Assista pelo nosso canal:

https://bit.ly/DaletYouTube

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

08/06 – SEGUNDA-FEIRA

20h – MESA - POR UMA DIMENSÃO COGNITIVA DO DISCURSO: COGNIÇÃO E LINGUAGEM

Prof. Dr. Antônio Luiz Assunção

Doutorado pela UFMG em Estudos Linguísticos. Professor Associado IV da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras.  Interesse de pesquisa em Cognição e Linguagem, Estudos Discursivos e Teoria da Enunciação. Possui trabalhos publicados com foco nos estudos discursivos, cognição e linguagem.

 

Prof. Dr. Argus Romero Abreu de Morais

Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (2005), especialista em Ensino de História pela Faculdade Farias Brito (2008), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2010) e doutor em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). De março de 2013 a março de 2014, realizou "estágio doutoral" na Universidade Paris-Est Créteil (Paris XII), em Créteil, na França. De maio de 2015 a maio de 2016, financiado pelo PNPD/Capes, desenvolveu a pesquisa de pós-doutorado O problema mente/corpo na Análise do Discurso Francesa no Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), ao qual continua vinculado como professor colaborador. É também professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei, onde, desde novembro de 2016, financiado pelo PNPD/Capes, desenvolve a pesquisa de pós-doutorado "O discurso político da extrema-brasileira na atualidade". Em 2019, tornou-se membro do GT de Argumentação da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística.

Assista em: https://youtu.be/brrM8EPitUo

 

09/06 – TERÇA-FEIRA

16h - ENTRE O (NÃO)QUERER, SABER, PODER, FAZER: EXPERIÊNCIAS E AGÊNCIA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Profa. Dra. Carolina Vianini

Professora de língua inglesa e linguística aplicada no Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Coordenadora Pedagógica do Programa Flagship Português UFSJ/ University of Georgia. Coordenadora Geral Programa ETAs (English Teaching Assistants CAPES/Fulbright - UFSJ). Possui graduação (2003) em Letras pela Universidade Federal de São João del Rei, mestrado (2009) e doutorado (2014) em Linguística Aplicada na área de ensino/aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participa do grupo de pesquisa GRPesq/CNPq NALET (Núcleo de Aprendizagem de Línguas e Ensino Tecnológico). Tem experiência na área de ensino e aprendizagem de inglês e português como língua adicional e seus interesses acadêmicos concentram-se nos seguintes temas: experiências de ensino e aprendizagem de línguas adicionais, formação de professores, complexidade/ecologia, agência, motivação.

 

Convidada: Karla Cristina da Costa

Graduada em Letras - Língua Portuguesa (2019) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e graduanda em Letras - Língua Inglesa e suas Literaturas, também na UFSJ. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e monitora de Português como Língua Adicional (PLA) no Programa Flagship Português (UFSJ/ University of Georgia). Tem interesse na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras/ adicionais e atualmente faz Iniciação Científica na área de PLA e também é professora bolsista no Programa Pré-PEC-G.

 

Assista em: https://youtu.be/0pJGbMnYVA8

 

20h - UMA BREVE CONVERSA SOBRE ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL PARA OS ESTUDOS DA LINGUAGEM

Prof. Dr. Cláudio Márcio do Carmo

Graduado em Letras pela Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI), hoje Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestre em Linguística e Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-Doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), e em Linguística Aplicada pela University of Georgia (UGA). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Autor dos livros: O lugar da cultura nas teorias de base Linguística Sistêmico-Funcional; Uma análise crítica dos discursos sobre o sincretismo em mídia impressa e Português como língua estrangeira. Pesquisa principalmente questão étnico-racial, questão religiosa, grupos minoritários e vulneráveis e discurso de ódio.

 

Assista em: https://youtu.be/ZFmrVGvh0BM

 

11/06 – QUINTA-FEIRA

16h - O DISCURSO DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: ESTRUTURA E ARTICULAÇÃO COM A CONJUNTURA POLÍTICA ATUAL

Prof. Dr. Edmundo Narracci Gasparini

Professor do Departamento de Letras, Artes e Cultura e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSJ. Áreas de atuação: Análise do Discurso; ensino e aprendizagem de língua inglesa.

