Mariana Rennó Jelen
    Nome artístico: Mariana Jelen
Classe: Professora Assistente
Fone: (32) 3379-2551
Número da sala: 2.09M
       
       
    marianajelen@ufsj.edu.br
      http://lattes.cnpq.br/5293663193098747
      


 

A trajetória de Mariana Jelen compreende uma vivência entremeada pelo violino e a viola. O primeiro se relaciona com sua iniciação musical, sua formação universitária e o período de estudos em Sófia/Bulgária, com a Profa. Evgenia Popova. Sua relação com a viola nasce do contato com Marylou Churchill (New England Conservatory), em Boston/EUA, culminando com um mestrado na University of Massachusetts em Amherst/EUA, sob orientação de Kathryn Lockwood, em 2008. Sua trajetória musical é marcada pelas participações no UMass String Quartet Program, Lark Quartet, Folger Consort, na turnê "Marsalis Brasilianos", no XIII Festival Amazonas de Ópera e nas suas participações como solista com a Orquestra de Câmara da USP (da qual também foi membro), a Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei e a Orquestra da Extensão da UFSJ. Mariana é educadora musical focada no ensino instrumental e no aprendizado da performance, tendo atuado nos festivais "Nathan Schwartzmann" (Uberlândia, 2009 a 2013) e no Inverno Cultural da UFSJ (2010 e 2012). É professora do Departamento de Música da UFSJ, onde desenvolve, além de suas atividades de ensino de graduação e orientações de pesquisa, o programa de extensão "Vivências Musicais" apoiado pela PROEX. Desde 2013 tem se dedicado a projetos de formação de orquestras de cordas em São João del-Rei e Santa Cruz de Minas.

 
 
 



 
Formação acadêmica
Graduação: Universidade de São Paulo (2003)

Mestrado: University of Massachusetts, Amherst – USA (2008)



Áreas de interesse

  • Pedagogia do Instrumento (Violino e Viola);
  • Ensino instrumental em grupo (Orquestra de Cordas);
  • Performance Musical. 

 


 

 
Atividades acadêmicas atuais
  • Professor de Gradução;
  • Coordenadora de Programa de Extensão;
  • Membro do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - Unidades Educacionais de São João del-Rei (CEPSJ) de 03/11/2015 a 02/11/2018


Disciplinas que leciona
  • Viola I a VIII
  • Didática da Viola
  • Grupo de Violas
  • Oficina de Performance II
  • Prática Musical em Conjunto


 
Produção científica recente
  • Elaboração de relatos de experiência e artigos sobre a atuação Programa Vivências Musicais;
  • Orientação de três pesquisas de Iniciação Científica.


 
Produção artística recente

Integrou o String Quartet Program da UMass. Tocou em workshops e master classes de música de câmara e de viola com o Lark Quartet, Borromeo Quartet, Todd Phillips, Roger Tapping e Paul Neubauer. Em 2007 integrou o Folger Consort (Washington - DC) para o espetáculo “The Fairy Queen”, tocando viola barroca. Em 2008 apresentou-se junto ao Lark Quartet em formação de quinteto de cordas e foi integrante da Orquestra Philarmonia Brasileira na turnê “Marsalis- Brasilianos” com o saxofonista Branford Marsalis (EUA). Em 2009 teve participação no XIII Festival Amazonas de Ópera em Manaus, onde integrou a Amazonas Filarmônica e a Orquestra de Câmara do Amazonas.

Recitais de música de câmara em São João del-Rei, Belo Horizonte e Uberlândia. Apresentações como solista com a Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei e com a Orquestra da Extensão da UFSJ.



 
Projeto de extensão

Programa Música Viva: valorização da cidadania pela música - Núcleo Orquestra Jovem de Santa Cruz de Minas, desde 2014.

Programa Vivências Musicais, desde 2011;

Projeto Vivências Musicais, 2010;

Orquestra da Extensão da UFSJ, 2010.




Última atualização: 27/03/2019