Notícias


INPI lança boletim com ranking dos depositantes residentes de patentes em 2016

A UFSJ ocupa o quadragésimo lugar entre todos os depositantes residentes, instituições públicas e empresas. São considerados depositantes residentes pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI as pessoas físicas e jurídicas nacionais. As instituições de ensino e pesquisa representam setenta por cento dos cinquenta primeiros depositantes. 
 
Em 2016, ano de referência do ranking publicado, a UFSJ depositou doze pedidos de patente de invenção, sendo que cinco pedidos de patente de modelo de utilidade, que também foram depositados, não foram considerados no ranking, tendo em vista que ainda não passaram por exame formal no INPI.
 
Em 2017, esse número de depósitos já será igualado no primeiro semestre. A previsão do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ - NETEC é, em 2017, pelo menos dobrar o número de pedidos de 2016, elevando o número total de pedidos de patentes da UFSJ para mais de oitenta.    
 
Os pedidos de patente da UFSJ, já publicados pelo INPI, são expostos em portfólio no site do NETEC e de instituições parcerias e oferecidos em editais para a transferência ao setor produtivo. 
 
Atualmente há uma carta patente conferida à UFSJ pelo INPI e três pedidos de patente estão em fase de testes e negociação com empresas interessadas no desenvolvimento dos produtos. 

Ranking dos depositantes 

Boletim Mensal de Propriedade Industrial - INPI