Ementário


 

2 - EMENTÁRIO DAS UNIDADES CURRICULARES

 

 

2.1-NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS

 

Organização e Política da Educação Brasileira - 72 horas

Ementa:

Visão histórica da Estrutura e do Funcionamento do Sistema de Ensino Brasileiro em seus diferentes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, de modo a fazer compreender os efeitos da permanência (ou não) dos diferentes sujeitos sociais no Sistema Escolar e as possibilidades colocadas a partir do avanço histórico de um conjunto de leis acerca da educação nacional.

 

História da Educação I - 72 horas

Ementa:

Oferecer uma visão histórica sobre a inserção das questões educacionais no quadro da sociedade brasileira ao longo do tempo, desde o período colonial até os dias atuais; analisar a estruturação do sistema escolar do Brasil, as políticas educacionais e os agentes que atuavam no interior das escolas (em seus múltiplos cotidianos e práticas); compreender os projetos e as práticas educativas ocorridas em espaços educativos como, por exemplo, as sociedades literárias, musicais e as bibliotecas.

 

História da Educação II - 72 horas

Ementa:

A historiografia da educação e os olhares sobre a esfera privada da vida social

. A família e a infância na perspectiva da história

. A família como instituição educativa: relações/tensões estabelecidas com a instituição escolar

. A criança e a mulher na família e na sociedade; ações educativas dirigidas a esses atores sociais

. A “civilização” da família e da infância como estratégia de modelação da sociedade; intervenções modeladoras conduzidas por diferentes agências sociais públicas e privadas

 

Psicologia da Educação - 72 horas

Ementa:

Identificar diferentes concepções sobre a infância. Reconhecer as bases epistemológicas das diferentes teorias psicológicas que estudam a infância. Comparar e analisar criticamente as diversas abordagens do processo de conhecimento e da aprendizagem. Discutir questões atuais da educação a partir das bases epistemológicas da psicologia.

 

Desenvolvimento e Aprendizagem - 72 horas

Ementa:

Estudo das teorias psicológicas sobre o fenômeno da aprendizagem. Análise do processo Ensino-Aprendizagem, conceituação, obstáculos, dinamismo. Possibilidades e contribuições das diversas abordagens na Psicologia para a intervenção no universo escolar/educacional.

Comparar as diversas abordagens do processo de conhecimento e aprendizagem a partir dos fundamentos das diferentes teorias psicológicas, suas convergências e divergências, analisando-as criticamente.

Compreender a psicologia da educação nas três dimensões de sua contribuição aos processos interpessoais, tanto afetivos quanto cognitivos: 1) para a explicação e interpretação dos fenômenos educativos; 2) para a contribuição ao planejamento de projetos educativos; 3) para a prática educativa, através da utilização de seus princípios e conceitos na realização de projetos, justamente com a análise contínua desse processo.

 

Cotidiano Escolar - 72 horas

Ementa:

Caracterização da comunidade escolar, sua organização formal e informal: a questão da autoridade e do poder: a divisão do trabalho e o papel da equipe técnico-pedagógica. O profissional de Educação: identidade, formação e especialização. Relação escola comunidade:

formas de gestão. Iniciação à Metodologia Científica: leitura e interpretação de estudos, pesquisas em forma de artigos; análise de dados organizados em diferentes tipos de pesquisa.

 

Organização do Trabalho Acadêmico - 36 horas       

Ementa:

Diretrizes metodológicas do trabalho acadêmico, conceitos fundamentais e informações precisas do ponto de vista técnico, lógico e conceitual para a formação de adequados hábitos de estudo, de leitura e análise de textos, de utilização de instrumentos de trabalho acadêmico, de debate coletivo, de produção e sistematização do conhecimento. 

 

Filosofia da Educação I - 72 horas

Ementa:

 Os vários conceitos de filosofia da educação. Estudo das relações entre filosofia e crise. A crise da educação e a função da filosofia da educação. Estudo das bases axiológicas, epistemológicas e antropológicas dos fazeres e dos saberes em educação.

 

Filosofia da Educação II - 72 horas

Ementa:

Desenvolver estudos à luz do conceito de filosofia da educação compreendida como um diálogo entre a educação e a filosofia, a partir de problemas filosóficos da educação, visando um terceiro discurso, que não seja apenas o da educação ou apenas o da filosofia, mas que seja filosofia da educação.

 

Sociologia da Educação I - 72 horas 

Ementa:

Oferecer um conjunto de conhecimentos acerca da histórica da constituição da sociologia da educação enquanto campo de conhecimento científico, revisitando um conjunto de textos que oferecem uma idéia mais completa da trajetória da unidade curricular, das correntes teóricas, dos objetos pesquisados e dos impasses vividos por este campo do conhecimento.

 

Sociologia da Educação II - 72 horas

Ementa:

As desigualdades sociais diante da escola, recorrente e central no campo dessa unidade curricular: as grandes teorias explicativas (teorias da reprodução) e verticalização na vertente da teoria da reprodução cultural de Pierre Bourdieu; temas atuais/emergentes produzidos no contexto das abordagens que tentam articular os processos macro e micro-sociológicos, como as relações família-escola em diferentes meios sociais, as situações atípicas de longevidade escolar em meios populares, os significados da escola para as diferentes camadas sociais, os confrontos e as semelhanças entre os processos de socialização familiar e escolar.

 

Educação Inclusiva - 72 horas

Ementa:

A Educação Inclusiva parte de uma filosofia, segundo a qual todas as crianças podem aprender e fazer parte da vida escolar e comunitária. Neste sentido, a diversidade é valorizada, pois acredita-se que essa diversidade fortaleça os alunos e ofereça a todos maiores oportunidades para a aprendizagem.

 

Teorias Curriculares - 72 horas      

Ementa:

Visão abrangente e histórica da evolução do conceito de currículo no decorrer dos tempos. Conteúdos que preparem o estudante para reconhecer as diversas tendências ideológicas que atuam na confecção de um currículo ou de um programa. Elementos que propiciem uma tomada de posição com uma certa independência, que possa auxiliar e orientar na escolha de conteúdos adequados à realidade vivida pelos sujeitos da educação e por aqueles sujeitados a ela.

 

Didática - 72 horas

Ementa:

 - A didática como prática fundamentada na ação do educador.

 - Concepções pedagógicas no contexto educacional brasileiro.

 - Planejamento de ensino: elementos estruturantes.

 

Gestão Educacional I - 36 horas

Ementa:

Estudo da gestão escolar numa perspectiva democrática que integre as diversas atuações e funções dos profissionais envolvidos no trabalho escolar englobando as atividades de administração, supervisão e orientação educacionais visando a formação de liderança e de incentivo e sustentação de um ambiente propício para a construção de um cotidiano escolar dinâmico e co-participativo.

