Projetos de extensão
PROJETOS/PROGRAMAS VINCULADOS À PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO
- Ensino de anatomia e noções de primeiros socorros em Divinópolis/MG. Responsável: Maira de Castro Lima. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
Em fevereiro de 2014, a UFSJ/CCO foi solicitada a auxiliar os discentes do Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar, do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, no estudo da anatomia. Dessa parceria, teve início o projeto de extensão para ensino de anatomia aos bombeiros em 2015. Esse trabalho teve importantes resultados para os militares e os discentes da UFSJ que aprenderam sobre a estrutura de diversos sistemas orgânicos. Em 2016 e 2017, o projeto foi estendido para militares do Tiro de Guerra Militar de Divinópolis, o SAMU e as polícias civil, militar e federal foram incluídos no projeto. Noções de primeiros socorros foram acrescentadas às aulas através da colaboração com profissionais da área. Em 2018, o projeto pretende atender à crescente demanda de militares, policiais e socorristas pelo conhecimento em anatomia e noções de primeiros socorros de acordo com a necessidade específica de cada segmento da comunidade.”
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- Farmácia Clínica: Amplicação para a atenção primária à saúde. Responsável: Andre de Oliveira Baldoni financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
A Farmácia Clínica é uma ciência que possui centralidade na promoção da melhoria da qualidade de vida dos pacientes, por meio do acompanhamento farmacoterapêutico. Diante de tal conhecimento, a proposta objetiva ampliar um programa de extensão (Farmácia Clínica: Implantação e consolidação do serviço - EDITAL N° 011/2016/UFSJ/PROEX), inserindo o estudante de graduação e o farmacêutico em um serviço inovador de farmácia clínica, que visa contribuir progressivamente na promoção da saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e estreitar a relação com a equipe multiprofissional. Para isso, serão promovidas, junto à equipe de saúde, atividades de gestão da farmacoterapia, discussões e capacitações sobre as práticas clínicas com foco na farmacoterapia, além de orientações sobre uso, armazenamento e descarte racional de medicamentos
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- LAPPIS - Laboratório acadêmico de promoção e práticas integrativas em saúde. Responsável: Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto Maia. financiado: Pibex / parcerias: Prefeitura Municipal de Divinópolis (ações nas praças), SEMUSA (ESF São Paulo e ESF Morada Nova), Escola Jean Piaget, Comunidade Acadêmica, Centros Acadêmicos, Ligas Acadêmicas e Projetos/Programas de Extensão da UFSJ-CCO / número de alunos e professores envolvidos: 3
O LAPPIS - Laboratório Acadêmico de Promoção e Práticas Integrativas em Saúde é um programa que busca, por meio de atividades educativas e assistenciais, desenvolver ações de promoção da saúde junto à população, disponibilizar acesso da população às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e favorecer o empoderamento do indivíduo e comunidade por meio do trabalho em equipe multidisciplinar em parceria academia-sociedade. Visa contribuir para a reorientação do modelo assistencial, reorganizando a assistência, contribuindo para a quebra do paradigma assistencial-biomédico, valorizando o autoconhecimento, o autocuidado, a participação social e a tomada consciente de decisões sobre o processo saúde- doença, empoderando os sujeitos para o pleno exercício da cidadania, adotando estratégias de promoção da saúde e uso de práticas integrativas e complementares em saúde que permite o resgate de valores, saberes e práticas sob o eixo da integralidade em saúde e da gestão em redes, contribuindo para o cuidado integrado em saúde.
