Minicursos esgotados!

Fique Atento:
Aos inscritos será dado um prazo de cinco (05) dias úteis para pagamento da inscrição e envio do comprovante de depósito para o nosso e-mail. As vagas que não forem regularizadas nesse período serão disponibilizadas novamente.
 

Informações gerais sobre os Minicursos
 
• Os minicursos ocorrerão simultaneamente.

• Os minicursos serão realizados no dia 05/11 (quinta-feira), das 14:30 horas às 18:00 horas, com sala a ser divulgada na Programação Oficial e pelo site do evento.

• As inscrições são limitadas. Serão disponibilizadas 30 vagas para cada minicurso. Para se inscrever no minicurso é necessária a inscrição no evento (mais informações na aba inscrições)

• O investimento é de R$20,00. O prazo para o depósito e envio do comprovante escaneado à comissão organizadora é de dois dias úteis após a data da inscrição.

• Ao realizar a inscrição pelo site, a vaga será reservada. Caso o comprovante não seja enviado dentro do prazo, a vaga será disponibilizada novamente.

 

Lista dos minicursos

 

ESGOTADO!Minicurso 1:  “Norma de gênero e uso de drogas”

Autora: Isabela Saraiva de Queiroz (PUC/Minas)

Ementa: Neste mini-curso abordaremos os efeitos dos dispositivos de criminalização e medicalização na atenção a mulheres que usam drogas, a partir da discussão do conceito de norma de gênero e da análise da categoria gênero nas pesquisas sobre mulheres usuárias de drogas.

Sala: 2.62

 

ESGOTADO! Minicurso 2:  “A atenção psicossocial na clínica de álcool e drogas e a emergência do sujeito”

Autores: Felipe Augusto Carbonário (CAPSad III de Barbacena/MG e UNIPAC/Barbacena)

Ementa: O que preconizam as Politicas Publicas sobre o usuario de alcool e drogas? Novo cenario e novas formas de cuidar de usuarios de alcool e drogas. Atencao psicossocial e protagonismo na clinica de alcool e drogas. Os desafios da clinica para abarcar o desejo do sujeito e o convencionalismo social.

Sala: 2.63

 

ESGOTADO! Minicurso 3 “Análise Institucional, Saúde Coletiva e Políticas sobre Drogas”

Autores: Cássia Beatriz Batista e Silva (Departamento de Psicologia/UFSJ) e Onézimo Tadeu D’Assunção (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSJ)

Ementa: Movimento institucionalista e o encontro com a Saúde Coletiva no Brasil. Principais conceitos da Análise Institucional. Ferramentas da análise institucional e algumas articulações com a proposta de atenção aos usuários de álcool e drogas. Discussões e elaboração de possíveis análises e intervenções.

Sala: 2.66

 

ESGOTADO!Minicurso 4: “Reduzindo o estigma entre usuários de drogas”

Autores: Ana Luísa Marlière Casela (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFJF), Érika Pizziolo Monteiro (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFJF) e Jéssica Verônica Tibúrcio de Freitas (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFJF).

Ementa: Sabemos que muitos portadores de sofrimento mental e usuários de drogas são alvo de estigmas que os excluem do direito ao cuidado à saúde. Por essa razão, o presente curso tem como objetivo apresentar alguns conceitos e ferramentas úteis para profissionais de diversas áreas. Pretende-se, assim, contribuir para um tratamento mais adequado do estigma relacionado aos usuários de drogas e para a realização de intervenções junto aos mesmos a fim de reduzir o estigma e, consequentemente, melhorar o cuidado da saúde.

Sala: 2.67

 

ESGOTADO! Minicurso 5:  As redes na assistência aos usuários de drogas: traçando caminhos possíveis”

Autores: Pedro Henrique Antunes da Costa (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFJF) e Filippe Mello Lopes (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSJ e CRR/UFSJ)

Ementa: Pressupostos das redes de atenção aos usuários de drogas; Histórico e políticas públicas; Organização da assistência e conformação de serviços e setores na rede de atenção aos usuários de drogas; Modelo de trabalho em rede; Planejamento e execução das ações.

Sala: 2.68

 

ESGOTADO! Minicurso 6:"Desafios do viver na rua e suas implicações com o uso de drogas: acolhimento e abordagens."

Autoras: Eroy Aparecida da Silva (Unifesp) e Yone Gonçalves de Moura (Unifesp)

Ementa: Esse minicurso tem como objetivo discutir os desafios teóricos e práticos dos cotidianos da vida a rua e suas implicações com o uso de drogas sob a perspectiva contextual-crítica e sugerir novas intervenções com essa população.

Sala: 2.70