PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES DOS PÔSTERES – 15/10/2013
 

COLOCAÇÃO

Horário: 8:30 – 9:00

APRESENTAÇÃO

Horário: 9:00 10:00

O POTENCIAL DA CARTOGRAFIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: atuação junto a professores das instituições públicas.  Andréia Medinilha Pancher,  Marcos Paulo Almeida Fornaziero

A ELABORAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS A PARTIR DE IMAGENS DE SATÉLITES: AS POSSIBILIDADES DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS PARA O ESTUDO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO LONTRA EM ARAGUAÍNA/TO   Adriana Moreira dos Santos, Camilla Sousa Silva, Alexsandra Bezerra de Sousa

A CARTOGRAFIA QUANTITATIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS. AVALIAÇÃO DE ADAPTAÇÕES EM VARIÁVEIS GRÁFICAS. Cristiano Gimenez, Carla C. R. G. de Sena

 

CONSIDERAÇÕES SOBRE O BLOCO-DIAGRAMA NA REPRESENTAÇÃO DO RELEVO. Eliane Ferreira Campos Vieira, Rachel Inêz Castro de Oliveira

 

O ESPAÇO DO INDIVÍDUO E DO CIDADÃO. ALTERNATIVAS DE ABORDAGEM ATRAVÉS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR, Felipe Garcia Passos, Wellington de Oliveira Fernandes

 

A CARTOGRAFIA ESCOLAR  COMO LINGUAGEM PARA O RECONHECIMENTO DO LUGAR. Geovani Nunes Nogueira, Lorena Rocha Pereira

 

CONVIVÊNCIAS ENTRE AS PERSPECTIVAS COMUNICATIVA E EXPRESSIVA NO DESENHO CARTOGRÁFICO INFANTIL. Lorena Marinho Aranha

ATLAS GEOGRÁFICO DO MUNICÍPIO DE QUEVEDOS, RS:UM MATERIAL DE APOIO

DIDÁTICO PEDAGÓGICO. Natália Lampert Batista, Valdemar Valente

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CARTOGRAFIA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL –REI  (MG). Patrícia Assis da Silva, Évelyn Márcia Pôssa, Silvia Elena Ventorini

 

A PRODUÇÃO DO ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE MOÇAMBIQUE PARA DEFICIENTES VISUAIS NO LABTATE.  Ruth Emília Nogueira, Yanna D’Angelis, Márcio de França

ANÁLISE DOS CÓDIGOS DE INTRASSIGNIFICAÇÃO E EXTRASSIGNIFICAÇÃO EM MAPAS ESTILIZADOS COMO PRÁTICA CARTOGRÁFICA ESCOLAR: UM EXEMPLO NO “O MELHOR DE VITÓRIA 2012-13”; André Azoury Vargas

ORIENTAÇÃO ESPACIAL E A “GEOGRAFIA DE DONA BENTA”: OBSERVAÇÕES PELA EXPERIÊNCIA VIVIDA. Filipe Rafael Gracioli,  João Pedro Pezzato

 

CONHECIMENTOS ESCOLARES E CAMINHOS METODOLÓGICOS POSSÍVEIS COM A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO. Shirley Garcia Bordignon Uliana, Neusa Alves Cruz

 

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA A PARTIR DA LEITURA DE MAPAS NA E.E. DR. GÁRCIA DE LIMA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI/MG. Milla Barbosa Pereira, Veridiane Meire da Silva

A UTILIZAÇÃO DA CARTOGRAFIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO GEOENCART. Alexandre Magnum Leme,  Andréia Medinilha Pancher, Ivan Shieh Basotti, Renata Cristina Zanilatto

 

A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA COMO FACILITADORA E INCENTIVADORA DA APRENDIZAGEM  NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Ana Paula Borges Ramos, Cláudia Cousin

 

A DIVERSIDADE DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: NOVAS POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO      . Anna Cristina Corrêa Silveira, Ivair Gomes

 

