NÚCLEO DE APOIO PSICOLÓGICO E EDUCATIVO AO ESTUDANTE, RESIDENTE DE MEDICINA
Objetivo geral
- Apoiar os processos de ensino-aprendizagem do curso de medicina e dos programas de residência médica da UFSJ/CDB pautada na relação educativa emancipatória.
Objetivos específicos
- assistir aos estudantes do curso de medicina durante todo o curso;
- assistir aos médicos residentes da UFSJ;
- incentivar a capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde;
- proporcionar espaços de formação e de orientação educativa aos docentes e aos preceptores coerentes com as DCN, PPC, NDE e demais diretrizes do MEC e do MS;
- estimular ações que articulem ensino, pesquisa, extensão e gestão no campo da saúde na UFSJ;
- Oferecer aos docentes conhecimentos teórico-práticos quanto ao Currículo do Curso em seu aspecto operacional;
- Proporcionar ampliação e aprimoramento das práticas educativas na formação médica.
METODOLOGIA DE TRABALHO
Para promover apoio aos processos de aprendizagem adotaremos múltiplas estratégias que para tal contará com uma delimitação do público-alvo, com uma equipe especializada e parcerias, além de definição de diferentes ações e abordagens que visam abranger a complexidade do cenário apontado.
- Roda de conversa com estudantes, professores e profissionais de saúde sobre assuntos pontuais relativos aos processos de aprendizagem vividos na instituição. (grupos abertos)
- Oficina de grupos com estudantes com encontros contínuos e programados para para acolhimento das demandas de convivência universitária e adaptações ao curso.
- Plantão psicológico para acolhimento de demandas emergências ou pontuais dos estudantes.
- Atendimento psicológico, psiquiátrico e assistencial para estudantes.
- Atendimento individual ou grupal de orientação de carreira e plano de vida para estudantes, professores e profissionais de saúde.
- Grupo de orientação de estudos para estudantes.
- Oficinas educativas para docentes e preceptores.
- Reuniões e orientações aos docentes e preceptores.
- Programa de Desenvolvimento Docente Permanente.
Última atualização: 06/06/2022