O curso de Educação Física da UFSJ foi criado em 2004, em decorrência da política de expansão do acesso às Universidades brasileiras do então Ministério da Educação (MEC). Instalado no campus CTAN, possui uma estrutura de apoio ao seu funcionamento que contempla salas de aula, biblioteca, laboratórios, ginásio poliesportivo, quadras pedagógicas, piscina coberta e aquecida, espaço destinado à dança, lutas e ginástica, além das demais instalações da UFSJ.

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) tem uma proposta curricular que busca formar professores para a Educação Básica capazes de socializar as mais variadas práticas corporais de forma crítica e criativa, em diálogo com a diversidade cultural e a pluralidade de concepções de mundo. Nossas ações curriculares visam, portanto, formar professores que atuem no campo da Educação, com competência técnica, política, pedagógica e comprometimento ético para tratar a Educação Física escolar de forma crítica, criativa, culturalmente situada, científica e filosoficamente fundamentada.

O curso é diurno, integral, com aulas nos períodos matutino e vespertino. São oferecidas nesta modalidade formativa 20 vagas anuais, com início do curso sempre no primeiro semestre de cada ano letivo.

A principal forma de ingresso no curso é realizada por meio do resultado da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua classificação junto ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).


Última atualização: 16/06/2020