 

Gestão Educacional II - 36 horas

Ementa:

Abordagem histórico-conceitual das práticas educativas. Conceitos, funções e princípios básicos através da contextualização teórica e tendências atuais tendo como eixo a construção partilhada de projetos político-pedagógicos nos diversos espaços de aprendizagem na contemporaneidade. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico, o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da escola.

 

Fundamentos e Didática da Educação Infantil I - 72 horas

Ementa:

Aspectos históricos, culturais, sociais e políticos da educação infantil. Contextualização das concepções de criança/infância e de educação infantil. Aspectos legais que norteiam a Educação Infantil.

 

Fundamentos e Didática da Educação Infantil II - 72 horas

Ementa:

O cotidiano de atendimento em Educação Infantil. Análise de propostas pedagógicas. Interação creche/pré-escola - família/comunidade.

 

Fundamentos e Didática da História - 72 horas

Ementa:

História e abordagens historiográficas. Alguns conceitos: tempo histórico, sujeito histórico-social, saber histórico, memória, educação patrimonial, fontes primárias e secundárias. Abordagens sobre o ensino de História para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental .Organização e prática docente e o compromisso social e político do professor de História.

 

Fundamentos e Didática da Língua Portuguesa - 72 horas

Ementa:

(Re)definição do ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Processo de letramento e as práticas de ensino da língua materna na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Discussão da produção de texto e da leitura na escola. Vivência de momentos de leitura e de produção de textos. Organização de atividades, intervenções pedagógicas e avaliação, assinalando a postura do professor.

Fundamentos e Didática da Alfabetização - 72 horas

Ementa:

Conceitos de alfabetização, conceitos lingüísticos básicos (principalmente de fonética e fonologia), teorias de aquisição da linguagem oral, questões da diversidade lingüística de grupos sociais e questões da análise de erros, visando a formação de um profissão capaz de desenvolver sua prática alfabetizadora fundamentada em referenciais da teoria lingüística.

 

Fundamentos e Didática da Arte- Educação - 72 horas

Ementa:

Abordagem teórico-prática da Arte-Educação visando a uma postura reflexiva e crítica sobre as práticas educativas em arte com crianças.Expressão artística em seus aspectos crítico, sensível, expressivo e prazeroso e sua contribuição no processo de formação do ser humano em sua dimensão indivíduo/ser social.Arte-Educação como uma maneira abrangente de abordar o processo ensino-aprendizagem, aliando as dimensões técnica, política e humana no ato educativo.

 

Fundamentos e Didática da Educação Física - 72 horas

Ementa:

Propostas e alternativas para a prática e intervenção didático-pedagógicas da Educação Física. A Educação Física no Ensino Fundamental. Programas, tendências e concepções.

 

Fundamentos e Didática das Ciências Naturais - 72 horas

Ementa:

As relações entre conhecimento científico, conhecimento cotidiano e atividades de ensino para séries iniciais do Ensino Fundamental. Conceitos, procedimentos e atitudes com relação aos conteúdos: Terra e Universo; Vida e Ambiente; Ser Humano e Saúde; Tecnologia e Sociedade. Planos de ensino e projetos de Ciências.

Fundamentos e Didática da Geografia - 72 horas

Ementa:

Abordagens do estudo da Geografia. Compreensão dos conceitos: espaço geográfico, paisagem, natureza, base territorial de referência, trabalho humano, processo de industrialização, questão ambiental, linguagem cartográfica. Didática do ensino de Geografia para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Fundamentos e Didática da Matemática - 72 horas

Ementa:

- Concepção de matemática.

- Função Social e política da matemática.

- Construção do conceito de número. Alfabetização matemática.

 

2.2- NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DE ESTUDOS

 

Currículo e Planejamento na Educação Infantil - 36 horas

Ementa:

A unidade curricular pretende analisar criticamente currículos e planejamento na educação infantil e as tendências pedagógicas que os sustentam. Compreender a importância do registro para a elaboração da documentação pedagógica. Trabalhar as concepções frente aos aspectos do ensinar-aprender, do planejamento, dos movimentos curriculares, da interdisciplinaridade e da avaliação.

 

Currículo e Planejamento nos anos iniciais do Ensino Fundamental - 36 horas

Ementa:

Currículo e Legislação. Planejamento do currículo e graus de concretização. Projetos curriculares para os anos iniciais do ensino fundamental. Organização curricular por projetos de trabalho. Planejamento de Adaptações curriculares para crianças com NEE. Avaliação formativa e aperfeiçoamento do currículo.

 

Avaliação Educacional - 36 horas

Ementa:

- Avaliação de: Políticas de Educação, Programas Projetos e Currículos.

- Pressupostos teórico-metodológicos da avaliação.

Práticas de Avaliação na Educação Infantil - 36 horas

Ementa:

Educação Infantil: avaliação do processo ensino-aprendizagem; instrumentos e técnicas de avaliação.

 

Práticas de Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental - 36 horas

Ementa:

Ensino Fundamental (anos iniciais): avaliação do processo ensino-aprendizagem; instrumentos e técnicas de avaliação.

 

Educação Ambiental - 72 horas

Ementa:

A presente unidade curricular se  propõe a estudar as relações do Homem com o Meio Ambiente em suas dimensões Biológica, Social e Mental;cada uma delas percebida não em relação de exclusividade mútua com as demais, mas sim integradas a partir de uma perspectiva holística.

 

Literatura Infantil - 72 horas

Ementa:

Literatura infantil no processo de alfabetização. Contos tradicionais. Folclore infantil brasileiro. Literatura na escola: recuperação e contribuições para a formação do cidadão.

 

Ludicidade e Desenvolvimento Infantil - 72 horas

Ementa:

Abordagem teórico-prática da ludicidade visando a uma postura reflexiva e crítica sobre as práticas lúdicas com crianças. As atividades lúdicas como um caminho para o desenvolvimento da criança e a integração pensamento, sentimento e ação. Corporeidade e ludicidade como possibilidades para uma educação transformadora.

                   

Educação de Jovens e Adultos - 72 horas

Ementa:

Desenvolvimento e aprendizagem; esquema mental cognitivo; escolarização; competência textual; leitura e seu significado; avaliação; a função da escola; EJA e Paulo Freire; planejamento; temas de trabalhos e projetos. As concepções do atendimento (ensino e aprendizagem) dos jovens e adultos. Trajetória histórica da educação de jovens e adultos. Caracterização do perfil dos jovens e adultos que buscam a escolaridade. As políticas para a EJA. O currículo de EJA: a proposta de ensino e aprendizagem e a avaliação.