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- Olha para você ver. Responsável: Leticia Helena Januário financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
O programa Olha pra Você Ver tem como finalidade a redução das deficiências visuais através das ações educativas sobre a saúde ocular e do encaminhamento precoce para o exame completo no serviço público de oftalmologia das crianças de 6 meses a 6 anos de idade triadas para baixa acuidade visual e/ou para presença de desvio ocular. As atividades são desenvolvidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e nas Creches Beneficentes (CB) do Município de Divinópolis, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e com os projetos pedagógicos dos cursos de graduação em enfermagem e medicina. A atuação do programa é na área de saúde pública, mais especificamente na saúde da criança, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde. Dessa forma o programa atende aos compromissos e fundamentos firmados quando da implantação do Campus Centro-Oeste Dona Lindu em Divinópolis, entre eles: “a formação de profissionais capazes de atuar como agentes de transformação social”. As atividades do programa são desenvolvidas junto às crianças, aos educadores e aos pais ou responsáveis. Dessa forma, propiciam aos discentes, bolsistas e voluntários, a vivência de conteúdos teóricos das diversas unidades curriculares dos cursos de Enfermagem e Medicina. São exercidas, por exemplo, práticas de Processo de Cuidar em Enfermagem e de Introdução à Clínica, Bases Psicossociais da Prática em Enfermagem e da Prática Médica, Bases Biológicas da Prática da Enfermagem e da Prática Médica, Prática de Integração: ensino, serviço e comunidade para Enfermagem e Medicina e Metodologia Científica. Os bolsistas participam também das atividades de pesquisa do programa, atuando na orientação aos responsáveis sobre o consentimento (ou não) da participação dos seus filhos no programa, bem como no registro em banco de dados, na análise estatística, e na redação dos textos para publicação. Não obstante, o contato tão próximo com a criança no seu ambiente, onde ela pode expressar livremente o seu modo de vida, provoca sentimentos os quais, provavelmente, não podem ser contemplados nos currículos acadêmicos
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- Práticas em saúde mental: Acompanhantes de pacientes oncológicos. Responsável: Edilene Aparecida Araujo da Silveira. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
A convivência e o cuidado com pacientes oncológicos em cuidados paliativos podem desencadear muitos sentimentos e dificuldades para pacientes e familiares. Neste sentido, a visita clínica e a roda de conversa são espaços dialógicos que permitem a problematização de vivências, capacitação de familiares e pacientes, resolução de problemas, troca de experiências e novos aprendizados para cuidadores, alunos e docente. O trabalho de extensão será realizado com acompanhantes/cuidadores e pacientes em cuidados paliativos, por meio da técnica de roda de conversa e visitas clínicas realizadas por acadêmicos de medicina, enfermagem e farmácia orientados por docente. A abordagem teórica será fundamentada nos pressupostos do cuidado paliativo e da dinâmica de grupo. Espera-se que o projeto contribua para a melhoria da qualidade da assistência a pacientes e cuidadores, bem como potencialize a formação acadêmica, na medida em que serão criados espaços para discussão e troca de saberes entre alunos, acompanhantes, profissionais, pacientes e docente.
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- Programa bem cuidar. Responsável: Alexandre Ernesto Silva financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
Os profissionais que cuidam de pacientes oncológicos passam por muitas dificuldades no seu cotidiano decorrentes da convivência cotidiana com a morte. A roda de conversa é um espaço de diálogo que permite a troca de experiências e novos aprendizados para profissionais, alunos e docente. O trabalho de extensão será realizado com profissionais que atuam num setor oncológico, por meio da técnica de roda de conversa aplicada por acadêmicos de enfermagem e medicina orientados por docente. A abordagem teórica escolhida é a Pedagogia do Oprimido. Espera-se que o projeto contribua para a melhoria da qualidade da assistência, da saúde mental de profissionais e da formação acadêmica, na medida em que serão criados espaços para discussão e troca de saberes entre alunos, profissionais e docente.
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- Programa NASCER - Núcleo de atenção à saúde da coletividade como estratégia de rede. Responsável: Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto Maia. financiado: PIBEX / parcerias: Complexo de Saúde São João de Deus, SOS do câncer, Fórum, OAB, SEMUSA, ESF’s, Policlínica, Centros de Saúde, Centro Espírita, Escolas públicas e privadas, REMSA (UFSJ) e RESENF (UFSJ) e APAE / número de alunos e professores envolvidos: 5
O NASCER – Núcleo de Atenção à Saúde da Coletividade como Estratégia de Rede é um programa que busca, por meio de atividades educativas e assistenciais, favorecer o empoderamento da mulher, gestante, familiares e comunidade por meio do trabalho em equipe em parceria academia-sociedade. Visa contribuir para a reorientação do modelo assistencial, reorganizando a assistência, contribuindo para a quebra do paradigma assistencial-biomédico, valorizando o autoconhecimento, o autocuidado, a participação social e a tomada consciente de decisões sobre o processo saúde-doença, empoderando os sujeitos para o pleno exercício da cidadania, adotando estratégias de promoção da saúde que permite o resgate de valores, saberes e práticas sob o eixo da integralidade em saúde e da gestão em redes, contribuindo para o cuidado integrado em saúde.
