Professores e Técnicos


PROFESSORES


Adriana Gomes do Nascimento

Professora Adjunta, nivel III, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), atual Vice-Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, integrante o corpo docente do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas, desde agosto de 2010. Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR (2009), Mestre em Urbanismo pelo PROURB (2000) - ambos os títulos obtidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Arquiteta e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas ? PUCCAMP (1996). Líder do Grupo de Pesquisa A.T.A.-UFSJ, integrante do Laboratório de Arquitetura e Urbanismo Social (LAUS-UFSJ) e do MALOCA/ UNILA, colaboradora OBEDUC/UFMG/UFSJ e do Programa Mais Educação na Região das Vertentes (PME). Experiência como professora universitária desde 2001 e pesquisadora nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional e Artes. Organizadora do Simposio Paisagem e Memoria: Urbanidades (A.T.A., 2013) no 4°Congresso de Letras, Artes e Cultura da UFSJ, do Coloquio Tempos Possíveis (A.T.A., 2012), da Exposição Inter/loc/ações Efêmeras (A.T.A., 2012) e do Seminário Internacional Intervenções Efêmeras em Contextos Urbanos (2006). Integrou o corpo técnico da Secretaria de Urbanismo, no Centro de Arquitetura e Urbanismo, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (2001-2003); Produziu o Prêmio de Artes Plásticas Marcantônio Vilaça, MinC/ Funarte/ Centro de Artes Visuais (2006) e atuou como Arquiteta Associada, Premiada, no Concurso ?El Modelo Europeu de Ciudade? ? Espanha (2000) e no Projeto ?Ideas Urbanas para Santo Domingo? ? República Dominicana (2002). Bolsista da CAPES: 1. estágio de doutoramento sanduíche Territórios Urbanos e Políticas Culturais - âmbito da Cooperação Internacional CAPES-COFECUB em Paris, França, no CNRS/ Maison des Sciences de L´Homme (2004-2005); 2. Mestrado no PROURB/ UFRJ, e 3. na graduação como integrante Programa Especial de Treinamento (PET/ FAU-PUCCAMP). Palavras-chave: ação, educação urbana, espaço-tempo, cidade, metrópole, médio e pequeno portes, contexto, escala, analise urbana, políticas públicas, cultura, patrimônio, planejamento urbano e regional, território, arquitetura e urbanismo, equipamentos coletivos, espaço publico, projeto urbano, urbanização, modernidade, áreas industriais, obsolescência, arte e meio urbano, intervenções, permanência e efemeridade. Para ler textos e artigos da pesquisadora vide: http://urbanissima.blogspot.com.br/.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8228784095279939

e-mail: adriana.nascimento.arq@gmail.com

 

 

Alexandre Henrique Delforge

Graduação em Educação Artística pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, USP, (1989) . Mestrado em Geografia, Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG, (2010). Doutorando em Arqueologia no MAE-USP a partir de 2013. Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 2006, atuando na área do gerenciamento do Patrimônio Arqueológico no Estado de Minas Gerais.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/0980429269146248

e-mail: alex.delforge@gmail.com

 

Ana Cristina Reis Faria

Graduação em "Arquitetura e Urbanismo" pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG (1993). Mestrado em "Ciencias Sociais- Gestão de Cidades" pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas (2003). Professora Assistente da Universidade Federal de São João del Rei e Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo desta Instituição, onde também desenvolve pesquisas e projetos de extensão. Atua nas áreas de Teoria e Projeto de Arquitetura e Urbanismo e de Teoria e História da Arquitetura. Tem experiência e prática na área de projetos de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Requalificação Urbanos e Projetos de Edificações.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3348964003482271

e-mail: anacrfaria@gmail.com

 

Anna Sophia Barbosa Baracho

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), Máster em Medio Ambiente y Arquitectura Bioclimática pela Universidad Politécnica de Madrid (2002), MBA em Administração de Projetos com ênfase em Engenharia Ambiental pelo IETEC (2009), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho com ênfase em Perícia Ambiental pelo IEC-PUCMinas (2010) e mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Escola de Arquitetura da UFMG (2013). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na linha de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento - GIC pela UFMG, pesquisadora do grupo de pesquisa - registrado no CNPq - GRAFT da UFMG, e professor assistente do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (DAUAP) da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Tem experiência na criação e desenvolvimento de projetos arquitetônicos residenciais e comerciais, na elaboração de documentos ambientais, atuando principalmente nas áreas de conforto ambiental, sustentabilidade e tecnologia da arquitetura e do urbanismo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7323204010038726

e-mail: anna.baracho@ufsj.edu.br

 