 

4 Eletivas - 144 horas

As ementas e as bibliografias das unidades curriculares eletivas deverão ser elaborados pelos professores proponentes em consonância ao currículo do curso de Pedagogia e serem aprovadas pelo colegiado.

 

Tópicos Especiais em Educação I - 36 horas

As ementas e a bibliografia deverão ser elaboradas pelos professores proponentes e serem aprovadas pelo colegiado.

Tópicos Especiais em Educação II - 36 horas

As ementas e a bibliografia deverão ser elaboradas pelos professores proponentes e serem aprovadas pelo colegiado.

 

Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental I – 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Conhecer, observar e atuar no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, posicionando-se de forma crítica e competente frente às situações cotidianas.

 

Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental II – 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Orientações gerais sobre a unidade curricular Estágio Curricular Supervisionado II. Discussão fundamentada e contextualizada de situações de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Envolvimento do estagiário no trabalho pedagógico da escola/instituição campo, oportunizando a análise do seu “fazer pedagógico”, bem como o exercício da função docente. Elaboração de planos de aula. Regência em turmas nos anos iniciais do ensino fundamental (BIA- Bloco Integrado de Alfabetização – 1º e 2º séries) da região. Relato de experiências. Registro formal de todo o processo (elaboração do Relatório das atividades realizadas).

 

Estágio Supervisionado em Educação Infantil I – 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Orientação na elaboração de projetos com atividades teórico-práticas a serem desenvolvidos, com acompanhamento do professor supervisor, em instituições de educação infantil.

 

Estágio Supervisionado em Educação Infantil II – 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Orientação na elaboração de projetos com atividades teórico-práticas a serem desenvolvidos, com acompanhamento do professor supervisor, em instituições de educação infantil.

 

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional I – 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Análise da instituição escolar e do seu projeto político pedagógico. Orientação na elaboração de propostas alternativas vinculadas ao projeto pedagógico da unidade campo do estágio supervisionado, e a serem desenvolvidas sob o acompanhamento do professor supervisor.

 

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional II –36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Análise da instituição escolar e do seu projeto político pedagógico. Orientação na elaboração de propostas alternativas vinculadas ao projeto pedagógico da unidade campo do estágio supervisionado, e a serem desenvolvidas sob o acompanhamento do professor supervisor.

 

 

2.3- NÚCLEO DE ESTUDOS INTEGRADORES

 

Pesquisa e Prática Pedagógica I, II e III - 36 horas teóricas + 36 horas práticas (cada)

Ementa:

Através de um trabalho coletivo e interdisciplinar, trata-se de articular a teoria em função da prática e/ou a prática em sua expressão teórica, de modo que, concomitantemente, a teoria ilumine a prática e esta conduza à reelaboração daquela. Nesses termos, diferenciadas áreas temáticas se configuram para o desenvolvimento dessas atividades curriculares.

 

Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica - 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

a) orientar os alunos no sentido de canalizarem seus esforços para situações-problema relevantes, nascidas da prática pedagógica, estágio supervisionado e trabalhos desenvolvidos durante o Curso, de modo a  incorporarem conhecimentos teóricos e ações da própria prática;

b) criar oportunidades de atividades práticas de observação e de participação na vida escolar, tendo em vista a coleta de informações de ordem qualitativa e/ou quantitativa, relacionadas ao tema de estudo de cada estudante;

c) fornecer aos alunos um contato sistemático com o quadro teórico-metodológico da pesquisa educacional, de forma que produzam trabalhos de curso com rigor científico.

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 300 horas

Ementa:

Articulado às atividades descritas acima, o trabalho de conclusão de Curso constará da produção de uma Monografia orientada e acompanhada por professores do Curso de Pedagogia e avaliada por uma banca aprovada pelo Colegiado. As normas e orientações básicas para a elaboração da Monografia serão definidas pelo Colegiado do Curso na ocasião em que este currículo for implementado.

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais - 100 horas

Ementa:

As atividades Acadêmico-Científico-Culturais referem-se a estudos extraclasse, tais como: monitorias, programas de iniciação científica (PIC), programas especiais de treinamento (PET), visitas e ações de caráter científico, técnico, cultural e comunitário, projetos de extensão, estudos dirigidos extracurriculares, cursos realizados em áreas afins, integração com cursos seqüenciais correlatos à área, participação em eventos científicos, políticos, sociais e culturaisrelacionados à educação, dentre outros avaliados segundo critérios estabelecidos pela legislação pertinente da UFSJ.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 - EMENTÁRIO DAS UNIDADES CURRICULARES

 

 

2.1-NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS

 

Organização e Política da Educação Brasileira - 72 horas

Ementa:

Visão histórica da Estrutura e do Funcionamento do Sistema de Ensino Brasileiro em seus diferentes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, de modo a fazer compreender os efeitos da permanência (ou não) dos diferentes sujeitos sociais no Sistema Escolar e as possibilidades colocadas a partir do avanço histórico de um conjunto de leis acerca da educação nacional.

 

História da Educação I - 72 horas

Ementa:

Oferecer uma visão histórica sobre a inserção das questões educacionais no quadro da sociedade brasileira ao longo do tempo, desde o período colonial até os dias atuais; analisar a estruturação do sistema escolar do Brasil, as políticas educacionais e os agentes que atuavam no interior das escolas (em seus múltiplos cotidianos e práticas); compreender os projetos e as práticas educativas ocorridas em espaços educativos como, por exemplo, as sociedades literárias, musicais e as bibliotecas.

 

História da Educação II - 72 horas

Ementa:

A historiografia da educação e os olhares sobre a esfera privada da vida social

. A família e a infância na perspectiva da história

. A família como instituição educativa: relações/tensões estabelecidas com a instituição escolar

. A criança e a mulher na família e na sociedade; ações educativas dirigidas a esses atores sociais

. A “civilização” da família e da infância como estratégia de modelação da sociedade; intervenções modeladoras conduzidas por diferentes agências sociais públicas e privadas

 

Psicologia da Educação - 72 horas

Ementa:

Identificar diferentes concepções sobre a infância. Reconhecer as bases epistemológicas das diferentes teorias psicológicas que estudam a infância. Comparar e analisar criticamente as diversas abordagens do processo de conhecimento e da aprendizagem. Discutir questões atuais da educação a partir das bases epistemológicas da psicologia.

 

Desenvolvimento e Aprendizagem - 72 horas

Ementa:

Estudo das teorias psicológicas sobre o fenômeno da aprendizagem. Análise do processo Ensino-Aprendizagem, conceituação, obstáculos, dinamismo. Possibilidades e contribuições das diversas abordagens na Psicologia para a intervenção no universo escolar/educacional.