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- Programa reabilitar de atenção à saúde das pessoas com estomia. Responsável: Juliano Teixeira Moraes. financiado: parcerias: complexo de saúde são joão de deus e secretária municipal de saúde número de alunos e professores envolvidos: 2
Trata-se de um Programa que atua no cuidado à pessoa com estomais no período que compreende as fases pré e pós-operatórias, além de promover a inserção dessas pessoas no serviço público de saúde para acompanhamento com vistas à reabilitação. Tem por objetivo estimular autocuidado/reabilitação das pessoas com estomias e o desenvolvimento de ações em Rede nos diferentes pontos de assistência à saúde do município. O programa será desenvolvido nos três pontos da rede de saúde local: Hospital São João de Deus (atenção terciária), Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia e Ambulatório Universitário UFSJ/SEMUSA (atenção secundária) e unidades básicas de saúde (atenção primária).
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- Programa roda viva: saúde e direitos da mulher em pauta. Responsável: Vânia Aparecida da Costa Oliveira. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
Trata-se de um programa que tem como objetivo realizar ações educativas que abordem temas relacionados à saúde e aos direitos da mulher. Adota-se como proposta metodológica, os Círculos de Cultura, proposto por Paulo Freire. Tais Círculos representam um espaço dinâmico, de caráter dialógico, que permite o aprendizado e a troca mútua de experiências e rompe com a educação bancária. Dessa, forma, os temas trabalhados nas rodas de conversa serão abordados de forma problematizada, contribuindo para que todos possam construir e compartilhar saberes e conhecimento. Tais temas serão relacionados à saúde e aos direitos da mulher e deverão ser eleitos pelo próprio público, ou seja, mulheres de distintas faixas etárias ou períodos de vida. Além do empoderamento desse publico, o programa visa, ainda, a capacitação dos estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Farmácia para trabalharem ações educativas de forma problematizadora e interdisciplinar. Portanto, o programa buscará envolver, sempre que necessário, e, de acordo com as temáticas trabalhadas, profissionais de distintas áreas, dentre elas, citam-se: saúde, educação e humanas. As rodas de conversa poderão ser realizadas em distintos locais, a saber: salas de aula ou demais espaços da UFSJ, Campus centro-oeste, espaços pertencentes à rede de Atenção Primária à Saúde, bem como à rede de atenção secundária e terciária de saúde do município de Divinópolis, Escolas e demais instituições que apresentarem demanda. Acredita-se que este programa tem potencial para integrar, dialeticamente, o ensino, a pesquisa e a extensão. No ensino, o programa contribuirá para o envolvimento dos estudantes, para o aprofundamento dos temas trabalhados, para a aquisição de habilidades e competências para a realização de ações educativas numa abordagem problematizadora e interdisciplinar. Acredita-se que o programa será um campo rico e fértil para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas às experiências vivenciadas por todos os envolvidos. Por fim, no tocante à extensão, entende-se que o programa conseguirá envolver a comunidade, aproximando-a da universidade e assim, contribuindo para que esta última cumpra com o seu compromisso social e não seja vista como um espaço elitizado, mas, sim, como um espaço de todos e para todos.
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- Tele Minas saúde: atividades do programa na UFSJ. Responsável: Clareci da Silva Cardoso. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
Minas Gerais assume notoriedade em telessaúde com a formação da Rede de Teleassistência (RTMG) como resultado da parceria entre sete universidades públicas do estado, onde a UFSJ/CCO funciona como um dos polos universitários. A RTMG executa o programa denominado Tele Minas Saúde. Oferece atividades de teleconsultorias em especialidades, telediagnóstico e web aulas para a atenção primária utilizando as ferramentas da internet intermediada por especialistas das universidades. Está presente em 780 municípios do estado. Esse projeto aqui apresentado, tem como proposta continuar as atividades de monitoramento do Tele Minas na UFSJ. Pois trata-se de um importante campo de atuação para discentes e docentes, além de possibilitar uma interação da Universidade com a gestão em saúde no estado e comunidade.