Bruno de Guimaraens Amarante

Professor auxiliar da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ),no curso: Artes Aplicadas com Ênfase em Cerâmica. Mestrando em artes plásticas pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em artes plásticas, com ênfase em escultura pela UFMG (2009). Tem experiência na área de Artes com ênfase em Cerâmica. Foi professor de cerâmica da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), pela Escola Guignard de Artes Plásticas, entre 2010 a 2012. Atua no campo das artes plásticas, participando em exposições individuais e coletivas, em salões nacionais e internacionas.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/6682156093300340

e-mail: abamarante@gmail.com

 

Clarissa Cordeiro de Campos

Arquiteta Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), com Especialização em Arquitetura e Engenharia de Estabelecimentos de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (2008) e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2013). Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em elaboração e supervisão de projetos de edificações públicas, residenciais, comerciais e da saúde. Presta consultoria na área de conforto ambiental. Atuou como docente do curso de Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012-2013). Professora Assistente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del-Rei desde março/2014, leciona atualmente as disciplinas Introdução ao Conforto Ambiental, e Oficina II.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2879454269259123

e-mail: clarissa.cordeiro@ufsj.edu.br

 

Cristiano Lima Sales

Mestre em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (2012). Graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de São João del-Rei (2011). Graduado em Estudos Sociais/Geografia (Licenciatura) pela Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo (2007). Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa, prática e docência: arte, história, arqueologia, antropologia, geografia, educação patrimonial e educação ambiental. Atualmente é professor assistente no curso de Artes Aplicadas com ênfase em Cerâmica da Universidade Federal de São João del-Rei, lecionando conteúdos relativos à modelagem cerâmica, história da arte e da cultura, disciplinas de formação artística e outras com conteúdo interdisciplinar voltadas para a abordagem da cerâmica como elemento de caráter histórico-antropológico integrante da cultura material das sociedades humanas. Paralelamente à atividade acadêmica, se dedica à carreira de ceramista, na qual procura fazer experimentações pessoais, unindo pesquisa e prática artística.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9994847713708488

e-mail: c.lima@ufsj.edu.br

 

Daniela Abritta Cota

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado e doutorado em Geografia (2002 e 2010 respectivamente) pela UFMG (Área: Organização do Espaço). Atuou na equipe de planejamento urbano da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, MG de 2005 a 2011. Tem experiência de docência e pesquisa nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Geografia Urbana e Análise Ambiental e Organização do Espaço, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano e regional, política urbana e habitação, política urbana e patrimônio cultural, legislação urbana, produção de moradias e capital imobiliário, organização do espaço e atividade turística. Atualmente é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ. Recebeu o VII Prêmio Brasileiro Política e Planejamento Urbano e Regional (promovido pela ANPUR) na modalidade Tese de Doutorado pelo trabalho intitulado “A parceria público-privada na política urbana brasileira recente: reflexões a partir da análise das operações urbanas em Belo Horizonte”.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8818776992177118

e-mail: abritta@ufsj.edu.br

 

Fernanda Nascimento Corghi

Docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João del-Rei (DAUAP/UFSJ). Doutora em Engenharia Civil (2014) pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FEC/Unicamp) na área de concentração de Saneamento e Ambiente. Mestre em Geografia (2008) pelo Instituto de Geociências da Unicamp (IGE) na área de Análise Ambiental e dinâmica territorial. Arquiteta e Urbanista (2005) formada pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FAAC/UNESP). Possui trabalhos publicados e consultorias técnicas nas áreas de planejamento e gestão territorial, com ênfase em bacias hidrográficas, desenho urbano, com ênfase em loteamentos e prevenção de erosões, legislação de uso e ocupação do solo e saneamento.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5823994983399863

e-mail: corgho@gmail.com

 

Flávia Nacif da Costa

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente leciona na Universidade de Itaúna e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e desenvolve projetos de arquitetura. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria, História e Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: experiência, corpo, percepção, prótese, arquitetura, design, arte, estética, sensibilidade, olhar, tecnologia e cidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6279362248463765

e-mail: flnacif@yahoo.com.br

 

