Semana do Meio Ambiente 2014: UFSJ vai às escolas

O projeto de extensão UFSJ Bioagradável promove, entre os dias 2 e 10 de junho, a Semana do Meio Ambiente, que terá ações de educação ambiental em escolas públicas situadas em São João del-Rei. Cerca de 20 alunos e profissionais da Universidade Federal de São João del-Rei estão envolvidos nas atividades, que devem alcançar mais de 300 crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Haverá exibição de vídeos, cartilha educativa e “oficina” de reutilização de garrafas PET.

No ano passado, o projeto esteve nas ruas e nas escolas no Dia do Meio Ambiente, 5 de junho. Durante todo o dia, aconteceu a 1ª Feira do Meio Ambiente, na movimentada Avenida Tancredo Neves, que mobilizou as pessoas que passavam pelo centro da cidade. Num dos stands montados, o UFSJ Bioagradável apresentava seus projetos ambientais às pessoas, como a coleta de óleo de cozinha usado, uma parceria com a ONG Atuação. Já as atividades nas escolas duraram um pouco mais: foram três dias, culminando na oficina de reaproveitamento de materiais. O principal objetivo foi aproximar as crianças dos problemas ambientais, refletindo e buscando soluções práticas para diminuir os impactos.

O Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, surge em 1972 após a Conferência de Estocolmo, que recebeu representantes de mais de 100 países para tratar da relação entre o homem e o ambiente. Mais do que uma comemoração, a data traz visibilidade para refletir e discutir os impactos que o ser humano, ou seja, a gente mesmo, causa no planeta em que vive e com o qual interage. 


Última atualização: 30/05/2014