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- "Hora do chá - promoção do uso racional de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos no SUS. Responsável: Rene Oliveira Couto. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
Promover o uso racional de medicamentos fitoterápicos e plantas medicinais por profissionais de saúde e usuários do SUS do município de Carmo do Cajuru – MG. Capacitação de acadêmicos da UFSJ, profissionais de saúde e ACS para atuarem na orientação quanto à prescrição de fitoterápicos, uso racional de plantas medicinais e preparação apropriada de remédios artesanais (caseiros) a base de plantas medicinais; Resgate e valorização do conhecimento tradicional popular sobre o uso e manejo de plantas medicinais; Obtenção e registro de dados de uso e manejo de plantas medicinais na região de Carmo de Cajuru; Readequação ou colocação em funcionamento de “Farmácias Vivas – Modelo I” nas ESF do município; Elaboração de material educativo com informações produzidas no projeto; Incentivo à estruturação de um Programa Municipal de Fitoterapia; Aumentar a visibilidade da UFSJ no âmbito da Extensão Universitária a nível Nacional e Internacional, visto a ampla divulgação das atividades na rede internacional de computadores (internet); Produzir conhecimento técnico e propor soluções para demandas práticas evidenciadas pelos servidores do SUS no município; Divulgação dos resultados em eventos e em periódicos da área; Incentivo à preservação do conhecimento tradicional e do bioma cerrado, o principal da região.
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- A continuidade do cuidado às crianças com condições crônicas e suas famílias. Responsável: Patricia Pinto Braga. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
O Programa de Extensão CCC tem como objetivo geral promover a continuidade do cuidado das crianças que possuem condições crônicas e suas famílias através de ações desenvolvidas na APAE e rede de atenção à saúde do município de Divinópolis. Ações essas que visam além de cuidar de Crianças com Condições Crônicas (CCC) e seus familiares promover a adaptação familiar às Condições Crônicas das Crianças e contribuir com a articulação para a continuidade do cuidado. Espera-se que com as ações desenvolvidas, o vínculo entre as equipes dos serviços de saúde e a comunidade científica da UFSJ seja fortalecido e favoreça o aprendizado de alunos de enfermagem no manejo e cuidados a este público. Das atividades previstas para serem desenvolvidas estão as consultas de Enfermagem, ações de educação em saúde, atividades em grupo, identificação de necessidades e planejamento de intervenções de forma conjunta e interdisciplinar com a equipe. Para a promoção da adaptação familiar adotamos o Modelo de Resiliência, Stress, Ajustamento e Adaptação Familiar, que permite desenvolver o potencial de pais e familiares para lidar com situações de crise. Com o intuito de contribuir com a articulação para a continuidade do cuidado, as bolsistas/voluntárias e docentes mapearão os serviços de saúde demandados pelas crianças e a Unidade de Referência de suas famílias. O Programa surgiu através da demanda recebida da Responsável pelos funcionários do serviço e espera-se que as atividades desenvolvidas tragam bons resultados para todos os envolvidos, principalmente o público-alvo.
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- Ações em Meio ambiente - Manejo e cuidado de animais domésticos. "Patrulha PET". Responsável: Flávio Henrique da Silveira. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
O Programa de Extensão “Patrulha Pet” tem como objetivo geral promover a conscientização de ações jurídicas que podem ser direcionadas contra aqueles que praticam maus tratos aos animais domésticos no seu dia a dia. As atividades são voltadas para escolas de ensino fundamental e médio no município de Divinópolis MG através de cartilhas, palestras e orientações jurídicas sobre atitudes que devem ser tomadas ao presenciar situações de maus tratos contra animais domésticos.
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- Adolescentes de escolas públicas: Prevalência do uso de drogas, síndrome metabólica, polimorfismos genéticos e educação em saúde. Responsável: Richardson Miranda Machado. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
O programa de extensão tem como objetivo abordar a problemática do uso de álcool e/ou drogas por adolescentes, o desenvolvimento de síndrome metabólica e de polimorfismos genéticos. Assim como, realizar ações de educação em saúde dirigidas para os adolescentes para a prevenção do uso dessas substâncias e desses problemas associados. Capacitar os professores das escolas públicas para a detecção precoce do uso de drogas pelos adolescentes, bem como sua abordagem para o tratamento nos serviços de saúde. Deste modo, de forma a promover as as práticas de ensino, pesquisa e extensão de forma articulada em um projeto de ações único, visando a construção de saberes e práticas transformadoras, a partir da integração entre distintas áreas de conhecimento, para o alinhamento com as demandas e causas sociais expressas nos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo como foco as mesorregiões do entorno do Campus Centro-Oeste Dona Lindu da UFSJ.