 Convidada: Thamiris Chaves de Oliveira

Graduanda do curso de Letras - Português da UFSJ. Desenvolve pesquisa sobre o Escola sem Partido em nível de iniciação científica.

 

Assista em: https://youtu.be/5UBtYXYwqZg

 

20h - MEMÓRIA, PÓS-MEMÓRIA – RELAÇÕES ÁFRICA-BRASIL-PORTUGAL

Profa. Dra. Eliana da Conceição Tolentino

Professora associada III na Universidade Federal de São João Del-Rei atuando no Departamento de Letras, Artes e Cultura. Cursou a graduação em Letras na Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1985), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Letras: estudos literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) – UFMG.  Realizou o pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), em 2016.  Na área de Letras, atua principalmente nos seguintes temas: memória cultural, pós-memória, literatura portuguesa, literatura africana em língua portuguesa, teoria literária e crítica da cultura.

 

Convidadas: Beatriz Evangelista de Oliveira

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente é bolsista da FAPEMIG (Fundação de Amparo a pesquisa do Estado de Minas Gerais) no programa de Pós-graduação em Teoria Literária e Critica da Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei.

Carmem Roquini Juliacci Santana

Mestranda em Teoria Literária e Crítica da Cultura, na linha de pesquisa Literatura e Memória Cultural (PROMEL/UFSJ) e bolsista FAPEMIG. Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi bolsista pelo programa voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) e pela Iniciação à Docência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) de 2016 a 2017. Experiência na área de Letras.

Clenir da Conceição Ribeiro

Mestranda em Letras na linha de pesquisa Literatura e Memória Cultural, na Universidade Federal de São João del-Rei. Graduação em Letras - Língua Portuguesa e suas literaturas - pela Universidade Federal de São João del-Rei (2018). Professora de Educação Básica - Língua Portuguesa - na Escola Estadual “Afonso Pena Júnior” (São Tiago-MG). Foi bolsista do programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC-UFSJ), desenvolvendo trabalho na linha de pesquisa Literatura e Memória Cultural.

Thaís Marley Ferreira da Silveira

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras – Teoria Literária e Crítica da Cultura – UFSJ. Graduação em Letras – Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade Federal de São João del-rei - UFSJ. Graduação em Direito pelo Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida – IPTAN. Desenvolveu trabalho de Iniciação Científica na linha de pesquisa Literatura e Memória Cultural.

 

Assista em: https://youtu.be/3G7q8cJgou8

 

12/06 – SEXTA-FEIRA

16h - O PROFESSOR E A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Profa. Dra. Fernanda Henriques Dias

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), especialista em Tradução pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestre (2007) e doutora (2011) em Letras, com ênfase em Estudos da Linguagem, pela mesma instituição. É professora de Língua Inglesa da Universidade Federal de São del Rei, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Inglesa, formação de professores, escola pública e formação permanente do professor, cultura e identidade, bilinguismo e inclusão.

Convidado: Altair Sebastião de Sousa

Graduado em Letras pela Universidade Federal de São João del Rei (2002) e especialista em Educação, pobreza e desigualdade social pela Universidade Federal de Minas Gerais  (2018) e em Educação empreendedora pela Universidade Federal de São João del Rei (2019). Trabalhou por dois anos como professor de Sala de Recursos Multifuncional pela SEE-MG. Atualmente, é professor efetivo na Escola Estadual Dr. Antônio Batista do Nascimento e também na Escola Municipal Hildebrando Teixeira. Possui experiência na área de Contação de histórias (Educação Infantil) e Alfabetização e Letramento (Redação, Literatura Infantil e Língua Inglesa - do 1º ao 5º ano) e Língua Portuguesa (do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio). Nos anos de 2013 e 2014 trabalhou com Língua Portuguesa em uma Turma de Tempo Integral (PROETI - Mais Educação), com a qual desenvolveu o projeto "Mina d’água do meu canto". É oficineiro da inclusão e já realizou oficinas em várias escolas públicas.

