Em junho de 1995, a UFSJ adquiriu o casarão colonial denominado Solar da Baronesa, localizado no Largo do Carmo, centro histórico da cidade de São João del-Rei. Entendendo que, além da preservação do patrimônio histórico e arquitetônico, o imóvel poderia abrigar um centro de cultura que possibilitasse o estímulo à produção cultural na região, realizou obras de adaptação e em 28 de abril de 2000 o Centro Cultural da UFSJ iniciou suas atividades artísticas e culturais.

          O imóvel teve sua fachada e dependências internas recuperadas em sua estrutura original, visando a preservação do patrimônio histórico. Nele se destacam amplas galerias, destinadas a exposições, mostras, recitais e performances. O Centro Cultural possui também uma sala de multimídia com capacidade para 45 pessoas, para projeção de filmes, vídeos-documentários, lançamento de livros, palestras, cursos e outras atividades. 

          No dia 2 de setembro de 2006 foi inaugurado no 2º andar do Centro Cultural da UFSJ o Espaço Koellreutter. Organizado a partir do importante acervo de Hans Joachim Koellreutter, doado à UFSJ pela viúva do eminente músico, este espaço interativo oferece uma exposição permanente de obras e objetos representativos do compositor, destinado a músicos, pesquisadores e ao público em geral, interessados em conhecer sua obra e influência na música brasileira.

          A implantação do Centro Cultural da UFSJ representa um ganho expressivo para a vida cultural e artística da cidade e região. Desde sua inauguração, o espaço tem-se prestado a desenvolver sistematicamente atividades artísticas e culturais, além de sediar eventos ligados ao ensino, pesquisa e extensão, atendendo às demandas da comunidade interna e externa.

          Estima-se que cerca de 15 mil pessoas circulam, anualmente, pelo Centro Cultural da UFSJ, seja visitando as exposições ou participando das demais atividades.

          O Centro Cultural da UFSJ está aberto ao público diariamente, de 08 às 20h, inclusive nos finais de semana e feriados.



 

 



Centro Cultural da UFSJ
Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17 - Largo do Carmo
36300-088 - São João del-Rei - Minas Gerais

sepac@ufsj.edu.br


Última atualização: 22/03/2023