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- Aprendendo sobre os efeitos nocisos das drogas à saúde humana. Responsável: Farah Maria Drumond Chequer Baldoni. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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- Conexão olhares: educação e cuidado em saúde mental. Responsável: Edilene Aparecida Araújo da Silveira. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
- Divinos palhaços: humanização com idosos residentes em instituições de longa permanência. Responsável: Hosana Ferreira Rates. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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- Doença falciforme: capacitação da rede de atenção primária em saúde em um município do centro oeste mineiro. Responsável: Elaine Cristina Rodrigues Gesteira, Patrícia Peres de Oliveira e Walquíria Jesusmara dos Santos. financiado: edital proex 009/2019 número de alunos e professores envolvidos: 6
- Educação em diabetes. Responsável: Caroline Pereira Domingueti. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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- Educação em saúde, vacinação e prevenção de HPV e HIV com professores, pais e escolares. Responsável: Valeria Conceição de Oliveira. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
Realizar educação em saúde com pais/responsáveis, professores e escolares, e vacinar os adolescentes contra o papilomavírus humano - HPV.
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- Emtenda - espaço para experimentação dos sintomas neurológicos da esclerose múltipla. Responsável: Fabiola Cristina Santos Tavares. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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- Estratégias educativas para prevenção de arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. Responsável: Jaqueline Maria Siqueira Ferreira. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
As arboviroses são aquelas doenças que são transmitidas por artrópodes, e dentre estas doenças, as que mais se destacam em número de casos e morbidade são a dengue, a zika e a febre chikungunya. Apesar de serem doenças transmitidas pelo mesmo vetor, Aedes aegypti, e possuírem sintomas semelhantes, são causadas por vírus diferentes, com consequências distintas para a população. Para os três, não existe tratamento específico tampouco vacina eficiente, fato que aumenta a necessidade da responsabilização dos órgãos de ensino sobre a conscientização para prevenir estas doenças. Assim, o presente projeto busca estabelecer ações sócioeducativas junto a escolas do município de Divinópolis/MG visando o combate da disseminação do vetor e a conscientização direta de professores e estudantes e indireta de familiares e amigos, bem como da população em geral, acerca dessas arboviroses.
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- O mundo microbiano e você. Responsável: Karina Marjorie Silva Herrera. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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- Pilulas de neurociência para um cerebro melhor: ensino de neuroanatomia em Divinópolis. Responsável: Maira de Castro Lima. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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- PROGRAMA ACOLHER: promoção da saúde de crianças e adolescentes institucionalizados. Responsável: Elaine Cristina Dias Franco. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
O Programa Acolher é uma iniciativa do curso de Enfermagem, que teve início em 2016 como projeto de extensão e, posteriormente, tornou-se programa. Trabalha com a promoção da saúde de crianças e adolescentes que vivem em abrigos no município de Divinópolis/ MG
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- Programa de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas. Responsável: Daniel Nogueira Cortez. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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- Programa Pequeno Príncipe. Responsável: Alexandre Ernesto. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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- Projeto Contos: a arte de humanizar o ambiente pediátrico em instituições de saúde. Responsável: Elaine Rodrigues Cristina Gesteira. parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: 4
- Projeto envelhecer e cuidar: atenção multidisciplinar ao idoso. Responsável: Flávia de Oliveira. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
Projeto realizado em parceria com discentes e docentes da UEMG/Divinópolis. Trata-se de um projeto de extensão no qual é realizado o atendimento domiciliar a idosos vinculados a atenção primária de Divinópolis. Como metodologia de trabalho é realizado inicialmente uma triagem para o levantamento dos idosos cadastrados na unidade, e posteriormente a seleção daqueles que apresentem situação de fragilidade e/ou vulnerabilidade social. Os idosos selecionados são acompanhados na perspectiva da integralidade e interdisciplinaridade do cuidado, durante o ano de 2020, por professores/profissionais e acadêmicos dos cursos de enfermagem, psicologia, fisioterapia e por uma assistente social. Acredita-se que esse projeto seja capaz de proporcionar melhoria na qualidade de vida dos idosos assistidos, bem como realizar a integração da universidade e comunidade, além do ensino-teoria e prática para os discentes/docentes/profissionais envolvidos nas atividades.