A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS E A GEOGRAFIA: ANÁLISE E DISCUSSÕES SOBRE O PAPEL DA CARTOGRAFIA TÁTIL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Barbara Gomes Flaire Jordão

 

 

AS NOÇÕES DE ORIENTAÇÃO CARTOGRÁFICA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES LÚDICAS. Bruno Fernandes da Silva, Renata Kissya Calixta de Sousa

 

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS DO 1ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2: LOCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO. Samara Mirelly da Silva, Elias Rosa, Carolina Gonçalves da Silva Mata

 

DIAGNÓSTICO SOBRE O USO DA CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR ALFREDO PINTO DÂMASO – BOM CONSELHO/PR         Denize dos Santos Pontes, Maria Jane Kelly M. Rodrigues, Mabely Carlos da Silva Curvelo, Laize Maria da Silva

ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA E O USO DA CARTOGRAFIA NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL ESTADO DE NOVA JERSEY – PALMEIRA DOS ÍNDIOS /AL            Denize dos Santos Pontes, Jânio Euzébio Leoriano, José William Leite da Fonsêca, Elizabeth Belarmino de Melo

 

O USO MAPAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IGACI-ALAGOAS            Ronelma Cavalcante de Oliveira, Denize dos Santos Pontes

 

CARTOGRAFIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇAÕ DA PRÁTICA DOCENTE. Darlene de Sousa Silva Veloso, Derliane Batista do Rego, Dirlana Corrêa dos Santos

 

 

O USO DAS GEOTECNOLOGIAS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DO CADERNO DO PROFESSOR     .Ivan Shieh Basotti, Andréia Medinilha Pancher, Renata Cristina Zanilatto, Alexandre Magnum Leme

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL REI MG: VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO NATURAL E CULTURAL. Jaqueline do Carmo  Silva Gonzaga, Vinicius Eduardo Vale

 

CARTOGRAFIA DINÂMICA: UMA PRÁXIS DE COMO SE LOCALIZAR NO MUNDO EM DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS. Juliet Oliveira Santana, Erika do Carmo Cerqueira

 

O DESPORTO DE ORIENTAÇÃO COMO PRÁTICA EDUCATIVA ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS CARTOGRÁFICOS E GEOGRÁFICOS. Kelton Klinger Queiroz Pinto, Reginaldo Luiz Fernandes de Souza

 

RELATO DE AULA DA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 8ª ANO NA ESCOLA ESTADUAL “DR. GARCIA DE LIMA” EM SÃO JOÃO DEL-REI MG: AS PERSPECTIVAS DO USO DE ATIVIDADES LÚDICAS E O ENSINO DOS INDICADORES SOCIAIS, UMA ABORDAGEM CARTOGRÁFICA. Krishna Kelly Bastos Ferreira, Filipe César Pereira

 

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, CARTOGRAFIA ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO. Lívia Reis Mendes, Míriam Aparecida Bueno, Mônica Pereira dos Santos

CARTOGRAFIA TÁTIL E TURISMO INCLUSIVO : UM DIÁLOGO POSSÍVEL. Mariane Ravagio Catelli, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena

 

O USO DA MAQUETE NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR:  DO ENTENDIMENTO DA ESCALA CARTOGRÁFICA À LEITURA DA CARTA TOPOGRÁFICA. Marta Costa Marques Rosseto, Andréa Aparecida Zacharias

 

ANÁLISES E REFLEXÕES DO USO DAS REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS NA PRÁTICA DOCENTE DAS ESCOLAS ÁLVARO ADOLFO DA SILVEIRA E PRINCESA IZABEL, SANTARÉM- PA. Mayara Maria Castro Gonçalves, Rosicleia Sales Pontes, Zaíra Evelim Aguiar Serique

 

JOGOS CARTOGRÁFICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: NOVAS MANEIRAS DE SE APRENDER CARTOGRAFIA      Nádia Cristine de Castro Sarmiento, Andréa Aparecida Zacharias.

