CIÊNCIA

TECNOLOGIA INOVAÇÃO 

Os avanços da biotecnologia moderna nos últimos anos modificaram fundamentalmente a compreensão dos sistemas vivos com grande impacto na área médica. A utilização de métodos matemáticos, físicos e computacionais no estudo de fenômenos associados aos seres vivos, tradicionalmente abordados somente nas ciências biológicas, continua causando uma revolução nas áreas das ciências bioquímicas e moleculares.

Essa revolução é fruto de inúmeras iniciativas de caráter inter e multidisciplinar, que se reflete em novos programas de graduação e pósgraduação e diversos setores das indústrias.

O Curso de graduação em Bioquímica da UFSJ, em contexto da criação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) em Divinópolis, juntamente com os cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina foi criado no ano de 2008 e tem como objetivos formar profissionais capazes de atender setores estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do país e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos.

O conteúdo do curso é centrado em ciência, tecnologia e inovação, permitindo a integração de conceitos e aplicações em biociências nas áreas de saúde humana e animal, agronegócio, ciências ambientais e bioenergia. Há sólida abordagem molecular dos fenômenos biológicos enfatizando a bioquímica e biologia molecular. Sobre essa base são introduzidos conceitos de diagnóstico e resolução de problemas, como o planejamento e modelagem de bioativos, engenharia genética e de proteínas, nanobiotecnologia, bioinformática, processos fermentativos, terapia celular e gênica, tecnologia de vacinas, entre outros.

 
                                                  A BIOQUÍMICA
 
 

A Bioquímica é uma área do conhecimento humano que busca explicar a vida no âmbito molecular. Além de definir a natureza química das biomoléculas, os bioquímicos procuram entender os processos envolvidos na formação e degradação dessas moléculas e como esses processos são regulados.

Esse conhecimento é um pré-requisito para o entendimento das funções biológicas normais, adaptando-as e modificando-as para fins úteis. Além disso, é também fundamental para o entendimento das funções anormais desencadeadoras das desordens bioquímicas, permitindo assim uma contribuição para o melhor tratamento das mesmas.

A compreensão das estruturas químicas de biomoléculas e de suas interações celulares tem ajudado o ser humano a entender os processos da vida e resolver problemas de natureza médica e biológica.

Está relacionada à ciência valorizadora da prática: gera técnicas poderosas que são base para outros campos do conhecimento, como a genética, biologia celular e imunologia, entre outros.

 
 
 
                                                  PERFIL DO EGRESSO
 

Profissional bioquímico com competências e habilidades para atuar profissionalmente no desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação nos importantes segmentos da sociedade, relacionadas às indústrias e agronegócio, que demandam conhecimentos dos processos bioquímicos e de biologia  Molecular, como nas áreas das ciências da saúde humana, agricultura, meio ambiente e bioenergia.

 

                                                 MERCADO DE TRABALHO 
*Pesquisa e Desenvolvimento em Laboratórios e Institutos públicos e privados;
*Pesquisa e Desenvolvimento em empresas de Biociências;
*Indústrias: Química, Farmacêutica, Biotecnológica, Alimentar e de Agronegócio;
* Empresas: técnicos ou profissionais na área de vendas e marketing;
*Agências regulatórias governamentais;
*Ensino Superior;
                                           INFRA-ESTRUTURA
 

Números

Laboratórios

1

Química 1 

2

 Química 2

3

Química de macomoléculas 

4

Química Metabólica 

5

 Instrumentação Analítica

6

 Biologia Molecular

7

 Bioinformática

8

 Microbiologia

9

 Morfofuncional

10

 Parasitologia

11

Imunologia 

12

 Síntese de Bioativos

13

Cultura de Células e Tecidos

14

Biotecnologia

 
 CARACTERÍSTICAS DO CURSO:

Titulação: Bacharel em Bioquímica;

Registro profissional: Conselho Regional de Química (pontuação: 13)

Número de vagas: 50 vagas/turno: integral/duas entradas por ano;

Tempo mínimo de integralização do curso: 4 anos;

Tempo máximo de integralização do curso: 7 anos;

Carga horária total do curso: 3650 horas;

Unidades curriculares obrigatórias: 3006 horas;

Unidades curriculares optativas e eletivas: 144 horas;

Atividades Complementares: 140 horas;

Trabalho de Conclusão de Curso: Monografia ou Estágio em empresas: 360 horas;

40% do curso com aulas práticas;

95% dos professores doutores e com dedicação exclusiva para ensino, pesquisa e extensão.

 
 

  veja mais


Última atualização: 11/02/2019