XXII Seminário de Iniciação Científica


Inscrição Cronograma Apresentações Resumos e Trabalhos Completos
Avaliações Certificados Anais Destaques e Menções Honrosas

ATENÇÃO ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSJ: Quem tiver interesse em participar do XXII SIC como coordenador de sessão, deve enviar mensagem para sic@ufsj.edu.br informando seus dados e sua disponibilidade (Campus / turno). Deve colocar no assunto "Inscrição para coordenador de sessão do XXII SIC".


Para baixar o Edital Conjunto 001/2015/PROPE/PROEN/PROEX/ASSIN para seleção de monitores de apoio ao XIII CPC, clique aqui.
Período de inscrição no Edital: de 15 a 20 de setembro de 2015.

Para conhecer o resultado do Edital Conjunto 001/2015/PROPE/PROEN/PROEX/ASSIN, clique aqui.


O Seminário de Iniciação Científica é um dos eventos do Congresso de Produção Científica e Acadêmica que prioriza a participação de alunos da UFSJ com trabalhos concluídos de iniciação científica. A apresentação no evento constitui-se como parte dos compromissos assumidos pelo aluno e pelo orientador junto aos programas institucionais de iniciação científica da UFSJ e as agências de fomento. Para a avaliação dos trabalhos de iniciação científica, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação conta com a participação da Câmara Interna e do Comitê Externo.

Objetivos do evento:

  • Divulgar para toda a comunidade os trabalhos de iniciação científica desenvolvidos durante o ano;
  • Contribuir para a consolidação de uma cultura da pesquisa na instituição, incentivando a circulação de informações e o debate em torno dos trabalhos que estão sendo produzidos por professores e alunos;
  • Incentivar o trabalho conjunto de professores e alunos, por meio dos trabalhos de orientação de iniciação científica nos programas institucionais de iniciação científica;
  • Consolidar a cultura de avaliação pública da produção acadêmica através da exposição, em linguagem científica, dos resultados obtidos com os trabalhos de investigação realizados;
  • Assegurar por meio do processo de avaliação dos trabalhos apresentados pelos alunos condições para a melhoria dos programas institucionais de iniciação científica;
  • Contribuir para a consolidação da dimensão acadêmica da pesquisa;
  • Despertar e incentivar novos talentos potenciais para a pesquisa, preparando-os para o ingresso na pós-graduação.