Os Programas de Assistência Estudantil oferecidos pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) são realizados por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), e contemplam discentes de cursos de graduação, oferecidos na modalidade educação presencial, em primeira graduação, cuja vulnerabilidade socioeconômica possa dificultar a permanência na Instituição e o aproveitamento pleno da formação.

De acordo com a Resolução nº 33 (CONSU), de 22 de setembro de 2014, os Programas de Assistência Estudantil compreendem ao Auxílio de Promoção Socioacadêmica e aos auxílios creche, de apoio pedagógico e de saúde ao discente.

As inscrições nos Programas de Assistência Estudantil são realizadas pelos discentes de acordo com cronograma previsto em Editais divulgados no início de cada semestre letivo, conforme calendário acadêmico.

Os discentes podem concorrer a todos os auxílios previstos nos Programas de Assistência Estudantil, em qualquer período de seu curso. A inscrição é realizada através do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no sítio eletrônico da PROAE. Após inscrição, é necessário apresentar toda a documentação exigida para a avaliação socioeconômica.

O processo de avaliação socioeconômica tem o objetivo de identificar o discente em situação de vulnerabilidade socioeconômica, garantindo a igualdade de tratamento e de acesso aos Programas de Assistência Estudantil da UFSJ. Através desse processo, o discente concorrente aos Programas de Assistência Estudantil será classificado em um perfil, que indicará o percentual do valor do Auxílio ao qual esse discente fará jus.

Resolução nº 33 (CONSU) de 22 de setembro de 2014: clique aqui

Para mais informaçõesProgramas de Assistência Estudantil

Para informações sobre as ações durante a pandemia da COVID-19: clique aqui


Última atualização: 07/02/2023