Gedley Belchior Braga

Doutor em Ciência da Informação, área de concentração: Cultura e Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [ECA/USP: 2004/2008]. Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração: Ciência da Informação e Documentação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [ECA/USP:2000/2003]. Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pelo Centro de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Minas Gerais [CECOR / EBA / UFMG: 1990/1992]. Graduado em Pintura (Bacharelado) pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais [EBA/UFMG: 1985/1988]. Foi coordenador do Laboratório de Conservação e Restauro do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo de novembro de 1997 a novembro de 2006. Tem experiência nas áreas de Artes, Comunicação e Museologia, com ênfase em conservação e restauração de Arqueologia, Etnologia e Bens Culturais Móveis. Atua como artista plástico multimídia. Realizou duas exposições individuais na Galeria de Arte Raquel Arnaud, em São Paulo ["Love & Hate", 2005; "Obra Póstuma", 2008]. Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas [DAUAP] da Universidade Federal de São João Del Rei, MG.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9488059220586037

e-mail: gedleybraga@gmail.com

 

Kleber José da Silva

Mestre na área de Processos e Procedimentos Artísticos, Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente atua como professor efetivo no curso de Artes Aplicadas na Universidade Federal de São João del Rei. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmica, processo de criação, arte sacra, pintura e escultura

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3663192033044169

e-mail: falakleber@gmail.com

 

Laura Resende Tavares

Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia em arquitetura e urbanismo, mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília na área de tecnologia com ênfase em conforto ambiental e eficiência energética em edificações, cuja pesquisa aborda o Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos - RTQ-C. Atuou na área de patrimônio cultural por meio de projetos de restauração, educação patrimonial e gestão do patrimônio cultural. Atualmente, docente da Universidade Federal de São João del Rei, na área de conforto ambiental, sustentabilidade e projeto.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9531397121546974

e-mail: laura_tavares@ufsj.edu.br

 

Lívia Ribeiro Abreu Muchinelli

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2007) e mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2010). Atualmente é Professora da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5058325172247957

e-mail: liviamuchinelli@ufsj.edu.br

 

Liziane Peres Mangili

Arquiteta e Urbanista (IAU-USP/2000); especialista em Restauração e Reabilitação do Patrimônio Histórico (Universidad de Alcalá de Henares/2002) e em Cooperação Internacional (Universidade Politécnica de Madrid/2003); mestre em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP/2009) e doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP/2015). Atua nas áreas de teoria e história da arquitetura e do urbanismo, restauro e preservação do patrimônio e da paisagem históricos e culturais. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei..

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2692383884170304

e-mail: liziane.mangili@ufsj.edu.br

 

Luciana Beatriz Chagas

Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas (Bacharelado em 1996 e Licenciatura em 2003) e mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é Professora Assistente na UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei, no curso de graduação em Artes Aplicadas com ênfase em Cerâmica. Tem experiência na área de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem, Cerâmica, Escultura, Análise dos Materiais Expressivos e Arte Contemporânea.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7647302575184968

e-mail: lbchagas@yahoo.com.br

 