Comparar as diversas abordagens do processo de conhecimento e aprendizagem a partir dos fundamentos das diferentes teorias psicológicas, suas convergências e divergências, analisando-as criticamente.

Compreender a psicologia da educação nas três dimensões de sua contribuição aos processos interpessoais, tanto afetivos quanto cognitivos: 1) para a explicação e interpretação dos fenômenos educativos; 2) para a contribuição ao planejamento de projetos educativos; 3) para a prática educativa, através da utilização de seus princípios e conceitos na realização de projetos, justamente com a análise contínua desse processo.

 

Cotidiano Escolar - 72 horas

Ementa:

Caracterização da comunidade escolar, sua organização formal e informal: a questão da autoridade e do poder: a divisão do trabalho e o papel da equipe técnico-pedagógica. O profissional de Educação: identidade, formação e especialização. Relação escola comunidade:

formas de gestão. Iniciação à Metodologia Científica: leitura e interpretação de estudos, pesquisas em forma de artigos; análise de dados organizados em diferentes tipos de pesquisa.

 

Organização do Trabalho Acadêmico - 36 horas       

Ementa:

Diretrizes metodológicas do trabalho acadêmico, conceitos fundamentais e informações precisas do ponto de vista técnico, lógico e conceitual para a formação de adequados hábitos de estudo, de leitura e análise de textos, de utilização de instrumentos de trabalho acadêmico, de debate coletivo, de produção e sistematização do conhecimento. 

 

Filosofia da Educação I - 72 horas

Ementa:

 Os vários conceitos de filosofia da educação. Estudo das relações entre filosofia e crise. A crise da educação e a função da filosofia da educação. Estudo das bases axiológicas, epistemológicas e antropológicas dos fazeres e dos saberes em educação.

 

Filosofia da Educação II - 72 horas

Ementa:

Desenvolver estudos à luz do conceito de filosofia da educação compreendida como um diálogo entre a educação e a filosofia, a partir de problemas filosóficos da educação, visando um terceiro discurso, que não seja apenas o da educação ou apenas o da filosofia, mas que seja filosofia da educação.

 

Sociologia da Educação I - 72 horas 

Ementa:

Oferecer um conjunto de conhecimentos acerca da histórica da constituição da sociologia da educação enquanto campo de conhecimento científico, revisitando um conjunto de textos que oferecem uma idéia mais completa da trajetória da unidade curricular, das correntes teóricas, dos objetos pesquisados e dos impasses vividos por este campo do conhecimento.

 

Sociologia da Educação II - 72 horas

Ementa:

As desigualdades sociais diante da escola, recorrente e central no campo dessa unidade curricular: as grandes teorias explicativas (teorias da reprodução) e verticalização na vertente da teoria da reprodução cultural de Pierre Bourdieu; temas atuais/emergentes produzidos no contexto das abordagens que tentam articular os processos macro e micro-sociológicos, como as relações família-escola em diferentes meios sociais, as situações atípicas de longevidade escolar em meios populares, os significados da escola para as diferentes camadas sociais, os confrontos e as semelhanças entre os processos de socialização familiar e escolar.

 

Educação Inclusiva - 72 horas

Ementa:

A Educação Inclusiva parte de uma filosofia, segundo a qual todas as crianças podem aprender e fazer parte da vida escolar e comunitária. Neste sentido, a diversidade é valorizada, pois acredita-se que essa diversidade fortaleça os alunos e ofereça a todos maiores oportunidades para a aprendizagem.

 

Teorias Curriculares - 72 horas      

Ementa:

Visão abrangente e histórica da evolução do conceito de currículo no decorrer dos tempos. Conteúdos que preparem o estudante para reconhecer as diversas tendências ideológicas que atuam na confecção de um currículo ou de um programa. Elementos que propiciem uma tomada de posição com uma certa independência, que possa auxiliar e orientar na escolha de conteúdos adequados à realidade vivida pelos sujeitos da educação e por aqueles sujeitados a ela.

 

Didática - 72 horas

Ementa:

 - A didática como prática fundamentada na ação do educador.

 - Concepções pedagógicas no contexto educacional brasileiro.

 - Planejamento de ensino: elementos estruturantes.

 

Gestão Educacional I - 36 horas

Ementa:

Estudo da gestão escolar numa perspectiva democrática que integre as diversas atuações e funções dos profissionais envolvidos no trabalho escolar englobando as atividades de administração, supervisão e orientação educacionais visando a formação de liderança e de incentivo e sustentação de um ambiente propício para a construção de um cotidiano escolar dinâmico e co-participativo.

 

Gestão Educacional II - 36 horas

Ementa:

Abordagem histórico-conceitual das práticas educativas. Conceitos, funções e princípios básicos através da contextualização teórica e tendências atuais tendo como eixo a construção partilhada de projetos político-pedagógicos nos diversos espaços de aprendizagem na contemporaneidade. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico, o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da escola.

 

Fundamentos e Didática da Educação Infantil I - 72 horas

Ementa:

Aspectos históricos, culturais, sociais e políticos da educação infantil. Contextualização das concepções de criança/infância e de educação infantil. Aspectos legais que norteiam a Educação Infantil.

 

Fundamentos e Didática da Educação Infantil II - 72 horas

Ementa:

O cotidiano de atendimento em Educação Infantil. Análise de propostas pedagógicas. Interação creche/pré-escola - família/comunidade.

 

Fundamentos e Didática da História - 72 horas

Ementa:

História e abordagens historiográficas. Alguns conceitos: tempo histórico, sujeito histórico-social, saber histórico, memória, educação patrimonial, fontes primárias e secundárias. Abordagens sobre o ensino de História para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental .Organização e prática docente e o compromisso social e político do professor de História.

 

Fundamentos e Didática da Língua Portuguesa - 72 horas

Ementa:

(Re)definição do ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Processo de letramento e as práticas de ensino da língua materna na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Discussão da produção de texto e da leitura na escola. Vivência de momentos de leitura e de produção de textos. Organização de atividades, intervenções pedagógicas e avaliação, assinalando a postura do professor.

Fundamentos e Didática da Alfabetização - 72 horas

Ementa:

Conceitos de alfabetização, conceitos lingüísticos básicos (principalmente de fonética e fonologia), teorias de aquisição da linguagem oral, questões da diversidade lingüística de grupos sociais e questões da análise de erros, visando a formação de um profissão capaz de desenvolver sua prática alfabetizadora fundamentada em referenciais da teoria lingüística.