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- Promoção da qualidade de vida de idosos institucionalizados. Responsável: Kellen Rosa Coelho. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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- Quero saber: Orientação pré-operatória como fonte de informação e segurança para o paciente cirúrgico. Responsável: Liliane de Lourdes Teixeira Silva. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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- Reiki, uma terapia integrativa e complementar. Responsável: Valeria Ernestania Chaves. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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- Saúde Além da escola. Responsável: Leticia Helena Januário. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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- Supervisão e cuidados da pele. Responsável: Juliano Teixeira Moraes. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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- UEAPS - Unidade Escola de Atenção Primária à Saúde - Fase II. Responsável: Hygor Kleber Cabral Silva. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
A Unidade Escola de Atenção Primária à Saúde – UEAPS, traz um ideal um tanto quanto ousado, mas confiantes na execução do trabalho. O projeto acontece entre uma parceria da Universidade Federal de São João del-Rei Campus Centro Oeste Dona Lindu (UFSJ-CCO), a Prefeitura Municipal de Divinópolis e a LAMFaC. Consiste no remanejamento de um espaço inutilizado pelo município no bairro Terra Azul, onde antigamente funcionava uma CMEI. A princípio, a unidade funciona como ESF Maria Lúcia Gregório. No momento, a ESF conta com uma equipe mínima, porém realizando atendimentos em saúde da comunidade. Por estarmos em período de pandemia, as práticas acadêmicas seguem paralisadas. Além do mais, o local apresenta uma população com alta vulnerabilidade, necessitando de maior atenção à saúde, onde podem ser realizadas diversas ações que beneficiem a mesma, além de poder servir de espaço para desenvolvimento de conteúdo acadêmico para os alunos e profissionais que ali desempenharem suas atividades. Sendo assim, a comunidade acadêmica, tanto discente como docentes, poderão usufruir de um espaço adequado para a realização da tríade ensino, pesquisa e extensão. A proposta é criar um centro de referência na região, onde os estudantes em estágio obrigatório ou não, residentes de Saúde da Família e de Medicina de Família e Comunidade possam desenvolver atividades de assistência, sejam elas de promoção, prevenção ou curativa, para a comunidade. Sendo que o ganho não se resume apenas à comunidade acadêmica, mas, com toda certeza, afeta diretamente àqueles indivíduos desamparados pela desigualdade social que nos assola.
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- Uma visita ao corpo humano 2020. Responsável: Luciana Estefani Drumond de Carvalho. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
- Universidade Aberta da Terceira Idade - UnATI-UFSJ/CCO. Responsável: Gylce Eloisa Cabreira Panitz Cruz. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
O projeto da universidade aberta da terceira idade possibilita às pessoas idosas aprofundar seus conhecimentos e ao mesmo tempo trocar experiências com os alunos e docentes da graduação. Estimula à reflexão sobre o envelhecimento senescente e senil. Contribui para importância da educação permanente, valoriza e eleva a auto estima, através do convívio social, além de ampliar as relações socioeconômicas, culturais e abranger o seguimento da pesquisa e da extensão. Objetivos Construir um ambiente de ensino, pesquisa e extensão, cultura e arte, pautado em ações que contribuem para a qualidade de vida da pessoa idosa. Objetivos Específicos: 1. Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão que amplie os conhecimentos em diferentes e abrangentes segmentos. 2.Contribuir para preservar a capacidade funcional e garantindo assim, um envelhecimento ativo e saudável dos munícipos
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- Uso racional da água: Água potável e Tecnologias Sociais em Saneamento Rural em Divinópolis, MG. Responsável: Beatriz Alves Ferreira. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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PROJETOS/PROGRAMAS APROVADOS NA CÂMARA DE EXTENSÃO DO CAMPUS
- Atividades de promoção à saúde e prevenção de comorbidades associadas à síndrome da apneia obstrutiva do sono para crianças e pais. Responsável: Luciana Menezes Moreira Martins. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
