“Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais.
As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais”.

(Peça de teatro: Vozes da Consciência, BH)

Imagem de um computador, escrito em seu monitor o termo

De acordo com o Comitê de Ajudas Técnicas:

"Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social." (Corde/SEDH/PR, 2007)


 "Catálogo Nacional de Produtos em Tecnologia Assistiva" (CNPTA) disponível no endereço: http://assistiva.mct.gov.br

 

Existem várias categorias de Tecnologias Assistivas que podem ser classificadas em:
 

Auxílios para a vida diária

são recursos que auxiliam em tarefas rotineiras tais como vestir, comer, cozinhar, tomar banho etc.

Imagem de uma colher e um lápis com adaptações para pessoas com deficiência física ou motora.   Imagem de uma tesoura com adaptações para pessoas que têm deficiência física ou motora.   Imagem de um lápis que tem uma das extremidades em formato de bola que auxilia a pessoa com mobilidade reduzida para a escrita.

Comunicação aumentativa (suplementar) e alternativa

São recursos que podem ser eletrônicos ou não, que auxiliam a pessoa com deficiência para uma comunicação mais expressiva e receptiva das pessoas que têm limitações na fala ou não a possuem. Podem ser utilizadas as pranchas de comunicação como as que estão ilustradas abaixo ou os vocalizadores e softwares.

Imagem de uma prancha de comunicação aumentativa ou alternativa, esta prancha possui algumas figuras com frases prontas o que facilita a comunicação de pessoas com deficiência na fala.




Recursos de Acessibilidade ao computador

Também se constituem em uma categoria de Tecnologia Assistiva e podem ser de três tipos: adaptações físicas ou órteses, adaptações de hardware e softwares desenvolvidos para a acessibilidade.

Exemplos de adapatações físicas ou órteses

Pulseira de pesos: Ela ajuda a reduzir a amplitude dos movimentos flutuantes, tornando o trabalho de digitação mais preciso e mais rápido.



Estabilizadores de punho e abdutor de polegar com ponteira para digitação:

Imagem de um estabilizador de punho que é utilizado em conjunto com a colméia de teclado.

Exemplos de adapatações de hardware:

Colméias para teclados:

Imagens de teclados com colméias, dispositivo de plástico ou acrílico que fica sobre o teclado do computador, ele tem vários furos, um furo sobre cada tecla, o que possibilita uma precisão maior no trabalho de digitação por pessoas com mobilidade reduzida.


Substitutos do mouse:

Imagem de um dispositivo que substitui o mouse, ele apresenta botões maiores que possibilitam uma precisão maior dos usuários com mobilidade reduzida.     Imagem de um substituto de um outro substituto do mouse que é semelhante ao anterior, porém, mais colorido, geralmente utilizado por crianças.

Exemplos de Softwares desenvolvidos para a acessibilidade ao computador

 



Sistemas de Controle de Ambiente

Sistemas eletrônicos que permitem que as pessoas com limitações locomotoras possam controlar através de controle remoto seus aparelhos eletro-eletrônicos, seus sistemas de segurança, dentre outros localizados em qualquer cômodo de sua casa.

imagem de uma casa e um controle remoto.

Órteses e Próteses

imagem de órteses e próteses         

Adequação Postural

São algumas adequações para se atingir o conforto e a distribuação adequada sobre as cadeiras de rodas ou outro sistema para sentar. Incluem-se aqui os posiocionadores, contentores que proporcionam estabilidade e postura adequada do corpo.

Imagem de uma garota em cadeira de rodas com recursos de adequação postural.

Auxílios para pessoas com deficiência visual ou com visão sub-normal

Imagem de uma pessoa com deficiência visual.

Esta categoria inclui as lupas, as lentes, todos os dispositivos em Braille, equipamentos com síntese de voz, impressoras em braille etc.


Imagem de uma impressora Braile.             Imagem com vários tipos de ampliadores óticos utilizadas por pessoas que possuem a visão reduzida.

Software DOSVOX - Software leitor de tela desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro que auxilia as pessoas com deficiência visual na utilização do computador. Este software é gratuito. Saiba mais sobre o dosvox na página http://intervox.nce.ufrj.br/m/. Abaixo segue um vídeo sobre o DOSVOX.


 

 
 
 

 

Auxílios para pessoas com deficiência auditiva

São auxílios como aparelhos para surdez, telefones com teclado, sistemas com alerta táctil-visual, entre outros.

O vídeo abaixo mostra uma tecnologia desenvolvida para pessoas com deficiência auditiva pela Universidade de Castilla-La Mancha. O software fornece uma interpretação virtual que converte textos em linguagem de sinais.


 

Adaptações em veículos

Acessórios e adaptações que possibilitam a condução do veículo.

Imagem que mostra um veículo adaptado para pessoas com deficiência física, especialmente para cadeirantes. imagem que mostra adaptações no volante do veículo.  
Auxílios de mobilidade

Cadeiras de rodas manuais e motorizadas, bases móveis, andadores, scooters de 3 rodas e qualquer outro veículo utilizado na melhoria da mobilidade pessoal.

        


O vídeo abaixo mostra uma evolução em termos de auxílios para mobilidade. É uma cadeira desenvolvida pela Toyota, muito inovadora.
 


Devido à falta de acessibilidade arquitetônica, muitos prédios, na maioria, antigos, não oferecem possibilidade de fazer instalações de elevadores. O vídeo abaixo mostra um exemplo de solução para estes locais, uma plataforma que leva a pessoa com deficiência física a qualquer andar com autonomia e segurança.




Você pode encontrar mais informações sobre Tecnologias na internet e algumas sugestões de sites são as seguintes:


Última atualização: 31/01/2018