 

Fundamentos e Didática da Arte- Educação - 72 horas

Ementa:

Abordagem teórico-prática da Arte-Educação visando a uma postura reflexiva e crítica sobre as práticas educativas em arte com crianças.Expressão artística em seus aspectos crítico, sensível, expressivo e prazeroso e sua contribuição no processo de formação do ser humano em sua dimensão indivíduo/ser social.Arte-Educação como uma maneira abrangente de abordar o processo ensino-aprendizagem, aliando as dimensões técnica, política e humana no ato educativo.

 

Fundamentos e Didática da Educação Física - 72 horas

Ementa:

Propostas e alternativas para a prática e intervenção didático-pedagógicas da Educação Física. A Educação Física no Ensino Fundamental. Programas, tendências e concepções.

 

Fundamentos e Didática das Ciências Naturais - 72 horas

Ementa:

As relações entre conhecimento científico, conhecimento cotidiano e atividades de ensino para séries iniciais do Ensino Fundamental. Conceitos, procedimentos e atitudes com relação aos conteúdos: Terra e Universo; Vida e Ambiente; Ser Humano e Saúde; Tecnologia e Sociedade. Planos de ensino e projetos de Ciências.

Fundamentos e Didática da Geografia - 72 horas

Ementa:

Abordagens do estudo da Geografia. Compreensão dos conceitos: espaço geográfico, paisagem, natureza, base territorial de referência, trabalho humano, processo de industrialização, questão ambiental, linguagem cartográfica. Didática do ensino de Geografia para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Fundamentos e Didática da Matemática - 72 horas

Ementa:

- Concepção de matemática.

- Função Social e política da matemática.

- Construção do conceito de número. Alfabetização matemática.

 

2.2- NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DE ESTUDOS

 

Currículo e Planejamento na Educação Infantil - 36 horas

Ementa:

A unidade curricular pretende analisar criticamente currículos e planejamento na educação infantil e as tendências pedagógicas que os sustentam. Compreender a importância do registro para a elaboração da documentação pedagógica. Trabalhar as concepções frente aos aspectos do ensinar-aprender, do planejamento, dos movimentos curriculares, da interdisciplinaridade e da avaliação.

 

Currículo e Planejamento nos anos iniciais do Ensino Fundamental - 36 horas

Ementa:

Currículo e Legislação. Planejamento do currículo e graus de concretização. Projetos curriculares para os anos iniciais do ensino fundamental. Organização curricular por projetos de trabalho. Planejamento de Adaptações curriculares para crianças com NEE. Avaliação formativa e aperfeiçoamento do currículo.

 

Avaliação Educacional - 36 horas

Ementa:

- Avaliação de: Políticas de Educação, Programas Projetos e Currículos.

- Pressupostos teórico-metodológicos da avaliação.

Práticas de Avaliação na Educação Infantil - 36 horas

Ementa:

Educação Infantil: avaliação do processo ensino-aprendizagem; instrumentos e técnicas de avaliação.

 

Práticas de Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental - 36 horas

Ementa:

Ensino Fundamental (anos iniciais): avaliação do processo ensino-aprendizagem; instrumentos e técnicas de avaliação.

 

Educação Ambiental - 72 horas

Ementa:

A presente unidade curricular se  propõe a estudar as relações do Homem com o Meio Ambiente em suas dimensões Biológica, Social e Mental;cada uma delas percebida não em relação de exclusividade mútua com as demais, mas sim integradas a partir de uma perspectiva holística.

 

Literatura Infantil - 72 horas

Ementa:

Literatura infantil no processo de alfabetização. Contos tradicionais. Folclore infantil brasileiro. Literatura na escola: recuperação e contribuições para a formação do cidadão.

 

Ludicidade e Desenvolvimento Infantil - 72 horas

Ementa:

Abordagem teórico-prática da ludicidade visando a uma postura reflexiva e crítica sobre as práticas lúdicas com crianças. As atividades lúdicas como um caminho para o desenvolvimento da criança e a integração pensamento, sentimento e ação. Corporeidade e ludicidade como possibilidades para uma educação transformadora.

                   

Educação de Jovens e Adultos - 72 horas

Ementa:

Desenvolvimento e aprendizagem; esquema mental cognitivo; escolarização; competência textual; leitura e seu significado; avaliação; a função da escola; EJA e Paulo Freire; planejamento; temas de trabalhos e projetos. As concepções do atendimento (ensino e aprendizagem) dos jovens e adultos. Trajetória histórica da educação de jovens e adultos. Caracterização do perfil dos jovens e adultos que buscam a escolaridade. As políticas para a EJA. O currículo de EJA: a proposta de ensino e aprendizagem e a avaliação.

 

4 Eletivas - 144 horas

As ementas e as bibliografias das unidades curriculares eletivas deverão ser elaborados pelos professores proponentes em consonância ao currículo do curso de Pedagogia e serem aprovadas pelo colegiado.

 

Tópicos Especiais em Educação I - 36 horas

As ementas e a bibliografia deverão ser elaboradas pelos professores proponentes e serem aprovadas pelo colegiado.

Tópicos Especiais em Educação II - 36 horas

As ementas e a bibliografia deverão ser elaboradas pelos professores proponentes e serem aprovadas pelo colegiado.

 

Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental I – 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Conhecer, observar e atuar no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, posicionando-se de forma crítica e competente frente às situações cotidianas.

 

Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental II – 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Orientações gerais sobre a unidade curricular Estágio Curricular Supervisionado II. Discussão fundamentada e contextualizada de situações de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Envolvimento do estagiário no trabalho pedagógico da escola/instituição campo, oportunizando a análise do seu “fazer pedagógico”, bem como o exercício da função docente. Elaboração de planos de aula. Regência em turmas nos anos iniciais do ensino fundamental (BIA- Bloco Integrado de Alfabetização – 1º e 2º séries) da região. Relato de experiências. Registro formal de todo o processo (elaboração do Relatório das atividades realizadas).

 

Estágio Supervisionado em Educação Infantil I – 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Orientação na elaboração de projetos com atividades teórico-práticas a serem desenvolvidos, com acompanhamento do professor supervisor, em instituições de educação infantil.

 

Estágio Supervisionado em Educação Infantil II – 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Orientação na elaboração de projetos com atividades teórico-práticas a serem desenvolvidos, com acompanhamento do professor supervisor, em instituições de educação infantil.

 

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional I – 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Análise da instituição escolar e do seu projeto político pedagógico. Orientação na elaboração de propostas alternativas vinculadas ao projeto pedagógico da unidade campo do estágio supervisionado, e a serem desenvolvidas sob o acompanhamento do professor supervisor.

 

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional II –36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Análise da instituição escolar e do seu projeto político pedagógico. Orientação na elaboração de propostas alternativas vinculadas ao projeto pedagógico da unidade campo do estágio supervisionado, e a serem desenvolvidas sob o acompanhamento do professor supervisor.

