Apresentação

Desde 1995, em sua primeira edição, na UNESP- Campus de Rio Claro, o Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares vem se consolidando como espaço privilegiado para trocas de experiências, articulação e fortalecimento de grupos e de linhas de pesquisa, discussão e questionamentos, possibilitando, assim, novos caminhos para este campo de saber.

 

O VIII Colóquio, como espaço de conversação se propõe a continuar cevando a procura expressiva, intuitiva e racional das potencias educativas da imaginação geográfica e da sua capacidade de agenciar inovações no campo da Cartografia Escolar.

 

O tema escolhido,“Para quem e para que a Cartografia Escolar: experiências e campos de saberes”, tem como objetivo engajar os potenciais educativos da imaginação geográfica em outra artesania: aquela que através de interlocuções inevitáveis, de atrevimentos investigativos e interpretativos, sobretudo, de experiências que incorporem a diversidade de tempos e espaços, atualize os processos singulares da atividade cognitiva criadora, o que por si só configura outros devires pedagógicos, outras territorialidades no campo da Cartografia Escolar. Além disso, tem como objetivo também:

1. Promover intercâmbio entre pesquisadores, professores do ensino superior e do Ensino Básico, alunos da pós-graduação e da graduação, contribuindo com a formação de profissionais da educação;

2. Incentivar a apresentação e o debate de trabalhos acadêmicos e de relatos de experiências;

3. Avaliar os avanços e propor estratégias nas diferentes linhas de pesquisa em Cartografia Escolar;

4. Produzir documentos e publicações de referência para a área.