Luzia dos Santos Abreu

Títulos Universitários: Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas 09/1987 e Graduação em Pintura, Escultura ou Gravura, Universidade Federal de Pelotas, 12/1990. Títulos de Pós-Graduação :Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos, UFBA, 1993 e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Área de Concentração em Conservação e Restauração, UFBA, 2002 2005. Cursos complementares: Curso de Organização da Paisagem Regional e Urbana, Pelotas/RS, 04/1982. Curso sobre preservação de Patrimônio de Montevideo, Pelotas/RS, 08/1982. Curso sobre Infraestrutura Urbana, Pelotas/RS, 06/1984. Ciclo de Estudos As Missões Jesuítico-Guaranis , Pelotas/RS, 06/1988. Curso de Arte Oriental, ILA/UFPEL, Pelotas/RS, 01/1989. Curso de Conservação da Língua Italiana, Pelotas/RS de 1988 a 1990. Curso sobre Evolução da Arquitetura Brasileira, Pelotas/RS, 06/1982. Curso de Iluminação Artificial, Pelotas/RS, 04/1985. Curso de Teoria da Restauração, na Faculdade de Arquitetura da UFRGS em 1989, 1990 e 1991. Curso Internacional de Arquitetura y Restauro Moderno y Contexto Histórico Transformaciones 1545 1997 , Roma, Itália, 1997. Curso de Verão Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Construído , realizado pela Universidade do Porto e Associação das Universidades da Região Norte, Porto, Portugal, 06/2001. Curso Intensivo Universo Urbanístico Português , promovido pelo PPG-AU UFBA, Faculdade de Arquitetura, 08/2003. Atuou como Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade da Região da Campanha/ Bagé/ RS, URCAMP, no período de 1994 até 2001, onde foi responsável pelas disciplinas de Evolução Urbana, Projeto VI (Projeto e Teoria de Restauro), Projeto VI (Projeto de Reciclagem), Evolução da Arquitetura, Desenho de Arquitetura II (Perspectiva) e Desenho de Observação II. Integrou Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais, NEUR, da URCAMP. Integrou bancas de avaliação dos trabalhos finais de graduação no Curso de Arquitetura e Urbanismo da URCAMP em 1998, 1999, 2000 e 2003. Ministrou palestra Experiência em Projeto de Restauração: Casa No 8 em Pelotas RS , no ciclo de palestras sobre Preservação de Patrimônio Histórico e Cultural em Cachoeira do Sul/RS, 04/1994. Professara convidada pelo Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Pelotas ILA/UFPEL, para atuar no Curso de Pós-Graduação em Artes Especialização em Patrimônio Cultural, Conservação e Artefatos para compor bancas de avaliação das monografias intituladas: Inventário do Ambiente Urbano , Estuques Ornamentais e Análise do Patrimônio Cultural em 1997, para ministrar as palestras Preservação de Centros Históricos e a Restauração de Monumentos Arquitetônicos em 1998 e Projetos de Restauração em Monumentos na cidade de Pelotas em 2000, para ministrar as disciplinas Diagnóstico, critérios e formas de Intervenção de Obras de Arte: pintura, papel, escultura e arquitetura e Cadastro e Registro em 2001. Painelista da Mesa-Redonda Fotografia e Memória, promovido pelo Atelier e Laboratório de Estudos e, Fotografia do ILA/UFPEL em 2002. Docente na UNIFACS (Universidade de Salvador, Bahia) onde ministrou as disciplinas de Expressão Bi-Dimensional , Expressão Bi-Dimensional II e Expressão Tri-Dimensional , desde 2003 até 2006.Professora substituta para administrar parte da Disciplina Importância do desenho de perspectiva na Museocologia , na UFBA, 2008. Desde 2006 até 2009 trabalha como Arquiteta Autônoma em projetos de Restauração em Salbador/BA.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6325187061921760

e-mail: uzia.s.abreu@gmail.com

 

Marcela Alves de Almeida

Professora adjunta da Universidade Federal de São João Del-Rei no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa Interdepartamental de Pós Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. Possui doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura Contemporânea, trabalhando principalmente com os temas: processo de projeto digital, relação entre os processos de projeto analógicos e digitais, desenvolvimento de interfaces e ambientes interativos, interrelação entre arte, arquitetura e tecnologias digitais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9755742184205920

 

e-mail: marcelaalmeida25@gmail.com

 

Marcella Franco de Andrade

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Gestão e Restauro Arquitetônico pela Universidade Estácio de Sá e em Plantas Ornamentais e Paisagismo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestrado em Projeto de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou como coordenadora técnica de projetos e orçamento. Possui experiência na confecção e gestão de projetos arquitetônicos de empreendimentos residenciais e comerciais, urbanísticos e paisagísticos, bem como na elaboração de orçamentos e planejamentos de obras por todo o Brasil, participando do processo de implantação da metodologia da informação da construção (BIM). Professora do curso de Engenharia de Produção do IPTAN e professora, substituta, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), atuando na área de projetos, tecnologia da construção, gestão e orçamento de obras, bem como representação gráfica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8663122773611142

e-mail: marcellafa@hotmail.com

 

Márcia Saeko Hirata

Possui graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001), graduação em Edificações pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1990), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2004), doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Laboratório de Habitação da FAU-USP.de 2012 a 2014. Atualmente atua nos temas: produção do espaço, apropriação social do espaço, movimentos sociais e natureza.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7305281540802533

e-mail: marciasaekohirata@gmail.com

 