 

 

2.3- NÚCLEO DE ESTUDOS INTEGRADORES

 

Pesquisa e Prática Pedagógica I, II e III - 36 horas teóricas + 36 horas práticas (cada)

Ementa:

Através de um trabalho coletivo e interdisciplinar, trata-se de articular a teoria em função da prática e/ou a prática em sua expressão teórica, de modo que, concomitantemente, a teoria ilumine a prática e esta conduza à reelaboração daquela. Nesses termos, diferenciadas áreas temáticas se configuram para o desenvolvimento dessas atividades curriculares.

 

Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica - 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

a) orientar os alunos no sentido de canalizarem seus esforços para situações-problema relevantes, nascidas da prática pedagógica, estágio supervisionado e trabalhos desenvolvidos durante o Curso, de modo a  incorporarem conhecimentos teóricos e ações da própria prática;

b) criar oportunidades de atividades práticas de observação e de participação na vida escolar, tendo em vista a coleta de informações de ordem qualitativa e/ou quantitativa, relacionadas ao tema de estudo de cada estudante;

c) fornecer aos alunos um contato sistemático com o quadro teórico-metodológico da pesquisa educacional, de forma que produzam trabalhos de curso com rigor científico.

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 300 horas

Ementa:

Articulado às atividades descritas acima, o trabalho de conclusão de Curso constará da produção de uma Monografia orientada e acompanhada por professores do Curso de Pedagogia e avaliada por uma banca aprovada pelo Colegiado. As normas e orientações básicas para a elaboração da Monografia serão definidas pelo Colegiado do Curso na ocasião em que este currículo for implementado.

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais - 100 horas

Ementa:

As atividades Acadêmico-Científico-Culturais referem-se a estudos extraclasse, tais como: monitorias, programas de iniciação científica (PIC), programas especiais de treinamento (PET), visitas e ações de caráter científico, técnico, cultural e comunitário, projetos de extensão, estudos dirigidos extracurriculares, cursos realizados em áreas afins, integração com cursos seqüenciais correlatos à área, participação em eventos científicos, políticos, sociais e culturaisrelacionados à educação, dentre outros avaliados segundo critérios estabelecidos pela legislação pertinente da UFSJ.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 - EMENTÁRIO DAS UNIDADES CURRICULARES

 

 

2.1-NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS

 

Organização e Política da Educação Brasileira - 72 horas

Ementa:

Visão histórica da Estrutura e do Funcionamento do Sistema de Ensino Brasileiro em seus diferentes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, de modo a fazer compreender os efeitos da permanência (ou não) dos diferentes sujeitos sociais no Sistema Escolar e as possibilidades colocadas a partir do avanço histórico de um conjunto de leis acerca da educação nacional.

 

História da Educação I - 72 horas

Ementa:

Oferecer uma visão histórica sobre a inserção das questões educacionais no quadro da sociedade brasileira ao longo do tempo, desde o período colonial até os dias atuais; analisar a estruturação do sistema escolar do Brasil, as políticas educacionais e os agentes que atuavam no interior das escolas (em seus múltiplos cotidianos e práticas); compreender os projetos e as práticas educativas ocorridas em espaços educativos como, por exemplo, as sociedades literárias, musicais e as bibliotecas.

 

História da Educação II - 72 horas

Ementa:

A historiografia da educação e os olhares sobre a esfera privada da vida social

. A família e a infância na perspectiva da história

. A família como instituição educativa: relações/tensões estabelecidas com a instituição escolar

. A criança e a mulher na família e na sociedade; ações educativas dirigidas a esses atores sociais

. A “civilização” da família e da infância como estratégia de modelação da sociedade; intervenções modeladoras conduzidas por diferentes agências sociais públicas e privadas

 

Psicologia da Educação - 72 horas

Ementa:

Identificar diferentes concepções sobre a infância. Reconhecer as bases epistemológicas das diferentes teorias psicológicas que estudam a infância. Comparar e analisar criticamente as diversas abordagens do processo de conhecimento e da aprendizagem. Discutir questões atuais da educação a partir das bases epistemológicas da psicologia.

 

Desenvolvimento e Aprendizagem - 72 horas

Ementa:

Estudo das teorias psicológicas sobre o fenômeno da aprendizagem. Análise do processo Ensino-Aprendizagem, conceituação, obstáculos, dinamismo. Possibilidades e contribuições das diversas abordagens na Psicologia para a intervenção no universo escolar/educacional.

Comparar as diversas abordagens do processo de conhecimento e aprendizagem a partir dos fundamentos das diferentes teorias psicológicas, suas convergências e divergências, analisando-as criticamente.

Compreender a psicologia da educação nas três dimensões de sua contribuição aos processos interpessoais, tanto afetivos quanto cognitivos: 1) para a explicação e interpretação dos fenômenos educativos; 2) para a contribuição ao planejamento de projetos educativos; 3) para a prática educativa, através da utilização de seus princípios e conceitos na realização de projetos, justamente com a análise contínua desse processo.

 

Cotidiano Escolar - 72 horas

Ementa:

Caracterização da comunidade escolar, sua organização formal e informal: a questão da autoridade e do poder: a divisão do trabalho e o papel da equipe técnico-pedagógica. O profissional de Educação: identidade, formação e especialização. Relação escola comunidade:

formas de gestão. Iniciação à Metodologia Científica: leitura e interpretação de estudos, pesquisas em forma de artigos; análise de dados organizados em diferentes tipos de pesquisa.

 

Organização do Trabalho Acadêmico - 36 horas       

Ementa:

Diretrizes metodológicas do trabalho acadêmico, conceitos fundamentais e informações precisas do ponto de vista técnico, lógico e conceitual para a formação de adequados hábitos de estudo, de leitura e análise de textos, de utilização de instrumentos de trabalho acadêmico, de debate coletivo, de produção e sistematização do conhecimento. 

 

Filosofia da Educação I - 72 horas

Ementa:

 Os vários conceitos de filosofia da educação. Estudo das relações entre filosofia e crise. A crise da educação e a função da filosofia da educação. Estudo das bases axiológicas, epistemológicas e antropológicas dos fazeres e dos saberes em educação.

 

Filosofia da Educação II - 72 horas

Ementa:

Desenvolver estudos à luz do conceito de filosofia da educação compreendida como um diálogo entre a educação e a filosofia, a partir de problemas filosóficos da educação, visando um terceiro discurso, que não seja apenas o da educação ou apenas o da filosofia, mas que seja filosofia da educação.

