Murilo Cruz Leal

Professor Adjunto I

Fone: (32) 3379 2320

E-mail:

 


Formação Acadêmica
  • Doutorado em Educação - UFMG (2003)
  • Mestrado em Agroquímica - UFV (1991)
  • Licenciatura em Química - UFJF (1986)

Áreas de Pesquisa
  • Educação em Química e em Ciências

Linhas de Pesquisa
  • A metalingüística de Mikhail Bakhtin como instrumento de compreensão da realidade do ensino de Ciências e de Química.
  • Apropriação do discurso de inovação curricular em Química por professores do Ensino Médio.
  • As relações entre cultura científica, cultura popular e cultura juvenil.

Atividades Acadêmicas Atuais
  • Professor de Química Geral, Didática da Química e Prática do Ensino de Química.
  • Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UFSJ.
  • Membro do Núcleo de Professores de Ciências e Matemática da Região das Vertentes - NPC.
  • Membro do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Fundamentos da Prática Educativa – FUPE/UFSJ.
  • Membro do Núcleo de Apoio à Educação Básica - NAEB.

Produção Científica Recente
  • LEAL, M. C.; MORTIMER, E. F., "Perspectivas e tensões na apropriação de um discurso de inovação curricular em Química por professores do Ensino Médio",Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição, II (2003), Belo Horizonte. Texto completo. CD-ROM.
  • LEAL, M. C., "Apropriação do discurso de inovação curricular em química por professores do ensino médio.", Tese de doutorado, Belo Horizonte, 2003.
  • PINHEIRO, P. C.; LEAL, M.C.; ARAÚJO, D. A., "Origem, produção e composição química da cachaça", Química Nova na Escola, 18 (2003) 3-8.
  • LEAL, M. C., "Apropriação do discurso de inovação curricular em química por professores do ensino médio.", Tese de doutorado, Belo Horizonte, 2003.
  • LEAL, M. C., FONSECA, A. A., ALVES, M. C. S., MALTA, R. C. T., CARNEIRO, F. A.,"Só gosto de educação sexual e odeio química" - A percepção da química e do seu ensino por alunos do ensino médio., Vertentes, 18 (2001) 91-97.
  • LEAL, M. C., "Como a química funciona? Reflexões epistemológicas e a determinação de fórmulas e pesos atômicos a partir das leis ponderais e da teoria atômica de Dalton.", Química Nova na Escola, 14 (2001) 8-12.

Projetos de Extensão em Andamento
  • Programa de formação continuada de professores da Região das Vertentes: saberes docentes e diversidade cultural [PROEXT/2003-SESu/MEC] (Período: 2003 - 2004).

Informações Complementares


Outros Interesses
  • Utilização do cinema na educação científica
  • Epistemologia e ensino de Química



Currículo Lattes

 

Última atualização: 23/08/2010