- Iniciativas de atenção e educação em saúde para enfrentamento da Epidemia do Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) no município de Divinópolis, Minas Gerais – Projeto PrOVIDa. Responsável: Gustavo Machado Rocha, Hygor Kleber Cabral Silva, Álisson Oliveira dos Santos, Rufino de Freitas Silva, Maria Tereza Taroni Marques de Moraes, Clarissa Chaltein Almeida Gontijo. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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- Projeto para Implementação do detecção molecular do vírus SARSCoV2 e diagnóstico da COVID-19 no Centro-Oeste de Minas Gerais. Responsável: Leandro Augusto de Oliveira Barbosa. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
Nossa proposta se baseia em realizar toda a cadeia do diagnóstico laboratorial da COVID-19 pela técnica do PCR em tempo real. - Implementar a estrutura laboratorial para a realização da detecção do vírus SARS-CoV2 causador da COVID-19. - Isolamento do vírus obtido pela coleta de swab oronasal e detecção pela técnica de PCR em tempo real De acordo com o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo COVID-19, dentre as medidas de resposta ao novo coronavírus se encontra ações para suporte laboratorial, compreendendo: Realizar levantamento de capacidade de resposta para o diagnóstico de infecção humana pelo COVID-19 nos laboratórios de referência. Garantir os insumos para diagnóstico da infecção humana pelo COVID-19 e outros vírus respiratórios para a rede laboratorial
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- Livro Guia Prático para Análise de Imagens Radiológicas. Responsável: Rommel Larcher Rachid Novais. financiado: x parcerias: x número de alunos e professores envolvidos: x
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Iniciação Científica sem bolsa - PIIC
No que tange a aparência do protocolo gráfico, essa será elaborada de acordo com a proposta de Pimenta et al (2017) em que há o emprego de formas gráficas com determinados significados no constructo. No processo de elaboração do protocolo gráfico, será preparado um roteiro de observação estruturado, do tipo check-list, composto por itens de avaliação da estrutura do setor que presta atendimento odontológico para a segurança do paciente na assistência oncológica. Logo, para a sua avaliação, o check-list deve ser consultado, na perspectiva de auxiliar na análise integral de todos os quesitos elencados no protocolo. O conteúdo do protocolo gráfico (estrutura, processo e resultado) em conjunto com o check-list, será avaliado, por juízes expertise na área, a partir dos 12 requisitos de análise de conteúdo dos critérios de Pasquali (2010).
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metodologia padronizada. Os dados serão analisados a partir de recursos de análise de conteúdo. Após a coleta dos dados, será ainda realizada uma intervenção educacional em saúde, durante dois meses, por meio de grupos operacionais mensais na ESF participante, abordando as temáticas “Promoção da saúde: hábitos alimentares e atividade física”, e “Promoção do autocuidado: cuidando da autoestima e da saúde mental”. A coleta de campo está prevista para iniciar no primeiro semestre de 2020.
Parceria público/privada - Não se aplica
Bolsista: Sim
1. Intervenções relacionadas à prevenção do câncer, assistência e gerência na área oncológica.
2.Cuidados paliativos em oncologia.
3.Enfrentamento, rede social e apoio social para pessoas com neoplasia maligna e seus familiares.
4.Dinâmica familiar no contexto da pessoa com câncer.
5.Avaliação e intervenção na família de pessoas com neoplasias malignas.
Professor responsável: Valéria Conceição de Oliveira ________________________________ - Nome do projeto: “História da Saúde na Cidade de Divinópolis (1912-1922)” Professor responsável: Elen Soraia de Menezes Cabral Parceria: Colaboração: Acervo público municipal Hospital São João de Deus Envolvidos: alunos de graduação da UFSJCCO Recuperar experiências efetivadas por atores sociais em seus contextos de vida evidenciando fatos, personagens, cenários, a partir de uma reflexão crítica dos mesmos, pode colaborar para a formação da identidade dos profissionais nos dias atuais e ajudá-los a elaborar algumas dificuldades da atualidade. A historiografia da saúde tem enfatizado os grandes vultos e as instituições, principalmente nos maiores centros urbanos, mas pouco se sabe sobre pessoas que atuaram na saúde de forma anônima. Menos ainda se conhece sobre a história da saúde fora dos grandes centros onde os acontecimentos fervilhavam e as novidades chegavam primeiro. Indaga-se: como a saúde em Divinópolis se constituiu neste período? Por que não estudar a saúde fora dos grandes centros urbanos? Será que não existe nada de novo nos acontecimentos das cidades interioranas que possam agregar conhecimentos ao que já se sabe dos grandes centros urbanos os quais foram cenários para a maioria dos estudos nesta área? Objetivo geral: Compreender e sistematizar a história da saúde em Divinópolis, de 1912 a 1922, sob uma perspectiva crítica .