IV Seminário de Iniciação à Docência


IV SID - Seminário de Iniciação à Docência

Para conhecer o cronograma do IV SID, clique aqui.


Para baixar o Edital Conjunto 001/2015/PROPE/PROEN/PROEX/ASSIN para seleção de monitores de apoio ao XIII CPC, clique aqui.
Período de inscrição no Edital: de 15 a 20 de setembro de 2015.
Para conhecer o resultado do Edital Conjunto 
001/2015/PROPE/PROEN/PROEX/ASSIN, clique aqui.


Para fazer sua inscrição no IV SID, acesse www.intranet2.ufsj.edu.br/cpc. (inscrições encerradas)

Os trabalhos poderão ser apresentados nas quatro modalidades abaixo:

a) Apresentação oral;
b) Seções de socialização de práticas de ensino e vivências pedagógicas;
c) Mostra de vídeos;
d) Exposição de materiais pedagógicos.

Calendário:

  • Submissão dos resumos das propostas - 7 a 9 8 a 11 de setembro de 2015, às 23h59min
  • Submissão do artigo completo (modalidade Apresentação Oral, exclusivamente) - até 21 de setembro de 2015
  • Divulgação da Programação - a partir de 21 de setembro de 2015
  • Realização do Evento - 6 a 8 de outubro de 2015

Normas para submissão de trabalhos e formatos das apresentações:

a) Apresentação oral: Esta modalidade compreende a apresentação de artigos completos. Os participantes dessa modalidade terão, no máximo, 15 minutos para apresentarem o trabalho oralmente. Serão disponibilizados computador e datashow para as apresentações. Para inscrição nesta modalidade, deve-se submeter, a princípio (até dia 9 de setembro de 2015), um RESUMO de acordo com as normas descritas aqui. O TRABALHO COMPLETO deverá ser enviado até o dia 21 de setembro de 2015 e obedecer às normas descritas aqui.

b) Exposição de materiais pedagógicos: Os materiais pedagógicos produzidos pelos subprojetos poderão ser expostos no corredor do Teatro do Campus Dom Bosco, em mesas a serem dispostas para tal finalidade. Os bolsistas deverão criar escalas de revezamento, para que os materiais sejam expostos concomitantemente às atividades. Para se inscrever nessa modalidade, o participante deverá submeter um resumo que descreva minimamente o material produzido, bem como sua concepção, aplicações etc. O RESUMO deverá estar de acordo com as normas descritas aqui.

c) Seções de socialização de práticas de ensino e vivências pedagógicas: Nesta seção todos os presentes deverão receber um ‘handout’ (cópia do resumo) que será lido, em voz alta, pelo(s) autor(es). Nesse momento, não será permitida a discussão. Após as leituras, abre-se para as conversas, debates, sugestões e/ou considerações. O RESUMO deverá estar de acordo com as normas descritas aqui.

d) Mostra de vídeos: Nesta seção, os vídeos deverão ter uma duração entre 5 a 10 minutos. Após a execução de um conjunto de vídeos será aberto um debate para discussão coletiva. Os autores deverão deixar disponível para os presentes um resumo contento uma breve sinopse do vídeo que será exibido. O RESUMO deverá estar de acordo com as normas descritas aqui.