NOVAS REGRAS PARA PEDIDOS DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO

Em vigor desde 19/12/2019.

 LEIA ATENTAMENTE A RESOLUÇÃO ANTES DE FAZER O REQUERIMENTO

 

Resolução UFSJ/CONEP nº 027/2019, aprovada no dia 16/12/2019 pelo CONEP, dispõe sobre a prorrogação do prazo máximo de integralização nos cursos de graduação da UFSJ e define as condições para a prorrogação e os prazos a serem cumpridos, além de se estabelecer a obrigatoriedade de aprovação de um Plano de Estudos para o discente em prorrogação de prazo, o que garante o acompanhamento pelo Colegiado do Curso.

Além disso, ela também contribui para assegurar, formalmente, o exercício do direito à ampla defesa e ao contraditório antes da desvinculação por extrapolação do prazo de integralização, tema não regulamentado na UFSJ até então.

 

- Principais pontos (não deixe de ler toda a Resolução, tem mais informações importantes que não estão destacadas aqui):

 

  • Quem pode pedir - necessário ter cursado com aprovação, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) da carga horária total do curso no momento da solicitação (Art. 4º §2º)
  • Prazo para solicitação via requerimento eletrônico (Contac) - até a 8ª semana letiva de cada semestre (Art. 3º) - 1º pedido: no último semestre regular (15º); novo pedido: no último semestre de prorrogação já concedida anteriormente pelo Colegiado (Art. 4º e Art. 7º)
  • Tempo total de prorrogação que pode ser concedido pelo Colegiado, somando todas as solicitações - máximo 34% do prazo máximo estabelecido no PPC, em semestres, arredondado para baixo. No caso da Engenharia Elétrica isto é 34% de 15 semestres, o que equivale ao máximo de 5 semestres. (Art. 2º)
  • Tempo de prorrogação que pode ser concedido pelo Colegiado a cada solicitação - máximo 2 semestres. (Art. 6º)
  • Planejamento - O aluno que fizer solicitação deverá anexar proposta de Plano de Estudos para cumprimento das disciplinas no período de prorrogação solicitado - arquivo disponível abaixo. (Art. 4º)
  • Prazo para análise do Colegiado - no máximo 6 semanas a partir do recebimento da solicitação. (Art. 5º)

 

Para baixar o arquivo do Plano de Estudos a ser apresentado em Word, clique aqui.