Tendo como perfil de nosso bacharel um profissional capaz de produzir e divulgar, por diferentes meios, conhecimento histórico, tomamos como necessária, na articulação de nossa matriz curricular, uma estrutura que prime pelo domínio de diferentes concepções teóricas e metodológicas que orientam a produção do saber histórico, a problematização das formas de atuação dos sujeitos e suas relações espaço-temporais, o diálogo com outras áreas de saber e a abordagem de aspectos fundamentais de diferentes sociedades e épocas históricas.

            Na matriz curricular são contemplados três núcleos formativos: o núcleo de conteúdos básicos, o de formação complementar e o de formação profissional. O Núcleo de conteúdos básicos aborda disciplinas obrigatórias num total de 1.440 horas-aula (ou 1.320 horas), comprometidas com os recortes temáticos e cronológicos habituais da História, com a pesquisa e o debate historiográfico contemporâneos. Neste conjunto de disciplinas, são atendidos ainda conteúdos relativos às relações étnico-raciais, em especial no âmbito do conjunto das disciplinas de História do Brasil, História da América e História da África; conteúdos voltados para a educação ambiental, junto à disciplina de Iniciação às Ciências Sociais; temas relativos à educação em direitos humanos, na disciplina de História do Brasil IV e História Contemporânea I; bem como fundamentos para a instrumentalização de normas e formas de apresentação científica, com o oferecimento da disciplina de Leitura e Produção de Texto. 

            O Núcleo de formação complementar, que totaliza 504 horas-aula (ou 462 horas) em disciplinas optativas, visa fornecer ao bacharelando um panorama diversificado de objetos, áreas e temáticas no campo da historiografia, bem como a necessária articulação interdisciplinar através do diálogo com outras áreas do conhecimento. Destaca-se nesse conjunto de disciplinas, a de “Tópicos para a História Indígena do Brasil”, em respeito à proposição da Lei 11.645/2008, referendada pela luta social das populações indígenas e por grupos de pesquisa na área vinculados a ANPUH, que assinalam a necessidade de se garantir o ensino da história indígena em todos os níveis da educação escolar, buscando pensar o Brasil em sua sociodiversidade. Nessa direção, entende-se que essa disciplina tem uma periodicidade de oferecimento anual, desde que haja disponibilidade do corpo docente para atendê-la.  Parte significativa das disciplinas oferecidas neste núcleo - em constante processo de reelaboração, condicionadas que estão à autonomia dos professores, bem como à disponibilidade dos mesmos em cada semestre letivo - estão relacionadas a áreas e temáticas por vezes constituintes da trajetória acadêmica de nosso corpo docente e do estado mais latente de suas pesquisas. Fato que contribui para uma constante atualização do quadro optativo da matriz curricular ao mesmo tempo em que proporciona um vínculo desta com as pesquisas e propostas do Programa de Pós-graduação em História do curso. Como decorrência, as ementas de disciplinas optativas apresentadas neste PPC constituem-se em algumas possibilidades, dentre outras que poderão se somar no decorrer dos anos.

            O Núcleo de formação profissional abarca 398 horas distribuídas entre as disciplinas obrigatórias de Laboratório de Pesquisa I e II (carga horária de 108 horas-aula ou 99 horas cada uma) e as unidades curriculares Monografia I e II (com carga horária de 100 horas cada). O objetivo desse núcleo é o de propiciar ao bacharelando condições para a elaboração e o pleno desenvolvimento de projetos de pesquisa, além do contato com pesquisadores da região, professores e alunos do PPGHistória, dinamizando o aprendizado e a troca de experiências próprias do mètier do historiador. Completa-se a formação do bacharelando com o desenvolvimento de atividades complementares (220 horas).

 

Estrutura Curricular (currículo)- Bacharelado

 

O curso de Bacharelado em História é composto pelas  unidades curriculares descritas no link abaixo:

//ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/cohis/estrutura%20curricular%20bacharelado.docx

 

Todas as disciplinas podem ter até 20% de sua carga horária desenvolvidas em atividades na modalidade semi-presencial, conforme a Portaria do MEC no. 4.059, de 10 de dezembro de/2004.  Também são consideradas para integralização das disciplinas as atividades de campo, pesquisas, visitas a museus, arquivos ou centros de memórias, leituras orientadas.

            Além das unidades curriculares acima citadas, os alunos deverão cumprir 220 horas em atividades complementares extraclasse.


Última atualização: 21/08/2020