________________________________ - Nome do projeto: “História da Enfermagem na Cidade de Divinópolis (1912-1922)” Professor responsável: Elen Soraia de Menezes Cabral Parceria: Colaboração: Acervo público municipal Hospital São João de Deus Envolvidos: alunos de graduação da UFSJCCO A historiografia da enfermagem tem enfatizado os grandes vultos e as instituições, principalmente nos maiores centros urbanos, mas sabe-se que sujeitos anônimos fazem a história cotidianamente de modo particular, sendo o cotidiano o “fermento secreto da história”. Há pessoas que não foram evidenciadas por feitos "heróicos" ou "grandiosos", mas que colaboraram com suas ações para transformar as sociedades. O cotidiano destes atores revela interesses, capacidades, ideologias. Por meio das práticas diárias, que muitas vezes nos parecem irrelevantes, o sujeito ressignifica e transforma o sistema, criando estratégias de fuga dos modelos impostos pelo poder hegemônico, reinventando o cotidiano e fazendo história Objetivo geral: Conhecer a história da enfermagem em Divinópolis de 1912 a 1922. O interesse desta pesquisa centra-se nas pessoas, naquela época chamadas de enfermeiras e que ajudaram, de forma anônima, ou não, a construir a identidade da enfermagem no município, num período obscuro e pouco estudado da história da saúde no Brasil: o começo do século XX, momento praticamente inédito no que se refere aos estudos sobre a enfermagem e a saúde pública na região centro oeste mineira .________________________________ - Nome do projeto: “A cultura dos cuidados à saúde em Divinópolis-MG (1912-1920) ” Professor responsável: Elen Soraia de Menezes Cabral Parceria: Colaboração: Acervo público municipal Hospital São João de Deus Envolvidos: alunos de graduação da UFSJCCO O objeto de estudo desta proposta investigativa é a trajetória cultural dos cuidados à saúde na recém-municipalizada Divinópolis (1912) até 1920. A delimitação temporal: entre o ano de 1912 com a criação do Estatuto Municipal de Divinópolis, documento que tem um ideal sanitário, o qual objetivava a aquisição de novos hábitos culturais pelos seus habitantes, de acordo com uma outra lógica, não mais a rural e do passado. O limite final desta investigação: o ano de 1920 quando, com a consolidação da saúde pública como uma nova forma de se pensar a saúde no Brasil, foi inaugurado o primeiro posto de saúde do município, fato que materializou, na cidade, uma maneira de cuidar da saúde em conformidade com o sanitarismo. No aspecto cultural, este período temporal caracterizou-se pelas conquistas materiais e tecnológicas, era a chamada Belle Èpoque. A multiplicidade cultural que se instalou em Divinópolis desde sua formação remota vista por um olhar que considera a sociologia, antropologia e a saúde, simultaneamente, aponta para indícios da formação de uma cultura dos cuidados em saúde. A pluralidade cultural é um pressuposto para a formação cultural dos cuidados em saúde em Divinópolis. Nesta lógica, importa que a saúde invista em investigações que considerem a sua formação cultural. Um dos benefícios desta pesquisa é trazer para as discussões na área, as possibilidades das matrizes culturais a serem evidenciadas nos resultados do estudo. Objetiva-se compreender formação da cultura adotada nos cuidados à saúde em Divinópolis, veiculada nos periódicos de Divinópolis durante a década 1910 e pretende-se dar início a uma descrição analítica da trajetória dos cuidados em saúde em Divinópolis neste momento histórico, considerando sua formação cultural ________________________________ - Nome do projeto: Meditação para a comunidade acadêmica da UFSJCCO Servidora responsável: Psicologa da UFSJCCO Maria Agnelo Envolvidos: alunos de graduação da UFSJCCO A meditação é praticada milenarmente por diferentes religiões e culturas e, cada vez mais, tem sido respaldada pela ciência como uma eficaz terapêutica de saúde mental com retorno positivo nas queixas estresse, depressão e ansiedade. O grupo é aberto à comunidade acadêmica da UFSJ-CCO e, também, aos demais interessados. Atualmente, áudios de meditação guiada são postados de segunda a sexta, e a ideia é que cada um ouça no momento que desejar. O blog “Indança: corpo, meditação e emoção" será alimentado de forma a ser uma alternativa para se buscar novas meditações nos finais de semana e feriados, através do link: https://indancabh.blogspot.com/ . Paralelamente, foi criado o grupo de whatsapp “meditação comentários” ( https://chat.whatsapp.com/BcSJcYJlcDc4srUVazCoW7 ) voltado, especificamente, para comentários, sugestões, bate-papo, troca de informações e demais postagens. Assim o contato entre os participantes é viabilizado e o grupo principal fica exclusivamente para as postagens dos áudios de meditação guiada, favorecendo que seu conteúdo seja localizado facilmente. Você está convidado (a) a fazer parte dele também. Também, está disponível o e-mail “ meditacaoguiada.mtna@gmail.com ”, caso deseje algum tipo de orientação ou acompanhamento, através de um contato particular .
CCO
26/10/2020, às 15:20:16