Submissão


A Rocalha é um periódico anual que veicula publicações de caráter científico nas áreas de história da arte e patrimônio, acolhendo artigos e resenhas. Os manuscritos submetidos para publicação devem ser inéditos e possuir vinculação com a(s) temática(s) dos dossiês promovidos, assim como atender às linhas editoriais e contemplar as normas de submissão, que se seguem:

 

NORMAS DE SUBMISSÃO

 

1. da normatização textual para artigos

 

Os textos submetidos para avaliação e publicação devem atender, rigorosamente, aos seguintes critérios normativos de formatação:

 

- Devem ser escritos em língua portuguesa  (de acordo com a Norma Culta Padrão ) e seguindo o último acordo ortográfico.

- Os artigos devem conter entre 15 e 20 páginas, excluindo-se os resumos e palavras-chave, as notas de fim e as imagens com suas respectivas legendas.

- Fonte: Times New Roman

- Tamanho: 12

- Justificado

- Espaçamento: 1,5

- Título em negrito, fonte Times New Roman 14, em caixa simples (maiúsculas seguidas de minúsculas ), texto centralizado

- Subtítulos em negrito, fonte Times New Roman 12, em caixa simples (maiúsculas seguidas de minúsculas ), sem numeração, recuados à esquerda

- O artigo deve conter título, resumo e palavras-chave (mínimo de três, máximo de cinco, em negrito e separadas por ponto e vírgula) em língua portuguesa e inglesa

- O resumo/abstract deverá conter entre 150 e 200 palavras

- Os parágrafos devem se iniciar com um recuo de 1cm

- A normatização de citações será regida pela ABNT (NBR 6023: 2018 ): as citações diretas curtas, de até três linhas, devem vir entre aspas incorporadas ao texto corrido; as citações diretas longas (de mais que três linhas) deve vir recuadas em 4 cm da margem esquerda, em texto justificado, fonte tamanho 10, espaçamento entre linhas 1; todas as citações, diretas e indiretas, devem vir referenciadas em notas de fim

- Margens superior e esquerda: 3cm; inferior e direita: 2cm.

- As referências bibliográficas devem estar de acordo com a normatização da ABNT (NBR 6023: 2018)

- Limite de até 10 (dez) imagens por artigo. As imagens devem vir enumeradas no final do texto e devidamente legendadas de acordo com o seguinte modelo: identificação numérica da imagem em negrito entre colchetes – autor da obra (se houver) – nome da obra em itálico – datação (conhecida ou aproximada) – local de produção (quando conhecido e a informação for relevante) – técnicas e suporte – dimensões (em cm) – localização (coleção e cidade) – créditos da fotografia

Exemplo 1: [Fig.1] Antônio Francisco Lisboa. Nossa Senhora das Dores. Séc. XVIII. Madeira policromada. 83 x 52cm. Museu de Arte Sacra, São Paulo. Foto do autor.

Exemplo 2: [Fig.2] Desconhecido. Oratório doméstico. Séc. XVIII. Madeira recortada, entalhada, dourada e policromada. 35 x 25cm. Sabará. Museu da Inconfidência, Ouro Preto - MG. Foto: Creative Commons.

- As imagens devem ser enviadas separadamente, enumeradas, em arquivo jpeg  e dimensões não inferiores a 300dpi

- O autor é o responsável pela devida averiguação dos direitos autorais das imagens enviadas

 

2. da normatização textual para resenhas

 

- As resenhas destinam-se à avaliação crítica de publicações recentes (de 2018 em diante) nas áreas de história da arte e patrimônio e que tenham registro no sistema ISBN (livros)

- As resenhas devem conter de cinco a sete páginas.

- O título da resenha deve ser diferente do título da obra resenhada, vindo em negrito, tamanho 14, fonte Times New Roman, em caixa simples (maiúsculas seguidas de minúsculas), texto centralizado

- A seguir devem vir as palavras-chave (mínimo de três, máximo de cinco) em negrito e separadas por ponto e vírgula

- A resenha deve conter, na primeira página, uma imagem da capa da obra resenhada (livro), tendo ao lado a ficha técnica da mesma. A ficha técnica deve vir no modelo que segue:

(nome do autor – título da obra – cidade – editora – ano de publicação – número de páginas integral da obra – ISBN)

- As referências utilizadas, assim como os comentários adicionais, devem vir como notas de fim

- O texto da resenha deve vir, obrigatoriamente, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado, sem recuo de início de parágrafo e com margens superior e esquerda: 3cm; inferior e direita: 2cm. A normatização para as citações deve estar de acordo com o disposto pela ABNT (NBR 6023: 2018).

 

§§§

 

Todos os arquivos devem ser enviados em formato WORD (DOC.S) e endereçados para o e-mail: rocalha.cephap@gmail.com

O e-mail deve vir com o assunto DOSSIÊ TEMÁTICO I ou II (observe o campo temático para o qual deseja remeter o artigo/resenha), com o arquivo de texto (word) e arquivos de imagens (jpeg) em anexo.

Todos os artigos e resenhas submetidos serão avaliados por múltiplas equipes. A primeira avaliação diz respeito à normatização textual, onde se verificará se foram acatadas devidamente as normas  de submissão. Caso o texto não atenda aos itens da sistematização exigida, o mesmo será recusado. Uma vez que o texto remetido esteja em conformidade com as normas de submissão, será encaminhado para a segunda avaliação, desta vez em âmbito científico, de acordo com os princípios do sistema de avaliação duplo-cego. As orientações para o anonimato dos autores podem ser visualizadas aqui (clique aqui). É imprescindível que o autor realize o passo a passo indicado nas orientações.

A identificação do autor (nome do(s) autor(es), afiliação institucional e e-mail) deverá vir no corpo do e-mail, junto com o arquivo em anexo. 

De acordo com o resultado da segunda avaliação, o texto poderá ser aprovado imediatamente ou reenviado ao autor para as alterações  sugeridas.

Não serão recebidos artigos e resenhas enviados por outros meios e endereços eletrônicos que não o disponibilizado acima nem aqueles enviados fora do prazo de submissão.

 

Licença Creative Commons

Rocalha - Revista eletrônica do CEPHAP - UFSJ está licenciada com uma Licença