No palco do Municipal, Madame Satã conta sua versão dos fatos

Publicada em 07/06/2023

No sábado, 10, às 20h, no Teatro Municipal de São João del-Rei, será encenada, pela Cia. Balbúrdia de Teatro, a peça Os devassos inquéritos de Madame Satã. O espetáculo é resultante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do ator e estudante do curso de Teatro da UFSJ, Rodolfo Rodrigues.

A peça conta a história de um mito da cultura carioca e nacional, o pernambucano João Francisco dos Santos (1900-1976), que ficou conhecido como Madame Satã. Nascido na cidade de Glória de Goitá, homossexual, negro e retirante, fugiu da sua terra para o Rio de Janeiro em razão da fome e da exploração do trabalho. No famoso bairro da Lapa, reduto da boemia nacional, construiu sua trajetória, transformando-se num mito, tanto por sua figura exuberante e atitudes quanto pela valentia, num microcosmo urbano marcado pela violência policial, delinquência e preconceito.

Segundo Rodolfo (na imagem, o terceiro à direita), a escolha da personagem se deve ao fascínio e em parte às discussões que suscita nos tempos atuais, como a violência e a discriminação contra a população LGBTQIA+. “Sempre pesquisei sobre Madame Satã. Ele sobreviveu pela arte e, apesar de tudo o que passou, era uma pessoa alegre. Por isso trazemos para nossa nossa peça muito humor e descontração”, adianta o ator.

Delegacia de Polícia
No monólogo, Rodolfo divide o palco com um trio de música (violão, flauta e percussão), que executa músicas da Era do Rádio da Música Popular Brasileira. A cena se passa dentro de um Delegacia de Polícia, onde a personagem ganhou o apelido de Madame Satã, pelas autoridades policiais, devido a uma fantasia de morcego que vestia no momento da detenção. “João, sem saber os motivos de sua prisão, e não tendo apenas o meirinho e o público como sua possível salvação, resolve contar sua versão dos fatos de forma bem-humorada e descontraída, a fim de convencer o público de sua inocência”, comenta.

Serviço
Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada) e podem ser comprados neste link. A classificação indicativa é de 16 anos.

Foto de Rodolfo Rodrigues por Marcius Barcellos.