 

Sociologia da Educação I - 72 horas 

Ementa:

Oferecer um conjunto de conhecimentos acerca da histórica da constituição da sociologia da educação enquanto campo de conhecimento científico, revisitando um conjunto de textos que oferecem uma idéia mais completa da trajetória da unidade curricular, das correntes teóricas, dos objetos pesquisados e dos impasses vividos por este campo do conhecimento.

 

Sociologia da Educação II - 72 horas

Ementa:

As desigualdades sociais diante da escola, recorrente e central no campo dessa unidade curricular: as grandes teorias explicativas (teorias da reprodução) e verticalização na vertente da teoria da reprodução cultural de Pierre Bourdieu; temas atuais/emergentes produzidos no contexto das abordagens que tentam articular os processos macro e micro-sociológicos, como as relações família-escola em diferentes meios sociais, as situações atípicas de longevidade escolar em meios populares, os significados da escola para as diferentes camadas sociais, os confrontos e as semelhanças entre os processos de socialização familiar e escolar.

 

Educação Inclusiva - 72 horas

Ementa:

A Educação Inclusiva parte de uma filosofia, segundo a qual todas as crianças podem aprender e fazer parte da vida escolar e comunitária. Neste sentido, a diversidade é valorizada, pois acredita-se que essa diversidade fortaleça os alunos e ofereça a todos maiores oportunidades para a aprendizagem.

 

Teorias Curriculares - 72 horas      

Ementa:

Visão abrangente e histórica da evolução do conceito de currículo no decorrer dos tempos. Conteúdos que preparem o estudante para reconhecer as diversas tendências ideológicas que atuam na confecção de um currículo ou de um programa. Elementos que propiciem uma tomada de posição com uma certa independência, que possa auxiliar e orientar na escolha de conteúdos adequados à realidade vivida pelos sujeitos da educação e por aqueles sujeitados a ela.

 

Didática - 72 horas

Ementa:

 - A didática como prática fundamentada na ação do educador.

 - Concepções pedagógicas no contexto educacional brasileiro.

 - Planejamento de ensino: elementos estruturantes.

 

Gestão Educacional I - 36 horas

Ementa:

Estudo da gestão escolar numa perspectiva democrática que integre as diversas atuações e funções dos profissionais envolvidos no trabalho escolar englobando as atividades de administração, supervisão e orientação educacionais visando a formação de liderança e de incentivo e sustentação de um ambiente propício para a construção de um cotidiano escolar dinâmico e co-participativo.

 

Gestão Educacional II - 36 horas

Ementa:

Abordagem histórico-conceitual das práticas educativas. Conceitos, funções e princípios básicos através da contextualização teórica e tendências atuais tendo como eixo a construção partilhada de projetos político-pedagógicos nos diversos espaços de aprendizagem na contemporaneidade. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico, o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da escola.

 

Fundamentos e Didática da Educação Infantil I - 72 horas

Ementa:

Aspectos históricos, culturais, sociais e políticos da educação infantil. Contextualização das concepções de criança/infância e de educação infantil. Aspectos legais que norteiam a Educação Infantil.

 

Fundamentos e Didática da Educação Infantil II - 72 horas

Ementa:

O cotidiano de atendimento em Educação Infantil. Análise de propostas pedagógicas. Interação creche/pré-escola - família/comunidade.

 

Fundamentos e Didática da História - 72 horas

Ementa:

História e abordagens historiográficas. Alguns conceitos: tempo histórico, sujeito histórico-social, saber histórico, memória, educação patrimonial, fontes primárias e secundárias. Abordagens sobre o ensino de História para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental .Organização e prática docente e o compromisso social e político do professor de História.

 

Fundamentos e Didática da Língua Portuguesa - 72 horas

Ementa:

(Re)definição do ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Processo de letramento e as práticas de ensino da língua materna na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Discussão da produção de texto e da leitura na escola. Vivência de momentos de leitura e de produção de textos. Organização de atividades, intervenções pedagógicas e avaliação, assinalando a postura do professor.

Fundamentos e Didática da Alfabetização - 72 horas

Ementa:

Conceitos de alfabetização, conceitos lingüísticos básicos (principalmente de fonética e fonologia), teorias de aquisição da linguagem oral, questões da diversidade lingüística de grupos sociais e questões da análise de erros, visando a formação de um profissão capaz de desenvolver sua prática alfabetizadora fundamentada em referenciais da teoria lingüística.

 

Fundamentos e Didática da Arte- Educação - 72 horas

Ementa:

Abordagem teórico-prática da Arte-Educação visando a uma postura reflexiva e crítica sobre as práticas educativas em arte com crianças.Expressão artística em seus aspectos crítico, sensível, expressivo e prazeroso e sua contribuição no processo de formação do ser humano em sua dimensão indivíduo/ser social.Arte-Educação como uma maneira abrangente de abordar o processo ensino-aprendizagem, aliando as dimensões técnica, política e humana no ato educativo.

 

Fundamentos e Didática da Educação Física - 72 horas

Ementa:

Propostas e alternativas para a prática e intervenção didático-pedagógicas da Educação Física. A Educação Física no Ensino Fundamental. Programas, tendências e concepções.

 

Fundamentos e Didática das Ciências Naturais - 72 horas

Ementa:

As relações entre conhecimento científico, conhecimento cotidiano e atividades de ensino para séries iniciais do Ensino Fundamental. Conceitos, procedimentos e atitudes com relação aos conteúdos: Terra e Universo; Vida e Ambiente; Ser Humano e Saúde; Tecnologia e Sociedade. Planos de ensino e projetos de Ciências.

Fundamentos e Didática da Geografia - 72 horas

Ementa:

Abordagens do estudo da Geografia. Compreensão dos conceitos: espaço geográfico, paisagem, natureza, base territorial de referência, trabalho humano, processo de industrialização, questão ambiental, linguagem cartográfica. Didática do ensino de Geografia para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Fundamentos e Didática da Matemática - 72 horas

Ementa:

- Concepção de matemática.

- Função Social e política da matemática.

- Construção do conceito de número. Alfabetização matemática.

 

2.2- NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DE ESTUDOS

 

Currículo e Planejamento na Educação Infantil - 36 horas

Ementa:

A unidade curricular pretende analisar criticamente currículos e planejamento na educação infantil e as tendências pedagógicas que os sustentam. Compreender a importância do registro para a elaboração da documentação pedagógica. Trabalhar as concepções frente aos aspectos do ensinar-aprender, do planejamento, dos movimentos curriculares, da interdisciplinaridade e da avaliação.

 

Currículo e Planejamento nos anos iniciais do Ensino Fundamental - 36 horas

Ementa:

Currículo e Legislação. Planejamento do currículo e graus de concretização. Projetos curriculares para os anos iniciais do ensino fundamental. Organização curricular por projetos de trabalho. Planejamento de Adaptações curriculares para crianças com NEE. Avaliação formativa e aperfeiçoamento do currículo.

