Apresentação musical no 1° Festival Nise da Silveira

Publicada em 09/08/2024

O 1º Festival Nise da Silveira traz, na próxima segunda-feira, 12, às 14 horas no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) a palestra e apresentação musical Alberto Caeiro e Álvaro de Campos: pensando a relação entre mestre e discípulo coordenada por Glória Ribeiro e Rafael Senra.

Álvaro de Campos é discípulo de Alberto Caeiro, cuja poética  se distingue daquela de seu aprendiz. Enquanto Caeiro se mantém sereno na simplicidade do que é visto e vivido, nada buscando para fora da sua aldeia, Álvaro de Campos é o homem das grandes cidades tomadas pelo ritmo frenético das fábricas e das máquinas. Enquanto Caeiro se encontra assentado no caráter finito de sua existência, Álvaro de Campos é tomado pelo desejo de infinito. Pensar a relação que entre eles se estabelece (a relação entre mestre e discípulo) é se dispor a pensar a relação entre finitude e infinitude, entre o existente (na sua relação mais imediata com a vida) e o homem moderno que quer dominar a vida contra ela se rebelando.

As inscrições, gratuitas, para 70 vagas, estão abertas e podem ser feitas neste link.

O Festival
O evento, que vai até 20 de setembro, é uma iniciativa da Cátedra Nise da Silveira, vinculada ao Caminhos Junguianos: Laboratório de Pesquisa em Psicologia Analítica da UFSJ.

O Festival, fruto de parceria entre a Cátedra e o Museu de Imagens do Inconsciente, abraça o já tradicional Seminário Caminhos Junguianos: imagens do inconsciente, em sua oitava edição, que acontece este ano entre os dias 21 e 23 de agosto no Theatro Municipal de São João del-Rei, como parte da extensa programação, que pode ser acompanhada pelo Instagram nos perfis @caminhosjunguianoslab.pesquisa e @catedra_nisedasilveira.

A programação completa está aqui.