 

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS CARTOGRÁFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA: APLICAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Raiane Florentino, Andréa Aparecida Zacharias

O USO DO DESPORTO DE ORIENTAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL SENADOR JOÃO BOSCO – PARINTINS/AM COMO SUBSÍDIO AO ENSINO DO CONTEÚDO DE CARTOGRAFIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA. Reginaldo Luiz Fernandes de Souza, Dilson Gomes Nascimento, Rogério Oliveira Prestes, Rildo Oliveira Marques

 

O USO DO DESPORTO DE ORIENTAÇÃO PARA AVALIAR O CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO DOS ACADÊMICOS DO 1º PERÍODO DE GEOGRAFIA DO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS-AM. Rildo Oliveira Marques, Reginaldo, Luiz Fernandes de Souza, Rogério Oliveira Prestes, Dilson Gomes Nascimento

 

A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS. Roberth Rodrigues Ferreira

AS CONTRIBUIÇÕES DA CARTOGRAFIA NO ESTUDO DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE OURINHO/SP: PROPOSTAS PARA DISCUSSÕES NAS SÉRIES INICIAIS. Rodrigo Mazzetti Ferreira, Andréa Aparecida Zacharias

 

CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A PRÁTICA DA CARTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: APREENSÃO DA CATEGORIA LUGAR NO BAIRRO SANTA CLARA, SANTARÉM-PA           Rosicleia Sales Pontes. Mayara Maria Castro Gonçalves, Zaíra, Evelim Aguiar Serique

 

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: O PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL DR. GASTÃO VIDIGAL.Tais Pires de Oliveira

ELABORAÇÃO DO ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR TÁTIL DO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS, Tamara de Castro Régis, Ruth Emilia Nogueira

 

ATLAS ESCOLAR NA SALA DE AULA DE RIBEIRÃO PRETO-SP: FICÇÃO OU REALIDADE?. Thais Ângela Cavalheiro de Azevedo, Andrea Coelho Lastória

CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA LINGUAGEM DA GEOGRAFIA NA ESCOLA ÁLVARO ADOLFO DA SILVEIRA – SANTARÉM-PA       Mayara Maria Castro Gonçalves, Rosicleia Sales Pontes, Zaíra Evelim Aguiar Serique

 

PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES ORAIS – 16/10/2012
 

Eixo temático: Tecnologiae linguagens cartográficas

SALA 1 –Horário 8:00- 10:00

O RECURSO DIDÁTICO ADAPTADO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO GLOBO TERRESTRE FÍSICO TÁTIL. Anniele Sarah Ferreira de Freitas, Camila Vieira de Almeida, Dayana da Silva

O USO DE ATLAS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA Christian Nunes da Silva, Carlos Jorge Nogueira de Castro, Madson José Nascimento Quaresma.

CONTRIBUIÇÕES DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA DOS LIVROS DIDÁTICOS AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Clodoaldo José Bueno do Prado, Sônia Maria Marchiorato Carneiro

O MEU CAMINHO PARA A ESCOLA UMA DIMENSÃO GEOGRÁFICA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. Daniel Luiz Poio Roberti, Rafael Vieira Lima.

CARTOGRAFIA TÁTIL: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO. Danielle Merante Costa, Luciana Aparecida Gonçalves Martins.

CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR: ALGUNS RESULTADOS Prof. Dr. Ismail Barra Nova de Melo, Profa. Dra. Lívia de Oliveira.

GRÁFICOS TÁTEIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA INCLUSIVA. Leia de Andrade,Ruth Emilia Nogueira.

 

CORRIDA DE ORIENTAÇÃO: ESTRATÉGIA PARA COMPREENDER A CARTOGRAFIA.  Leomar Tiradentes,  Severina Sarah Lisboa.

 

INTERVALO -10:00- 10:15

 

SALA 1 – 10:15-12:30

ATLAS DIGITAL DO MUNICÍPIO DE FAXINAL DO SOTURNO – RS: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO, Leonardo Pinto dos Santos. Gilda Maria Cabral Benaduce.

