 18ª Competição SAE BRASIL AeroDesign. A UFSJ esteve lá e fez bonito: a equipe Trem Ki Voa (TKV) foi campeã na categoria Micro e conquistou o primeiro lugar no torneio de acesso na classe Regular. O evento teve a presença de 83 equipes de 66 instituições de ensino do Brasil, além de grupos da Venezuela e do México. No total, compareceram cerca de 900 participantes.

A competição é composta por três categorias distintas: Micro, Regular e Advanced, cada uma com requisitos específicos. O protótipo nomeado Mary Jane competiu na categoria Micro contra outros 25 inscritos. A aeronave, de cerca de 1,5kg, transportou um pouco mais de 3,3kg de carga. Além disso, a praticidade do pequeno avião permitia que ele fosse completamente desmontado em 2 minutos e 36 segundos e guardado em uma caixa de 0,0264 m³.

Devido ao grande número de interessados, dez vagas na categoria Micro já estavam destinadas a equipes específicas. O professor e coordenador da TKV, Cláudio Pellegrini, conta que o acesso à competição deste ano foi possível porque ficou classificada em 5º lugar no ano passado.

Além do orgulho de ser campeão, Pellegrini explica que o aluno, ao participar da competição AeroDesign, “envolve-se com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, em todas as suas fases, inclusive a construção do protótipo”.

Próxima fase

Por ter ganho a competição nacional, a Trem Ki Voa Micro ganhou o direito de representar o Brasil na competição mundial, a SAE Aero Design East. A competição reúne equipes dos Estados Unidos, Canadá e diversos outros países, e será realizada pela SAE International, entre 21 e 23 de abril de 2017, na Flórida. Lá, as equipes brasileiras já conquistaram oito primeiros lugares na Classe Regular, quatro primeiros lugares na Classe Advanced e um segundo lugar na Classe Micro, justamente a Trem Ki Voa micro em 2015, após ter sido campeã nacional em 2014.

Cláudio comenta que a ida para essa próxima etapa traz “um impacto positivo sobre a credibilidade dos cursos envolvidos e da própria instituição, ajudando ainda a promover as IFES mineiras no cenário nacional”.

O SAE AeroDesign

O projeto SAE AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia, com o objetivo principal de propiciar a difusão e o intercâmbio de conhecimentos em Engenharia Aeronáutica entre os futuros profissionais da área, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

As equipes, responsáveis por representar a Instituição de Ensino Superior ao qual estão ligados, são desafiadas anualmente com novos regulamentos, destinados a testar sua criatividade e capacidade técnica, geralmente baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica.  


Publicada em 10/11/2016
Fonte: ASCOM

 Voltar