No dia 29 de março, domingo, acontecerá, de 8h às 12h30min, a BICICLETADA 2020. Numa realização da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN) e Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste-MG), o objetivo é incentivar a prática esportiva, o uso da bicicleta como meio de transporte, além de ressaltar a importância da mobilidade urbana inclusiva.

            Durante oito anos, a UFSJ realizou uma Corrida de Rua como parte das comemorações de seu aniversário. As duas últimas edições aconteceram em parceria com o UNIPTAN e o INSTITUTO FEDERAL de São João del-Rei. Em 2020, as três instituições optaram por mudanças no formato. Sai a Corrida de Rua e entram a bicicleta e a cadeira de rodas. Nomeado de BICICLETADA, o evento pretende fazer da manhã de domingo um momento especial de lazer e conscientização, levando para as ruas da cidade praticantes do ciclismo, atletas, esportistas, famílias, comunidade interna e externa para um grande passeio, chamando a atenção para a importância da mobilidade urbana inclusiva.

            A UFSJ, o UNIPTAN e o INSTITUTO FEDERAL, ao realizarem a BICICLETADA, pretendem destacar a importância da promoção de uma mobilidade acessível, onde o direito de ir e vir seja estendido a todos, incluindo as pessoas que possuem mobilidade reduzida e diferença funcional (deficientes).