O PROTAGONISMO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO, A GESTÃO E A SUSTENTABILIDADE: A CARTOGRAFIA ATRAVÉS DE DESENHOS. Marcelo Pereira Marujo

AS CRIANÇAS PROTAGONIZAM, NO AMBIENTE EDUCACIONAL E FAMILIAR, AS NECESSIDADES OBJETIVAS À CARTOGRAFIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE MAPAS VIVENCIAIS.. Lidiane Marujo, Estevam Lima; Marcelo Pereira Marujo

ESTUDANDO CARTOGRAFIA COM A MEDIAÇÃO DO GOOGLE EARTH: UMA EXPERIÊNCIA COM SÉRIES INICIAIS. Rosângela Sousa de Almeida

CARTOGRAFIA MULTIMÍDIA: O MAPA COMO ANIMAÇÃO, AÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL.       Suely Aparecida Gomes Moreira

“O QUE ELES VEEM NO GOOGLE MAPS?” – PRÁTICAS ESPACIAIS DE ESTUDANTES DO 8º ANO EM UMA AULA DE INFORMÁTICA. Tânia Seneme do Canto; Rosângela Doin de Almeida

MEMÓRIA E IDENTIDADE EM JAGUARIAÍVA, PARANÁ: UM REFERENCIAL TEÓRICO PARA A CARTOGRAFIA CULTURAL. Thiago Luiz Calandro; João Pedro Pezzato

 

Eixo temático: Concepções teóricas e metodológicas  e Eixo temático: Currículo, formação de professores e práticas educativas

SALA 2 – Horário – 8h -10h

 

FUTUROS CAMINHOS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR: O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Iomara Barros de Sousa, André Reyes Novaes

MAPAS VIVENCIAIS: CRIANÇAS, INFÂNCIA E DESCOLONIZAÇÃO. Reinaldo José de Lima

O ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL COMO MAIS UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS. Fátima Aparecida da Silva Faria Galvão dos Santos

A RELAÇÃO ENTRE SABERES, PRÁTICA DOCENTE E O ESTUDO DA LOCALIDADE: INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Karine Araújo e Silva, Míriam Aparecida Bueno

JOGO DOMINÓ: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA  Thiara Vichiato Breda, Jefferson de Lima Picanço, Andréa Aparecida Zacharias

 JORNADA GEOGRÁFICA LITORÂNEA: uma forma diferente de aprender e ensinar geografia.  Alexandre Vítor de Lima Fonsêca

 

INTERVALO -10:00- 10:15

 

Eixo: Currículo, formação de professores e práticas educativas

SALA 2 – Horário:  10:15 – 12:30

 

EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA OFICINA DE FOTOINTERPRETAÇÃO.Adriana Andrade Arnaut, Christian Pereira Lopes dos Santos, Antonio José Prado Martins Santos

 

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA CRECHE: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR O ESTUDO DA CARTOGRAFIA COM CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS, Ana Rosa Costa Picanço Moreira, Aretusa Santos, Jéssica Aparecida Ferreira, Juliana Peixoto Alves Ferreira, Letícia de Souza Duque, Luciana Andrade Sampaio

 

CARTOGRAFIA ESCOLAR COM CRIANÇAS: OS MAPAS VIVENCIAIS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII/UFJF, Bruno Muniz Figueiredo Costa, Cassiano Caon Amorim.

 

A SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS CARTOGRÁFICOS ANALISADOS NA PROPOSTA CURRICULAR OFICIAL DE GEOGRAFIA DO ESTADO DE SÃO PAULO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL            Christiane Fernanda da Costa, João Pedro Pezzato

 

OS ATLAS ESCOLARES DOS MUNICÍPIOS DA BAIXADA FLUMINENSE.  Clézio dos Santos

 

MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO          Denis Richter, Alyne Rodrigues Cândido

 

A EDUCAÇÃO GEO(CARTO)GRÁFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUTOS DA LITERATURA E DO DESENHO. Edna Telma Fonseca e Silva Vilar