 

Assista em: https://youtu.be/06asmHr7Hd0

 

20h - ENSINOS DA LINGUAGEM: PESQUISA, AÇÃO E TRANSFORMAÇÕES

Prof. Dr. José Antônio Oliveira de Resende

Professor do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei. Formou-se em Letras pela então Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, hoje UFSJ. É pós-graduado lato sensu em Língua Portuguesa pela PUC-MG. Fez seu Mestrado na UFMG em Língua Portuguesa e seu Doutorado também na UFMG, dentro da área de Estudos Linguísticos. No Doutorado, sua tese versou sobre a questão do livro didático de português, o que lhe rendeu, em 2007, o Prêmio UFMG de Teses. No Departamento de Letras da UFSJ, José Antônio leciona disciplinas relacionadas com o ensino de língua portuguesa, produção de texto, leitura, formação do professor e criatividade textual. Também leciona Latim Elementar, Latim Intermediário e Latim Avançado. Durante sua vida acadêmica, vem orientando pesquisas relacionadas a essas áreas e ministrando palestras, cursos, minicursos e mesas-redondas. Ministra também, há vários anos, palestras sobre a importância e as estratégias da comunicabilidade no ambiente de trabalho. José Antônio é escritor, poeta, compositor, ator, autor de peças teatrais e cronista, sendo que suas crônicas se encontram em três jornais da região: Folha das Vertentes, Tribuna Sanjoanense (esses dois de São João del-Rei) e Jornal das Lajes (da cidade de Resende Costa). Além desses, suas crônicas ainda podem ser lidas no site da Fundação Yedda & Augusto Frederico Schmidt, do Rio de Janeiro. Também é o autor da letra e da música do Hino da UFSJ. É autor de livros e de artigos variados. Seu último livro, A mulher na bolsa, foi publicado em quatro países: Portugal, Brasil, Cabo Verde e Angola, em dezembro de 2016.

 

Assista em: https://youtu.be/6uOEgzKMiSA

 

13/06 – SÁBADO

16h - UMA CONVERSA SOBRE OBRAS CONTEMPORÂNEAS DA DIÁSPORA ESCRITAS POR MULHERES, PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO

Profa. Dra. Juliana Borges Oliveira de Morais

Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (2014), UFMG. Mestre em Literaturas de Expressão Inglesa pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (2010), UFMG; Licenciada em Letras (2006), UFMG. Bacharel em Medicina Veterinária (1999), UFMG. Professora do Departamento de Letras, Arte e Cultura na UFSJ, atuando nos cursos de Letras e Letras - Língua inglesa e suas literaturas. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Inglesa (UFMG) e do grupo de pesquisas Mulheres em Letras (UFMG).  Áreas de interesse: literaturas escritas por mulheres e literaturas contemporâneas da diáspora.

 

Convidada: Karina Almeida Moura

Licencianda em Letras – Língua Inglesa e Suas Respectivas Literaturas, pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-Inglês) - agosto de 2018 até dezembro de 2019. Participa do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) - agosto de 2019 até julho de 2020. Projeto intitulado: Literaturas Contemporâneas da Diáspora: trajetórias identitárias em Breath, Eyes, Memory e The Scorpion’s Claw. Orientadora: Juliana Borges Oliveira de Morais.

 

Assista em: https://youtu.be/GzhA8zE2T9k

 

15/06 – SEGUNDA-FEIRA

16h - AS FORMAS DA LÍNGUA E OS MOVIMENTOS HISTÓRICO-SOCIAIS DA SIGNIFICAÇÃO

Profa. Dra. Luciani Dalmaschio

Possui Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ e coordenadora do Curso de Letras - Língua Portuguesa e suas Literaturas. É membro do grupo de pesquisa ENUNCIAR, da Universidade Federal de Minas Gerais e Vice-Coordenadora do GT Semântica e Estudos Enunciativos da ANPOLL. Principais áreas de estudo: semântica, sintaxe, enunciação.

 

Assista em: https://youtu.be/Nu2dIXI7WD8

 

20h - ENSINO DE LÍNGUA ADICIONAL, TRADUÇÃO E ACESSIBILIDADE

Prof. Dr. Marcos Pereira Feitosa

Professor efetivo da UFSJ desde 2010, atualmente coordenador do Curso de Letras - Língua Inglesa e suas Literaturas. Formado em Secretariado Executivo Trilíngue pela UFV, mestre e doutor em Estudos da Tradução pela UFMG, com ênfase em Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística de Corpus e Estudos da Tradução Audiovisual.

