Estágio Curricular


O  Estágio curricular obrigatório constitui uma atividade prática exercida pelo(a) engenheiro(a) civil em formação. Por meio dele, ele(a) vivencia uma situação real do exercício profissional através de atividades diretamente ligadas à profissão da Engenharia Civil. As atividades podem ser empreendidas em escritórios de projetos, institutos de pesquisas, obras civis, empresas construtoras, empresas de consultoria, instituições e entidades públicas ou privadas. O objetivo é que o(a)  engenheiro(a) em formação desenvolva as competências e habilidades inerentes ao exercício profissional da Engenheiro Civil e complemente o processo ensino-aprendizagem.

Links Importantes:

Instrução Normativa que estabelece as diretrizes do estágio supervisionado no curso de Engenharia Civil da UFSJ

Resolução nº 16, de 30 de junho de 2021 - Regulamenta a política de estágio dos discentes de graduação da UFSJ 

Dúvidas frequentes sobre estágio

Cartilha esclarecedora sobre a Lei do estágio, nº 11.788 de 25/09/2008

Demais Legislações https://www.ufsj.edu.br/sesta/legislacoes.php

 

1) ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO


Para realizar o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, o(a) engenheiro(a) civil em formação deve estar devidamente matriculado(a) no curso de Engenharia Civil e na unidade curricular Estágio Curricular Obrigatório.

Para solicitar a matrícula na unidade curricular Estágio Curricular Obrigatório abra um requerimento eletrônico. O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório poderá ser cursado pelo(a) o(a) engenheiro(a) civil em formação que possuir 1800 (mil oitocentos) horas de unidades curriculares obrigatórias e eletivas cursadas. A quebra de pré-requisito será analisada pelo Colegiado de curso através de solicitação via requerimento eletrônico.

O(a) engenheiro(a) civil em formação deverá ser frequente às atividades de orientação definidas pelo(a) professor(a) coordenador(a) da referida unidade curricular. A carga horária mínima de Estágio Curricular Supervisionado é de 160 horas.

Durante a vigência da situação de emergência de saúde pública (pandemia Covid-19) a tramitação dos documentos de estágio precisou ser alterada. Desta forma, para que o estágio seja devidamente regulamentado, é preciso que Termo de Compromisso e o Plano de Estágio sejam encaminhados via plataforma de Assinatura eletrônica de oferta gratuita para este período (ex: assinaturagratis.com, assinatura eletrônica gov.br, DocuSign, smallpdf,  D4Sign, etc...). O destinatário a ser enviado o documento é: coenci@ufsj.edu.br

A seguir serão detalhados os dois documentos que deverão ser enviados para que o estágio seja regularizado.

O TERMO DE COMPROMISSO E PLANO DE ESTÁGIO DEVEM SER PROVIDENCIADOS ANTES DO INÍCIO DO ESTÁGIO.

Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório (TCE)

O Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório (TCE) deverá ser preenchido em sua totalidade e obrigatoriamente digitado. Ele deverá ser assinado por todas as partes via plataforma de assinatura eletrônica.

Clique aqui para baixar o TCE

É obrigatório que conste no TCE o número da Apólice de seguro e a seguradora, conforme Resolução nº 025 de 2015 do CONEP e conforme a Lei do Estágio. Cabe à concedente a contratação do seguro contra acidentes pessoais em favor do(a) estagiário(a). Porém, no caso de estágio obrigatório, a responsabilidade pela contratação do seguro poderá, alternativamente, ser assumida pela instituição de ensino (art. 9º, inciso IV e § único da Lei nº 11.788/2008).

Caso a unidade concedente se negue a contratar o seguro, o(a) aluno(a) que realizará o estágio obrigatório poderá solicitar à UFSJ a contratação. Para isso, deve-se comunicar à Secretaria das Coordenadorias de Curso (secintcoord@ufsj.edu.br) os seguintes dados: nome completo, CPF, data de nascimento, data de início e término do estágio, carga horária a ser cumprida durante o período do estágio e o nome da concedente (local de realização do estágio).

O Setor de Estágios da UFSJ (SESTA) providenciará a inclusão do(a) discente na apólice do seguro.