 

Avaliação Educacional - 36 horas

Ementa:

- Avaliação de: Políticas de Educação, Programas Projetos e Currículos.

- Pressupostos teórico-metodológicos da avaliação.

Práticas de Avaliação na Educação Infantil - 36 horas

Ementa:

Educação Infantil: avaliação do processo ensino-aprendizagem; instrumentos e técnicas de avaliação.

 

Práticas de Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental - 36 horas

Ementa:

Ensino Fundamental (anos iniciais): avaliação do processo ensino-aprendizagem; instrumentos e técnicas de avaliação.

 

Educação Ambiental - 72 horas

Ementa:

A presente unidade curricular se  propõe a estudar as relações do Homem com o Meio Ambiente em suas dimensões Biológica, Social e Mental;cada uma delas percebida não em relação de exclusividade mútua com as demais, mas sim integradas a partir de uma perspectiva holística.

 

Literatura Infantil - 72 horas

Ementa:

Literatura infantil no processo de alfabetização. Contos tradicionais. Folclore infantil brasileiro. Literatura na escola: recuperação e contribuições para a formação do cidadão.

 

Ludicidade e Desenvolvimento Infantil - 72 horas

Ementa:

Abordagem teórico-prática da ludicidade visando a uma postura reflexiva e crítica sobre as práticas lúdicas com crianças. As atividades lúdicas como um caminho para o desenvolvimento da criança e a integração pensamento, sentimento e ação. Corporeidade e ludicidade como possibilidades para uma educação transformadora.

                   

Educação de Jovens e Adultos - 72 horas

Ementa:

Desenvolvimento e aprendizagem; esquema mental cognitivo; escolarização; competência textual; leitura e seu significado; avaliação; a função da escola; EJA e Paulo Freire; planejamento; temas de trabalhos e projetos. As concepções do atendimento (ensino e aprendizagem) dos jovens e adultos. Trajetória histórica da educação de jovens e adultos. Caracterização do perfil dos jovens e adultos que buscam a escolaridade. As políticas para a EJA. O currículo de EJA: a proposta de ensino e aprendizagem e a avaliação.

 

4 Eletivas - 144 horas

As ementas e as bibliografias das unidades curriculares eletivas deverão ser elaborados pelos professores proponentes em consonância ao currículo do curso de Pedagogia e serem aprovadas pelo colegiado.

 

Tópicos Especiais em Educação I - 36 horas

As ementas e a bibliografia deverão ser elaboradas pelos professores proponentes e serem aprovadas pelo colegiado.

Tópicos Especiais em Educação II - 36 horas

As ementas e a bibliografia deverão ser elaboradas pelos professores proponentes e serem aprovadas pelo colegiado.

 

Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental I – 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Conhecer, observar e atuar no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, posicionando-se de forma crítica e competente frente às situações cotidianas.

 

Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental II – 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Orientações gerais sobre a unidade curricular Estágio Curricular Supervisionado II. Discussão fundamentada e contextualizada de situações de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Envolvimento do estagiário no trabalho pedagógico da escola/instituição campo, oportunizando a análise do seu “fazer pedagógico”, bem como o exercício da função docente. Elaboração de planos de aula. Regência em turmas nos anos iniciais do ensino fundamental (BIA- Bloco Integrado de Alfabetização – 1º e 2º séries) da região. Relato de experiências. Registro formal de todo o processo (elaboração do Relatório das atividades realizadas).

 

Estágio Supervisionado em Educação Infantil I – 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Orientação na elaboração de projetos com atividades teórico-práticas a serem desenvolvidos, com acompanhamento do professor supervisor, em instituições de educação infantil.

 

Estágio Supervisionado em Educação Infantil II – 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Orientação na elaboração de projetos com atividades teórico-práticas a serem desenvolvidos, com acompanhamento do professor supervisor, em instituições de educação infantil.

 

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional I – 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Análise da instituição escolar e do seu projeto político pedagógico. Orientação na elaboração de propostas alternativas vinculadas ao projeto pedagógico da unidade campo do estágio supervisionado, e a serem desenvolvidas sob o acompanhamento do professor supervisor.

 

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional II –36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

Análise da instituição escolar e do seu projeto político pedagógico. Orientação na elaboração de propostas alternativas vinculadas ao projeto pedagógico da unidade campo do estágio supervisionado, e a serem desenvolvidas sob o acompanhamento do professor supervisor.

 

 

2.3- NÚCLEO DE ESTUDOS INTEGRADORES

 

Pesquisa e Prática Pedagógica I, II e III - 36 horas teóricas + 36 horas práticas (cada)

Ementa:

Através de um trabalho coletivo e interdisciplinar, trata-se de articular a teoria em função da prática e/ou a prática em sua expressão teórica, de modo que, concomitantemente, a teoria ilumine a prática e esta conduza à reelaboração daquela. Nesses termos, diferenciadas áreas temáticas se configuram para o desenvolvimento dessas atividades curriculares.

 

Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica - 36 horas teóricas + 36 horas práticas

Ementa:

a) orientar os alunos no sentido de canalizarem seus esforços para situações-problema relevantes, nascidas da prática pedagógica, estágio supervisionado e trabalhos desenvolvidos durante o Curso, de modo a  incorporarem conhecimentos teóricos e ações da própria prática;

b) criar oportunidades de atividades práticas de observação e de participação na vida escolar, tendo em vista a coleta de informações de ordem qualitativa e/ou quantitativa, relacionadas ao tema de estudo de cada estudante;

c) fornecer aos alunos um contato sistemático com o quadro teórico-metodológico da pesquisa educacional, de forma que produzam trabalhos de curso com rigor científico.

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 300 horas

Ementa:

Articulado às atividades descritas acima, o trabalho de conclusão de Curso constará da produção de uma Monografia orientada e acompanhada por professores do Curso de Pedagogia e avaliada por uma banca aprovada pelo Colegiado. As normas e orientações básicas para a elaboração da Monografia serão definidas pelo Colegiado do Curso na ocasião em que este currículo for implementado.

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais - 100 horas

Ementa:

As atividades Acadêmico-Científico-Culturais referem-se a estudos extraclasse, tais como: monitorias, programas de iniciação científica (PIC), programas especiais de treinamento (PET), visitas e ações de caráter científico, técnico, cultural e comunitário, projetos de extensão, estudos dirigidos extracurriculares, cursos realizados em áreas afins, integração com cursos seqüenciais correlatos à área, participação em eventos científicos, políticos, sociais e culturaisrelacionados à educação, dentre outros avaliados segundo critérios estabelecidos pela legislação pertinente da UFSJ.