 

Assista em: https://youtu.be/8fTP15IcVoI

 

16/06 – TERÇA-FEIRA

16h – MESA - O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFSJ

Prof. Dr. Luiz Manoel da Silva Oliveira
ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL na Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG, de 15/02/2016 a 14/02/2017; DOUTOR em LETRAS (Ciência da Literatura/Literatura Comparada) pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ago/2007); MESTRE em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003); ESPECIALISTA em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003); LICENCIADO em Letras (Inglês e Literaturas de Língua Inglesa - UERJ/1983); LICENCIADO em Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa - UERJ/1986). Atualmente é Professor ASSOCIADO I no DELAC - Departamento de Letras, Artes e Cultura, da UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei, desde 29/01/2009, e membro permanente do corpo docente do PROMEL - Programa de Mestrado em Letras da UFSJ, desde 01/04/2013. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa e na Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: questões de gênero, raça e etnia; feminismo(s); comparativismo; pós-colonialismo; estratégias narrativas pós-modernas; escrita feminina; diásporas; intertextualidade e interdisciplinaridade, nas literaturas em língua inglesa e em vieses comparatistas.

Prof. Dr. Antônio Luiz Assunção
Doutorado pela UFMG em Estudos Linguísticos. Professor Associado IV da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras.  Interesse de pesquisa em Cognição e Linguagem, Estudos Discursivos e Teoria da Enunciação. Possui trabalhos publicados com foco nos estudos discursivos, cognição e linguagem.

 

Assista em: https://youtu.be/HK6hYBew6Do

 

 

20h – MESA - LETRAMENTOS, GÊNEROS E ENSINO DE LÍNGUAS

Profa. Dra. Laura Silveira Botelho

Professora adjunta do curso de Letras da Universidade Federal de São João Del Rei e professora colaboradora do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Programa de Pós-graduação Profissional da Universidade Federal de Juiz de Fora. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Letramentos, gêneros e ensino. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, gestão educacional, ensino de Língua Portuguesa, teoria de gêneros (textuais/discursivos), teorias de letramentos, Letramentos Acadêmicos.

 

Profa. Dra. Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite

Professora adjunta do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei. É doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Ensino e Aprendizagem de línguas estrangeiras. Tem uma vasta experiência em ensino de inglês em cursos de idiomas, escola regular e universidade.  Suas pesquisas abrangem, principalmente, os estudos dos letramentos, sendo seus temas de interesse, notadamente: letramentos críticos, letramentos visuais, formação de professores, ensino e aprendizagem da língua inglesa. É participante dos seguintes grupos de pesquisa e projeto: Núcleo de Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação (NECLLE- UFMG), Letramentos, Gêneros e ensino (LEGEN-UFSJ) e Projeto Nacional Novos Letramentos da USP.

 

Profa. Dra. Marília de Carvalho Caetano Oliveira

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (2008). Sua carreira no ensino superior inclui funções pedagógicas e administrativas em cursos de Licenciatura, Bacharelado e Graduação Tecnológica. Na UFSJ, tem lecionado nos cursos presenciais de Letras, Geografia, Engenharia de Produção e Artes Aplicadas. Na modalidade a distância, trabalhou no Curso de Especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização. De julho de 2013 a junho de 2016, coordenou o subprojeto de Letras - Português no âmbito do PIBID/CAPES, bem como o Grupo de Estudos Direcionados ao Ensino de Língua Portuguesa (GEDELP), vinculado ao referido subprojeto. De abril de 2016 a novembro de 2018, coordenou o curso de Letras da UFSJ. Como atividade de Extensão, trabalha como tutora da Empresa Jr. "Singular". A partir de novembro de 2018, passou a integrar o grupo de pesquisa do CNPQ "Letramentos, gêneros e ensino (LEGEN)", liderado pela Profª Laura Silveira Botelho. Atualmente, desenvolve o projeto integrado de pesquisa intitulado “O processo de produção de gêneros acadêmicos: reflexões e desdobramentos", subsidiado por teorias inseridas no campo da Linguística Aplicada, como os Letramentos Acadêmicos, o Interacionismo Sociodiscursivo e a Sociorretórica.


