A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) desenvolveu em 2010, pelo primeiro ano, e com apoio do Ministério da Educação, por meio do Projeto Incluir 2009, o programa de extensão UFSJ sem Barreiras: Programa Inclusão de Pessoas com deficiência, que visa apoiar a inclusão de pessoas com deficiência na universidade, através da oferta de condições de acesso e permanência ao estudante com necessidades especiais.

As ações do programa objetivam o desenvolvimento de atitudes inclusivas, bem como o desenvolvimento de adequações das condições de acesso das pessoas com deficiência às informações necessárias à formação acadêmica.


O Programa UFSJ sem Barreiras: programa inclusão de pessoas com deficiência contemplou três grandes ações:

1.    Formar multiplicadores para a acessibilidade, visando potencializar ações de sensibilização, divulgação das políticas públicas, dos direitos das pessoas com deficiência e desenvolvimento de ações que garantam o acesso e permanência de pessoas com deficiência na Universidade.

2.    Adequar as condições de acesso às informações educativas e material bibliográfico e de pesquisa visando a manutenção do acesso e permanência de pessoas com deficiência na Universidade.

3.    Criar comissão de acessibilidade na Universidade, visando favorecer as discussões e implementações de ações curriculares nos diversos cursos voltadas para a educação inclusiva, além de construir estratégias de avaliação das estratégias de acessibilidade adotadas na UFSJ.


Nesta figura, temos a Febeca (personagem da Turma da Febeca) abrindo um laço, onde abaixo dele se lê a palavra ACESSO. Outros personagens, ao fundo, aplaudem o ato.


Última atualização: 03/05/2012