Sobre o evento - um breve histórico

O V Congresso Internacional sobre Drogas (V CID) e o II Seminário de Pesquisa e Extensão em Álcool e Drogas (II SEPEAD) resultam de um esforço conjunto do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas (CREPEIA), da UFJF, e do Programa de Extensão Eiras e Beiras: Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas, da UFSJ. A conjunção nas comissões organizadora e científica de um Centro consolidado com um Programa de Extensão em consolidação viabilizou a proposição de uma programação científica que contempla a temática de Drogas e Direitos Humanos considerando a multiplicidade e amplitude de aspectos da área.

O evento ocorrerá no município de São João del-Rei/MG, que é uma das maiores cidades setecentistas mineiras e um dos polos das regiões Sul e Sudeste de Minas Gerais. Destaca-se pela arquitetura barroca que compõe sua parte histórica, bem como pela pujante produção artesanal das pequenas cidades do entorno. Como forma de proporcionar espaços para encontros entre os participantes, a programação será permeada por intervenções culturais que valorizam artistas de São João del-Rei e região.

Busca-se proporcionar a divulgação e o intercâmbio da produção técnico-científica e das inovações acerca da prevenção, tratamento, recuperação, reinserção social, redução de danos e redução da oferta, voltados para profissionais vinculados à rede intersetorial de atenção às pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas, e para pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, fomentando o debate acerca da necessidade de garantia dos direitos humanos na implementação das políticas públicas.

Neste sentido, serão abordados temas como a formação para as políticas públicas sobre álcool e drogas na perspectiva dos direitos humanos, os cuidados voltados para a população em situação de rua, as internações compulsórias para pessoas com problemas decorrentes do uso prejudicial de álcool e drogas e a política criminal de drogas, além de conferências internacionais traçando uma panorâmica acerca da relação entre drogas e direitos humanos na América Latina.

Em seu núcleo acadêmico-científico, o evento apresentará exposições dos principais temas relacionados ao campo dos direitos humanos nas políticas sobre drogas por convidados de renome internacional e nacional, e com interações previstas entre os participantes do evento. Os inscritos poderão apresentar trabalhos científicos e experiências profissionais, avaliados por comissão científica na área. Os melhores trabalhos serão agraciados com premiação. Ao final do evento, serão disponibilizados os Anais dos resumos aprovados pela comissão científica. Também serão oferecidos minicursos e oportunidade para lançamento de livros para a divulgação da produção bibliográfica da área.

 

Local do evento:


Universidade Federal de São João del Rei - Campus Dom Bosco

Praça Dom Helvécio, 74 – Fábricas, São João del-Rei.