UFSJ se solidariza com professor que teve parte da exposição censurada e reitera apoio à liberdade de expressão

Publicada em 09/06/2023 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei, por meio de sua Reitoria, vem se solidarizar com o professor e artista plástico, Ricardo Coelho, do Departamento de Urbanismo, Arquitetura e Artes Aplicadas (DAUAP), que teve parte de sua exposição censurada pela prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro. A mostra, intitulada Meu Corpo Minha Morada, e selecionada por meio de edital público, foi aberta na última terça, 6, na Galeria de Arte Raquel Machado.
 
A UFSJ, universidade pública, gratuita e plural, que se ergue sobre os pilares do Ensino, Pesquisa e Extensão, que congrega valores democráticos e prima pelo acolhimento da diversidade, com foco no humanismo e na formação e valorização do indivíduo, se coloca frontalmente contra o fato ocorrido com nosso professor e artista, por entender que o mesmo fere o direito constitucional da liberdade de expressão, garantido no Art. 5º da Carta Magna. 
 
No momento em que o Brasil se coloca, novamente, na esteira do bom senso, da civilidade, da urbanidade, em busca do convívio pacífico, da proteção aos povos originários e ao meio-ambiente, da retomada do desenvolvimento, do resgate de políticas públicas de bem-estar social, da valorização da saúde e educação como pilares de uma Nação, uma atitude que cerceia o ato criativo e a liberdade de expressão artística não pode ser tolerada.
 
 
Reitoria da UFSJ