MPF lança edital para projetos de extensão em interface com pesquisa

Publicada em 09/07/2024

Financiado com recursos do termo de compromisso firmado entre Ministério Público Federal (MPF), Federal de Viçosa (UFV) e Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), o edital com as regras do Participa Minas, aberto a todas as federais de Minas integrantes do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior (Foripes-MG), foi lançado na última sexta, 5, em cerimônia na UFV, com a presença de 11 reitores e pró-reitores, entre os quais a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da UFSJ, Ana Cristina Reis [foto].

O objetivo do Participa Minas é fomentar projetos interinstitucionais de extensão universitária em interface com a pesquisa, voltados ao desenvolvimento do meio ambiente sustentável e à redução dos impactos da mineração no Estado. No total, são R$ 1,4 milhão para financiamento; cada proposta pode solicitar até R$ 100 mil e deve envolver equipes de, pelo menos, duas instituições parceiras do certame.

A iniciativa no âmbito do MPF foi liderada pelo procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva. Aos representantes das universidades mineiras, ele disse que há uma orientação nacional para que o MPF atue cada vez mais em prol da educação pública. “Esse projeto de apoio à extensão universitária une a defesa da educação a um resgate à sociedade mineira da dívida histórica que a mineração tem com o povo de Minas Gerais. Trata-se de uma atividade econômica lícita e importante, mas que retira muito e devolve pouco ao Estado”, disse o procurador.

Carlos Bruno explicou ainda que os recursos para o financiamento do edital serão gerenciados pela Funarbe e cada proposta poderá receber recursos para pagamento de bolsas de extensão, serviços, transporte e diárias. Os recursos são provenientes do acordo firmado em fevereiro de 2022 com a mineradora Samarco, em razão do descumprimento de prazo estabelecido pela Lei Estadual 23.291/2019, para o descomissionamento das barragens Germano e Cava do Germano.

Durante o evento, o procurador esclareceu que esse aporte inicial poderá aumentar substancialmente, a depender dos resultados alcançados nesta primeira iniciativa. As reitoras da UFJF, Girlene Alves da Silva, e da UFTM, Marinalva Vieira Barbosa, vice-presidente do Foripes; o vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira; e os pró-reitores de extensão das universidades federais de Juiz de Fora, Lavras, Minas Gerais, Ouro Preto, São João del-Rei, Triângulo Mineiro, Uberlândia, Viçosa, Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Alfenas e Itajubá apresentaram ao procurador federal seus principais projetos de extensão. Carlos Bruno se mostrou encantado com as iniciativas e com a capacidade de as universidades chegarem às comunidades com conhecimento e interação.

Ao agradecer a iniciativa do MPF de contemplar as instituições mineiras conjuntamente na construção do edital e na destinação das verbas, o presidente do Foripes, Demetrius David da Silva (UFV), lembrou que as universidades têm diferentes competências e interesses regionais mas, em comum, desejam valorizar a extensão e a promoção do desenvolvimento das comunidades, “o que torna esse edital muito mais relevante.”

As inscrições no Programa devem ser feitas exclusivamente neste formulário eletrônico, até 26 de agosto. A PROEX disponibiliza mais informações neste link. O resultado final está previsto para 6 de novembro.

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFV