Estudantes de graduação em Ciências Biológicas e em Farmácia, alunos de pós e professores participaram do evento

Publicada em 19/07/2024

Tratamentos para o câncer e para cicatrização de pele são alguns dos temas pesquisados aqui na nossa Universidade e que foram apresentados por alunos de graduação, pós-graduação e professores no Congresso de Biologia Celular. Conheça os representantes da UFSJ e seus estudos:

Alunos de Graduação

- Larissa Aline de Freitas, estudante do 5º período de Ciências Biológicas (CDB), apresentou o trabalho Efeitos do propranolol na fase antral da foliculogênese em camundongos, orientada pelo Prof. Paulo Henrique Campos Junior.

- Aluna do mesmo curso, Giovanna Dias Dinally, participou do congresso com o trabalho Melhoria na cicatrização de feridas cutâneas em camundongos após administração oral de colágeno heterólogo, orientada pela Professora Raquel Alves Costa.

- Vitória Stephani Hasbahr, que cursa Farmácia no CCO, apresentou o trabalho intitulado Estudos metabolômicos e citotóxicos do extrato 43VI em câncer de próstata in vitro e in vivo, sob orientação da Professora Rosy Ribeiro.

Pós-graduação

- Raisa Mileib, aluna de mestrado em Ciências Morfofuncionais, é orientada pela Professora Raquel Alves Costa e apresentou o projeto Uso oral e tópico de peptídeos de colágeno reduziram a inflamação em camundongos 7 dias após lesão.

- Marina Rocha do mestrado em Biotecnologia apresentou Identificação do potencial anticâncer do extrato de raízes hidroalcoólicas da planta tradicional 42VIA, in vitro e in vivo.

- O estudante nigeriano Imam Malik Kabir, aluno de doutorado em Bioengenharia, apresentou os resultados iniciais de seu projeto Efeitos citotóxicos das frações McF2 e McF3 de espécies de Miconia em células de glioblastoma U251 e GAMG.

- A pós-doutoranda do Laboratório de Patologia Experimental do CCO, Ana Gabriela Oliveira, apresentou os trabalhos Citotoxicidade do extrato de plantas da família Araliaceae (PG) em células tumorais de próstata, in vitro, e toxicidade in vivo e "Avaliação in vitro e in vivo do óleo de frutas de Anacardiaceae (aeo) em células tumorais de cabeça e pescoço".

Marina, Imam e Ana Gabriela tiveram a orientação da Professora Rosy Ribeiro.

- Professora Rosy também apresentou o trabalho Potencial antitumoral do extrato 25ID em células de câncer de próstata metastático resistente à castração.

A Professora Raquel Alves, coordenadora do PPG em Ciências Morfofuncionais, contribuiu significativamente com o evento como avaliadora de trabalhos científicos apresentados no congresso por pesquisadores de outras instituições.