Obs.: Pode-se utilizar o modelo de TCE da parte concedente, desde que esteja em conformidade com a legislação vigente. Neste caso, antes que o coordenador assine o TCE, será enviado  ao setor de estágio da UFSJ para apreciação.

Obs.: Para outros modelos de TCE acesse https://www.ufsj.edu.br/sesta/termo_de_compromisso.php

Plano de Estágio

O Plano de Estágio deverá ser preenchido em sua totalidade e obrigatoriamente digitado. Ele deverá ser assinado por todas as partes via plataforma de assinatura eletrônica.

Para acessar o modelo de Plano de Estágio, clique aqui

O Plano de Estágio deverá ser aprovado pelo discente, professor orientador e supervisor. Nele deverão ser descritas as atividades a serem desenvolvidas. É responsabilidade do discente contatar um professor e solicitar a orientação (https://ufsj.edu.br/ccivi/corpo_docente.php). O professor orientador deverá assinar o documento antes do mesmo ser encaminhado à Secretaria Integrada para assinatura do Coordenador.

Relatório final do estágio obrigatório

Clique aqui para acessar o modelo do relatório final do estágio obrigatório.

 

2)   ESTÁGIO EXTRACURRICULAR - NÃO OBRIGATÓRIO


O Estágio Extracurricular ou não-obrigatório poderá ser realizado a qualquer tempo pelo(a) engenheiro(a) civil em formação e será contabilizado como carga horária de atividade complementar, desde que devidamente oficializado junto à coordenadoria do curso. Nos links abaixo são obtidos os dois documentos que deverão ser enviados para que o estágio seja regularizado.

O TERMO DE COMPROMISSO E PLANO DE ESTÁGIO DEVEM SER PROVIDENCIADOS ANTES DO INÍCIO DO ESTÁGIO.

Termo de Compromisso de Estágio Extracurricular - Não obrigatório, clique aqui

Plano de estágio, clique aqui

Ressalta-se que a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação, bem como a do auxílio-transporte, é obrigatória na hipótese de estágio não obrigatório (Art.12, caput da Lei nº 11.788/2008).

Relatório final do estágio não obrigatório

Clique aqui para acessar o modelo do relatório final do estágio não obrigatório.

 

3) OUTROS DOCUMENTOS


O Termo Aditivo é obrigatório para qualquer alteração no Termo de Compromisso, seja de carga horária ou período trabalhado, renovação do período etc, conforme Resolução – clique aqui

O Termo de Rescisão é obrigatório no caso de o estágio ser encerrado em data anterior à data prevista no Termo de Compromisso – clique aqui

 

4) CARTA DE APRESENTAÇÃO


É o documento que o(a) estagiário(a) apresenta à parte concedente, caso solicitada por ela, identificando-se como discente da UFSJ indicado(a) pela coordenação de seu curso.

Modelo de Carta de Apresentação, clique aqui

 

5)  CONVÊNIO DE CONCESSÃO DE ESTÁGIO


De acordo com o art. 8º da Lei Federal nº 11.788/2008 e com a Resolução/UFSJ nº 025, de 11 de novembro de 2015, "é facultado celebrar com entes públicos e privados convênio de concessão de estágio”.

Caso a empresa exija a celebração de convênio, o aluno deverá coletar suas informações, conforme os documentos a seguir:  formulário de dados da empresa e declaração de interesse de convênio e enviar ao e-mail da coordenadoria (coenci@ufsj.edu.br) em formato digital. 

 A UFSJ mantêm um banco de dados das empresas conveniadas no endereço https://www.ufsj.edu.br/sesta/empresas_conveniadas.php. 

O convênio deve ser providenciado antes do início do estágio.

 Tramite para celebrar convênio de Estágio Curricular

Minuta Padrão para celebração de Convênio de Estágio

Para mais informações sobre Convênio acesse https://www.ufsj.edu.br/sesta/convenio.php

 

6) COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO


Coordenador de estágio: Profª. Eliane Prado Cunha Costa dos Santos 

Contato: eliane.santos@ufsj.edu.br