1 -  Mudanças no funcionamento do Correio UFSJ

Comunicamos que o Correio UFSJ passou por reformulações e, agora, será enviado diariamente neste formato de boletim.

Desta forma, o envio de e-mails sobre atividades internas da Universidade será feito apenas uma vez ao dia, reunindo  todas as divulgações em uma só mensagem, evitando a superlotação das caixas de e-mail dos destinatários. Além disso, as informações ficarão disponíveis permanentemente em repositório no site https://ufsj.edu.br/ascom/boletim_ufsj.php.

Assim, para ter as notícias divulgadas no mesmo dia, os interessados devem enviar as informações a serem divulgadas até às 12h, ou fazer por meio de agendamento.

Lembramos que esse é um canal oficial de comunicação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e é de responsabilidade dos servidores da instituição fazer o acompanhamento das mensagens enviadas para ficar por dentro do que ocorre na UFSJ.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação Social (Ascom).

 

2 - Life realiza Ciclo de Debates sobre Geografia da África e Relações Étnico-Raciais a partir desta quarta (26/09)

O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), em parceria com o Laboratório de Prática de Ensino de Geografia, promove o Ciclo de Debates sobre Geografia da África e Relações Étnico-Raciais. O encontro ocorre entre quarta (26/09) e sexta-feira (28/09), às 19h, no Anfiteatro do Campus Tancredo Neves (CTAN).

Na quarta-feira (26/09), serão debatidos os seguintes temas: Relação Étnico-Racial na Perspectiva das Questões Raciais no Brasil, EUA e África do Sul, com o professor do Departamento de Ciências Sociais (Decis/UFSJ) Manuel Jaurá; e Racismo e Desigualdade Social no Brasil, com Vicentina Neves, do Raízes da Terra.

O ciclo discute, na quinta-feira (27/09), as Relações Étnico-Raciais e Escola Básica, com o professor do Departamento de Filosofia e Métodos (Difme/UFSJ), José Luiz de Oliveira; e Práticas Ecopoéticas e Relações Étnico-Raciais Contra-Hegemônicas, com o professor do Departamento de Letras, Artes e Cultura (Delac/UFSJ), Adilson Roberto Siqueira.

E o evento se encerra na sexta-feira (28/09) com a discussão sobre "A Diáspora Africana no Brasil e Relações Étnico-Raciais", com os professores do Departamento de Pós-Graduação em Geografia (PPGeog/UFSJ), Luan Ariel Sigaud, e da Escola Estadual Afonso Pena Júnior, Bruno dos Santos.

 

3 -  Pós-Graduação em Ciências da Saúde lança edital para mestrado e doutorado

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), informa que foram publicados os editais para seleção do Mestrado (22 vagas) e Doutorado (23 vagas).

As inscrições para mestrado serão realizadas entre 24 e 26 de outubro e, para doutorado, nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 11h e das 14h às 16h, na sala 301 - Biblioteca do CCO. O campus fica localizado na rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400, Chanadour, em Divinópolis (MG).

Os editais podem ser acessados neste link. Mais informações pelo telefone (37) 3690 4489 e e-mail ppgcs@ufsj.edu.br.

 

4 - Programas de pós-graduação convidam para defesas de dissertação

Os programas de Pós-Graduação em Engenharia Química, em Letras e em Engenharia Mecânica convidam a comunidade acadêmica para participar das seguintes defesas de dissertação:

- Engenharia Mecânica
Mestrando: Álvaro José da Luz.
Dissertação: Estudo Tribológico da Camada Cementada do Aço SAE 1020.
Banca: professores Roseli Marins Balestra (orientadora), Ésoly Madeleine Bento dos Santos, Frederico Ozanan Neves e Alysson Helton Santos Bueno.
Data: 27/9, às 9h30.
Local: Sala 3.14 MP, Campus Santo Antõnio.

- Engenharia Química
Mestranda: Karina Araújo Milagres.
Dissertação: Avaliação do Processo de Tratamento de Óleo/Água através do Método Desirability na Construção de Fronteira de Pareto em Regiões Não Convexas.
Banca: professores Fabiano Luiz Naves (PPGEQ), Patrícia da Luz Mesquita (Dequi) e Boutros Sarrouh (DQBio).
Data: 27/9, às 17h.
Local: Sala 110, bloco 2, Campus Alto Paraopeba.

- Letras
Mestranda: Renata Guimarães Silva.
Dissertação: As Representações sobre o Docente em Manuais do Professor de Língua Inglesa.
Banca: professores Edmundo Narracci Gasparini (orientador), Márcio Rogério de Oliveira Cano, Luciani Dalmaschio e Nádia Dolores Fernandes Biavati.
Data: 28/9, às 14h.
Local: Sala 16 - miniauditório da Biblioteca, Campus Dom Bosco.


Última atualização: 12/11/2021