Prof. Josefredo R. Pliego Jr.                  

 

Estudo Ab Initio de Reações Químicas

Estudo detalhado e completo de reações químicas por primeiros princípios. A parte computacional é feita através de cálculos de estrutura eletrônica ab initio, DFT e modelos para incluir o efeito do solvente. Em alguns casos, uma análise microcinética detalhada é também realizada. O trabalho visa elucidação de mecanismos, predição da cinética das reações, da proporção de produtos e efeitos do meio. Temos feito contribuições fundamentais em química de carbenos, na reatividade de ésteres carboxílicos, aldeídos, amidas, reações tipo Michael e em reações SN2, E2 e SNAr.

 

Catálise molecular (organocatálise, catálise organometálica)

Catálise está relacionada a habilidade de acelerar e controlar reações químicas. Nosso objetivo nesta linha é estudar, entender e modelar os mais diferentes tipos de processos catalíticos, como catálise de transferência de fase, catálise assimétrica, catálise supramolecular com macrocíclicos (éteres coroa, criptantes), catálise via complexos de metais de transição, etc. Em uma etapa mais avançada, o trabalho envolve o desenvolvimento de novos conceitos em catálise bem como o design de novos catalisadores.

 

Catálise heterogênea

Esta linha envolve o estudo teórico/computacional de reações e processos catalíticos sobre superfícies sólidas. Atualmente, estamos trabalhando com catálise via óxidos de Nióbio.

 

Teoria e Modelagem de Solvatação

Solvatação é um fenômeno essencial na compreensão da química em fase líquida e na interface sólido-líquido. Nesta linha, investigamos aspectos fundamentais da teoria de solvatação, desenvolvemos metodologia, testamos modelos e aplicamos para problemas de reatividade química em fase condensada e em superfícies.

  

 

*************************************************************************************************************

 

Prof. Luciana Guimarães

 

Estudo teórico de nanomateriais inorgânicos de interesse tecnológico

Os nanotubos inorgânicos baseados em argilominerais (haloisita, crisotila, imogolita) são sistemas versáteis, que apresentam propriedades distintas dos nanotubos de carbono e vêm ampliando as possibilidades de desenvolvimento nanotecnológico. Nesta linha, o objetivo geral é o de investigar, a partir de metodologias teóricas, a estabilidade, propriedades estruturais, eletrônicas e mecânicas dos nanotubos argilominerais e derivados, assim como seus mecanismos de formação em meio aquoso.

 

 

**************************************************************************************************************

 

Prof. Clébio S. Nascimento Jr.

 

Estudos computacionais da formação de compostos multinucleares de platina inclusos/encapsulados em (poli)rotaxanos de b-ciclodextrina e polímeros

Complexos bis-Pt apresentaram alta atividade antitumoral contra células resistentes à cisplatina, enquanto o complexo [PtCl2(DACH)], mostrou a mesma atividade em experiências in vitro. O objetivo geral deste projeto é utilizar a química computacional para estudar complexos de platina(II) através de metodologia híbrida ONIOM e ab initio pura.


Última atualização: 20/09/2020