A ITCP/UFSJ

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares foi fundada em 1999 e vem desenvolvendo suas atividades objetivando a geração de emprego e renda através da criação de cooperativas de trabalho. Os recursos para manutenção deste programa são obtidos por projetos submetidos a órgãos de fomentos, tais como: SEDESE-MG, FUNDACENTRO, Fundação Banco do Brasil, FINEP, SENAES - Ministério do Trabalho, dentre outros. Atualmente a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP desenvolve suas atividades em coletivos de diferentes ramos de atividades: artesanato, prestação de serviços, turismo, artes cênicas, produção e reciclagem. Esses coletivos encontram-se em diversos estágios do processo de desenvolvimento e incubação.

Por meio desses coletivos, muitos postos de trabalho foram criados e outros melhorados. Esses coletivos estão proporcionando uma melhoria na qualidade dos serviços prestados a comunidade, além da profissionalização desses trabalhadores.

Os principais objetivos da ITCP/UFSJ são:

  • Obter a autodeterminação dos coletivos incubados;
  • Fortalecer consolidando institucionalmente, uma organização de Representatividade da população coletiva;
  • Treinar a capacitar estudantes, membros da ITCP/UFSJ, para o trabalho com os coletivos;
  • Obter a consolidação dos coletivos e da própria incubadora, através do PRONINC;
  • Atuar na gestão dos recursos do PRONINC;
  • Consolidar, com o desenvolvimento do PRONINC, cerca de 600 oportunidades de trabalho e ainda integrar cerca de outros 180 trabalhadores que se encontram sem trabalhar.

Última atualização: 23/10/2019