           

SALA 3 – Horário 8:00- 10:00       

AS FORMAS INVISÍVEIS DO ESPAÇO VIVIDO: COMPREENDENDO O CORREDOR DO CEBRAV ATRAVÉS DA MAQUETE TÁTIL            Flávia Gabriela Domingos Silva, Miriam Aparecida Bueno

 

CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN   Rômulo Kleberson de Souza, Franklin Roberto da Costa

 

OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS ARTESANAIS COM GABARITOS            Gerson Rodrigues Leite, Anderson José Albano

 

TRILHA DE ORIENTAÇÃO: PRÁTICA METODOLÓGICA QUE UTILIZA O ENSINO DE CARTOGRAFIA PARA A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DA GEOGRAFIA FÍSICA NA FASE ESCOLAR. Heitor Silva Sabota, Miriam Aparecida Bueno

 

CARTOGRAFIA ESCOLAR  E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA VISÃO DE DENTRO PARA FORA            Hildebrando Meneses Monteiro, Andréa Aparecida Zacharias

 

MAPA-MÁSCARA: IMAGENS DO CONTINENTE AFRICANO OFICINA E EDUCAÇÃO. Ínia Franco de Novaes, Wenceslao Machado de Oliveira Jr.

 

CARTOGRAFIA ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIAS NA CONSTITUIÇÃO DOS SABERES, Juliana Maddalena Trifilio Dias

 

INTERVALO -10:00- 10:15

 

SALA 3 – Horário 10:15: 12:30     

A CARTOGRAFIA ESCOLAR EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA EM GOIÁS. Loçandra Borges de Moraes

 

ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO BASEADA EM INTERVENÇÕES DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL       Maria do Carmo Carvalho Faria, Maria Isabel C. Freitas

 

MAPEANDO A SALA DE AULA ATRAVÉS DE MAQUETES. Matilde Silva Cerqueira Santana

CARTOGRAFIA E EDUCAÇÃO INFANTIL. Paula Cristiane Strina Juliasz, Rosangela Doin de Almeida

 

A CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL:RELATOS DA EXPERIÊNCIA DE ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS. Raquel Martins Monti Longo, Andréa Aparecida Zacharias

 

O MAPA EM QUEBRA-CABEÇA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA           Rosiane Correa Guimarães, Odelfa Rosa

 

“A CRECHE TÁ DENTRO DO TESOURO!”: APROXIMAÇÕES EM CARTOGRAFIAS COM CRIANÇAS, Thiago Bogossian

 

SALA 4 – Horário 8h:10    

 

A CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE MAPAS MENTAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA OS PROFESSORES DA EJA – 1° SEGMENTO. Vânia Lúcia Costa Alves Souza

 

"A NOSSA ESCOLA É MASSA!": EXPERIMENTOS DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA COM A CARTOGRAFIA EM UM VIÉS PÓS-REPRESENTACIONALWagner, Scopel Falcão

 

MAPAS TURÍSTICOS: OBJETOS IMAGEADOS, PAISAGENS IMAGINADAS. A CARTOGRAFIA E AS FOTOGRAFIAS NO TRABALHO COM A ANÁLISE DA PAISAGEM – UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Tiago Salge Araujo, Maria Isabel C. de Freitas

 

JORNADA GEOGRÁFICA LITORÂNEA: uma forma diferente de ensinar e aprender geografia. Alexandre Vítor De Lima Fonseca

A CONTRIBUIÇÃO DA CARTOGRAFIA TÁTIL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA, Carla C. R. Gimenes de Sena, Waldirene Ribeiro do Carmo, Barbara Gomes Flaire Jordão

 

A ARTE-APRENDIZAGEM DO LUGAR: UM ENSAIO SOBRE A ORIENTAÇÃO CARTOGRÁFICA, Tereza Beatriz Oliveira Soares, Fernanda Cristina Resende, Lígia Maria Brochado Aguiar

 

 

INDICAÇÕES DE RESTAURANTES E BARES