O UaiSJDR traz informações importantes para estudantes brasileiros e estrangeiros

Publicada em 02/07/2024

O site UaiSJDR foi lançado na última segunda, 1, em evento no Campus Dom Bosco. O produto é um guia virtual para estudantes brasileiros e internacionais com informações sobre moradia, mudança, transporte, alimentação, lojas, saúde e entretenimento na cidade.

Participaram da criação alunos brasileiros do curso de Letras-Língua Inglesa e suas Literaturas, em conjunto com intercambistas do Programa Flagship Português das Universidades da Geórgia e do Texas. Por isso, estão disponíveis informações tanto em Português quanto em Inglês. O UaiSJDR foi desenvolvido na disciplina ELI: Tópicos em Internacionalização: Aprendizagem de Línguas Baseada em Projetos, ministrada pela professora Carolina Vianini, do Departamento de Letras, Artes e Cultura (DELAC).

Lançamento
Durante a apresentação do site, os convidados puderam experimentar o sabor das festas brasileiras, com bolo, brigadeiros e refrigerante de guaraná. Estiveram presentes a professora Carolina Vianini, os estudantes, a Assessora para Assuntos Internacionais Liliane Sade, o Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação Rodrigo Santos, o Coordenador do Curso de Letras – língua Inglesa e suas Literaturas Marcos Feitosa e o Coordenador Overseas do Programa Flagship Português na UFSJ Vinícius Cardoso. O projeto recebeu elogios e sugestões de expansão.

Para a estudante do curso de Letras - inglês, Stephanny Carneiro, o site facilitou o aprendizado e também tem potencial para ajudar muitos estudantes: “A criação do site fez com que nós pudéssemos conhecer mais o idioma um do outro e nos conhecer melhor também. Criamos o site de uma forma que as pessoas sintam-se acolhidas ao usá-lo, como se fosse um guia virtual.”

Texto: Gabriela Lima
Edição de imagem: Clarice Muscalu