Marcos Vinícius Teles Guimarães

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e mestrado em Arquitetura - Projeto arquitetônico - Universidade Nacional Autônoma do México (2005). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto arquitetônico, ensino da arquitetura, interpretação do sítio, teoria da arquitetura e pesquisa arquitetônica.

e-mail: mvtguimaraes@gmail.com

 

Mateus de Carvalho Martins

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (2000), mestrado em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Emgenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei no Curso de Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Arquitetura, com ênfase em concreto, materiais, estruturas sistemas estruturais e edificações históricas. Atua principalmente nos seguintes temas: conservação, projetos, consolidação de estruturas, edificações históricas, alvenaria de pedra e argamassa e degradação de materiais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4714325705400318

e-mail: mtcvmt@yahoo.com.br

 

Rafael Silva Brandão

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto ambiental, arquitetura e urbanismo, planejamento urbano, energia e tecnologia da arquitetura e do urbanismo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8056000484695469

e-mail: rbrandao@ufsj.edu.br

 

Ricardo Coelho

Mestre em Artes Visuais pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Bacharel em Artes Plásticas pela Unesp (1999). Em Agosto de 2009 passa a atuar como Professor Assistente no Departamente de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (DAUAP) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Realizou a análise e coordenou o processo de reestruturação do Plano Pedagógico do "Bacharelado em Artes Aplicadas: ênfase cerâmica", onde atua como vice coordenador desde março de 2010. Foi coordenador pró-tempore no Curso de Educação Artística-Licenciatura Plena no Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (UNIMESP) entre Abril e Junho de 2009 onde também ministrou aulas como professor mestre de Julho de 2006 a Junho de 2009. Atuou como educador de artes plásticas na ABA - Associação Beneficente Allianz entre Janeiro de 2005 e Julho de 2009; como monitor de educação profissional III no Senac São Paulo entre Setembro de 2004 e Julho de 2009 onde atuou também como Consultor responsável pela seleção de equipe e coordenação no desenvolvimento do Curso de Graduação "Bacharelado em Design - Habilitação em Artes Visuais" oferecido pelo CAS - Centro Acadêmico Senac a partir de 2008. Artista multimídia atuando em áreas como gravura, pintura, fotografia, escultura/modelagem, vídeo, instalações e vídeo-instalções. É membro do "grupo COMfluencia" de vídeo-arte.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6863185636750994

e-mail: rpitucoelho@yahoo.com.br


Zandra Coelho de Miranda

Zandra Miranda cumpriu sua graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e o Master Of Arts - University of Illinois (1997) reconhecido pela USP. Defendeu seu Doutorado em Artes Visuais pela Unicamp em 2008, com a tese "Convite ao encontro caótico entre a cerâmica, a gravura e o fogo", onde expõe suas pesquisas em uma prática fronteiriça entre a gravura e a cerâmica. Atualmente é professora adjunta no curso de Artes Aplicadas da UFSJ, um curso de Artes pioneiro no país, que tem seu desenho curricular orientado para as Artes do Fogo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6788268070484615

e-mail: zandra.coelho@gmail.com


PRFESSORES SUBSTITUTOS

 

Alba Nélida de Mendonça Bispo

e-mail: bispo.alba@gmail.com

Marcelo Augusto Felicetti da Silva

e-mail: arqcetti@gmail.com

Tatiana Soledade Delfanti Melo

e-mail: tatianasoledade@gmail.com

Francisco Alessandri Gonçalves de Andrade

 

e-mail: alessandrii@hotmail.com

 




TÉCNICOS
 

 


Marco Túlio Ribeiro - Técnico do Laboratório de Informática

e-mail: marco.ribeiro@ufsj.edu.br

Itamar José do Amaral - Técnico em edificações

e-mail: itamar@ufsj.edu.br

Sinval José da Silva Júnior - Secretário do DAUAP

e-mail: sinval_junior@ufsj.edu.br

Ana Paula Andrade - Secretária da COARQ

e-mail: coarq@ufsj.edu.br

Ludmila Garonce - Secretária da COART

e-mail: coaap@ufsj.edu.br

Ana Cristina da Silveira - Técnica do Laboratório de Cerâmica

e-mail: anasilveira@ufsj.edu.br