Convidado: Prof. Dr Fernando Augusto Teixeira (DTECH/ CAP/UFSJ)
Professor da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei). Doutor em Ciência da Computação pela UFMG (2015). Fez mestrado (2005) e graduação (2000) em Ciência da Computação pelo DCC/UFMG e MBA executivo em Gestão Estratégica de TI pela FGV (2009). Tem experiência no desenvolvimento de sistemas distribuídos, sistemas embarcados e gerenciamento de redes em especial para o setor de Telecomunicações e Internet. Suas áreas de interesse de pesquisa incluem sistemas distribuídos, redes sem fio, compiladores e segurança de sistemas. Atualmente realiza pesquisas relacionadas a Internet das Coisas (IoT), Agronegócio 4.0, Indústria 4.0 e Redes Veiculares (VANETs). Atua também como representante do Startup Universitário no Campos Alto Paraopeba em parceria com a SEDECTES (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) do Estado de Minas Gerais, que tem como principal propósito despertar a cultura empreendedora e o desenvolvimento dos ecossistemas universitários. Realiza projetos de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico com empresas e instituições públicas da região como a empresa Vero Internet, Gerdau Açominas e a Prefeitura Municipal de Congonhas.

 

Assista em: https://youtu.be/qcM4FX3o_UE

 

17/06 – QUARTA-FEIRA

16h - TRAJETOS CONVERGENTES: ENSINO, INTERMIDIALIDADE, PESQUISA

Profa. Dra. Miriam de Paiva Vieira

Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (com mobilidade na Universidade de Lund, Suécia) pela UFMG, onde fez pós-doutorado financiado pelo programa PDJ/CNP. Mestre em Literaturas de Expressão Inglesa pela UFMG e bacharel em arquitetura. Professora adjunta do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), onde atua no Programa de Mestrado em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, outras Artes, e Mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos sobre a intermidialidade e seu ensino no âmbito da graduação; écfrase; adaptação; relações entre literatura, pintura e arquitetura.

 

Convidada: Clara Matheus Nogueira

Cursou Letras e fez mestrado em Estudos Literários pela UFMG. Atualmente faz doutorado, também na UFMG, pesquisando sobre adaptações literárias para as redes sociais. É podcaster, apresentadora e roteirista do canal mimimidias, criado em 2017. No mimimidias, produz vídeos e podcasts sobre literatura, internet e audiovisual, com o objetivo de tornar sua produção e interesses acadêmicos mais acessíveis para a comunidade em geral. 

 

Assista em: https://youtu.be/TI8_MSA3AY4

 

 

20h - DIÁLOGOS ENTRE A SEMÂNTICA E OS ESTUDOS DISCURSIVOS: POSSÍVEIS REPERCUSSÕES NO ENSINO

Profa. Dra. Nádia Dolores Fernandes Biavati

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1999), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São João Del-Rei (MG) e atua no Programa de Mestrado em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: discursos sobre a escola, discursos sobre trabalho e trabalhador, gêneros das/nas instituições, identidade (s), análise discursiva a partir de aspectos da vida social.

 

Assista em: https://youtu.be/_dsdOTOZsm8

 

18/06 – QUINTA-FEIRA

16h - ESTUDOS EM LINGUÍSTICA COGNITIVA: OS ENQUADRAMENTOS CONCEITUAIS RESULTANTES DOS PROCESSOS METAFÓRICO E METONÍMICO

Profa. Dra. Natália Elvira Sperandio

Doutora em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada, linha linguagem e tecnologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras (Licenciatura em língua portuguesa e suas respectivas literaturas) pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2007), mestrado em Letras (Área de concentração: Teoria Literária e Crítica da Cultura - Linha de Pesquisa: Discurso e Representação Social) e Phd em Letras por essa mesma universidade. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Tem interesse na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Cognitiva, Linguística enunciativa e discursiva, Gêneros textuais/discursivos.

