Gabriel Menezes Viana


 

 
 
Gabriel Menezes Viana
Professor Auxiliar I
 
Tel: (32) 3379 2483

Fax: (32) 3379 2483

E-mail: 
 





 

 Formação Acadêmica

  • Doutorado Doutorado em Educação Linha de Pesquisa: Educação em Ciências (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG).
  • Mestrado em Educação – Linha de Pesquisa: Educação Escolar: Institução, Sujeitos e Currículos – (Universidade Federal de Minas Gerais)
  • Licenciado em Ciências Biológicas – (Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG)

Área de Pesquisa
  • Educação Escolar e Universitária.

  • Ensino de Ciências e Biologia

Linhas de Pesquisa
  • Formação de professores de Ciências e Biologia.
  • Currículo no Ensino Superior.

 

 Atividades Acadêmicas Atuais

  • Coordenador do Progama Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na area de Biologia (PIBID-BIO)
  • Professor das disciplinas de Didática para as Ciências Naturais; Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia; Supervisão de Estágio em Ensino de Ciências e Biologia III e IV e Prática de Ensino de Biologia I. (BIO-DCNAT)
  • Orientador de trabalhos de conclusão de curso de licenciandos em Ciências Biológicas.

Produção  Científica  Relevante
 

  • VIANA, G. M.; MUNFORD, D. ; FERREIRA, M. S. ; MORO, L.. Relações entre teoria e prática na formação de professores: investigando práticas sociais em disciplina acadêmica de um curso nas ciências biológicas. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 28, p. 17-49, 2012.
  • VIANA, G. M. ; MUNFORD, D. ; MORO, L. ; FERREIRA, M. S. . Constructing Views of Theory-Practice Relationships in a Content-Specific Methods Course for Prospective Teachers. In: NARST Annual International Conference, 2012, Indianápolis. NARST Annual International Conference, 2012. v. 1. p. 01-20.
  • COUTINHO, F. A. ; MARTINS, R. P. ; VIANA, G. M. . A árvore da vida. Ciência Hoje, v. 283, p. 76-78, 2011.
  • VIANA, G. M. . Formação de professores para a Educação Básica: dez anos da LDB. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 25, p. 315-320, 2009.
  • VIANA, G. M. Formação de Professores: Pesquisas, Representações e Poder: Diniz-pereira, Júlio E., Formação De Professores: Pesquisas, Representações E Poder. 2 Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.. Trabalho & Educação (UFMG), v. 17, p. 181-184, 2008.
  • DINIZ-PEREIRA, J. E. ; VIANA, G. M. . A Atual Reforma das Licenciaturas na UFMG e as Lutas Concorrênciais no Campo Universitário. In: Simone Albuquerque da Rocha [Org.]. (Org.). Formação de Professores: licenciaturas em discussão. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, 2010, v. 1, p. 15-24.

 

Projetos de Pesquisa em Andamento

  • Participação em projeto de pesquisa em parceria com a UFRJ e a UFMG que investiga os Sentidos das relações entre teoria e prática em cursos de formação de professores em ciências biológicas: entre histórias e políticas de currículo. Período: 2010 - 2014


Informações Complementares

  • Parecerista do Periódico: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online)