 

Assista em: https://youtu.be/rb3BNSOCNsg

 

20h - “UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS?” OS LETRAMENTOS VISUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Profa. Dra. Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite

Professora adjunta do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei. É doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Ensino e Aprendizagem de línguas estrangeiras. Tem uma vasta experiência em ensino de inglês em cursos de idiomas, escola regular e universidade. Suas pesquisas abrangem, principalmente, os estudos dos letramentos, sendo seus temas de interesse, notadamente: letramentos críticos, letramentos visuais, formação de professores, ensino e aprendizagem da língua inglesa. É participante dos seguintes grupos de pesquisa e projeto: Núcleo de Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação (NECLLE- UFMG), Letramentos, Gêneros e ensino (LEGEN-UFSJ) e Projeto Nacional Novos Letramentos da USP.

 

Convidada: Rhanna Karen Reis Silva

Graduanda em Letras/Inglês pela Universidade Federal de São João del-Rei. Participou do PIBID/Inglês, da UFSJ, por um ano e seis meses. É orientanda de Iniciação Científica da profa. Patrícia Costa Leite. Seu projeto se intitula “Uma imagem vale mais que mil palavras?” Atividades pedagógicas em língua inglesa baseadas nos Letramentos Visuais (PIIC/UFSJ). É professora de língua inglesa no Centro Educacional Wanderley Arruda (CEWA), em Dores de Campos/MG.

 

Assista em: https://youtu.be/AXdI6AXisqU

 

19/06 – SEXTA-FEIRA

10h - ESCRITA E ORALIDADE NOS ROMANCES DE MIA COUTO

Profa. Sirley Trindade Vilela Lewis

Graduação em Letras (Português/Inglês) pela UFSJ. Mestre em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura pela UFSJ. Foi professora substituta nos cursos de Letras da UFSJ. Atualmente é professora e coordenadora pedagógica na escola de idiomas Speak Up. Há mais de 20 anos no ensino de línguas, com experiência em escolas regulares, de idiomas e em universidade.

 

Assista em: https://youtu.be/U7E06WndFF0

 

16h - A LITERATURA SURDA

Profa. Rosely Lucas de Oliveira

Possui graduação em Letras LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) em distância no pólo INES/RJ, graduação em Pedagogia ênfase em Necessidade Educacional Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015). Atualmente é professora da Universidade Federal de São João Del-Rei.

Convidada: Mariana de Oliveira Ferreira
Surda. Graduada em Engenharia de Produção pela Fundação Educacional de Divinópolis / Universidade Estado de Minas Gerais. Pós-Graduada em Controladoria Financeira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduando em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC com apoio presencial do polo de IFMG campus Ribeirão das Neves-MG. Fluente em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), certificação de aprovação no PROLIBRAS 2009 - Exame Nacional de Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Atuou como bolsista do projeto de pesquisa na seguinte área de conhecimento: Tecnologia como softwares assistivos, outras áreas afins e projeto de extensão na seguinte área de conhecimento: Educação a Distância (EAD), área de Surdez, área de idioma de Libras. Exerceu como professora da disciplina Libras (Básico) de Curso de Pós-Graduação em Tradução e Interpretação de Libras. Assumi de Equipe Central: área de surdez da Coordenadoria de Políticas para Capacitação Especializada e Acessibilidade de DESP/SEEMG (Diretoria da Educação Especial/Secretaria de Educação do Minas Gerais). Tem experiência na área educacional na Educação Básica, Educação Profissional, Educação Superior; e na área administrativa: educacional, financeira e industrial.

 

Assista em: https://youtu.be/sHPtFgN0FUA

 

20h - POESIA E CIDADE: ATRAVESSAMENTOS

Profa. Dra. Maria Angela de Araújo Resende

Doutora em Literatura Comparada (UFMG), Mestre em Teoria Literária (UFMG), Professora de Teoria Literária e Literatura Brasileira, Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSJ e do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade.

 

Convidado: Thales Gabriel Trindade de Moura
É graduado em Letras, e Mestre em Teoria Literária e Memória Cultural para UFSJ. Defendeu sua dissertação sobre a relação da poesia de Fabiano Calixto e a experiência urbana sob orientação da professora Maria Ângela de Araújo Resende. Tem pós-graduação em Didática e Trabalho Docente pelo IF Sudeste MG. Atua, ainda, junto ao coletivo Helleborus de poesia, grupo de poetas locais formados na UFSJ. Teve alguns de seus poemas publicados na revista de poesia e arte contemporânea Mallarmargens. Atualmente é doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela UFMG.

 

Assista em: https://youtu.be/yMkgChaOOP8