Alunos do DCOMP são classificados para as finais de competições nacionais
Publicada em 10/09/2024
A primeira competição no qual os alunos participaram foi a Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) - um esporte de competição mental, no qual os participantes precisam criar programas de acordo com uma especificação, isto é, programas que resolvem problemas computacionais.
A primeira fase dessa competição ocorreu no último sábado do mês de agosto na UFSJ. Dos 872 times participantes no Brasil inteiro, o time do Núcleo de Programação Competitiva (NPComp), formado pelos alunos da UFSJ, Giancarlo Teixeira, Guilherme Fonseca do Nascimento e Yan Andrade, foi classificado entre os 60 times para a final nacional que acontecerá em João Pessoa/PB entre os dias 07 e 10 de novembro.
Os melhores times da final brasileira classificam-se para representar o país nas finais latino- americanas da competição, que ocorrerá em março de 2025 em Salvador, Bahia. Os melhores times desta competição, por sua vez, classificam-se para disputar as finais mundiais do International Collegiate Programming Contest (ICPC). Este concurso é o mais tradicional na área de Computação e realiza-se desde a década de 70.
A segunda competição, trata-se da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp, a OBI é realizada anualmente desde 1999. Essa é uma competição individual destinada somente aos alunos no primeiro ano de curso e, apenas 15% dos alunos participantes em cada estado do Brasil, se classificam para a final.
Após a segunda fase estadual, os alunos da equipe da UFSJ, Leonardo Guimarães de Oliveira e Sérgio Alexsandro de Melo Gonzaga se classificaram para a final nacional que será no dia 28 de setembro, ainda sem local definido.
De acordo com o professor do Departamento de Ciência da Computação (Dpcomp), que acompanha as equipes, Elverton Fazzion, este é o primeiro ano que a Universidade participa. “Nós, da UFSJ, começamos com 7 alunos na fase local, onde 6 avançaram para a estadual sendo que 3 fecharam a prova. Agora na estadual, 2 dos 6 avançaram para a nacional fazendo 75% da prova. O restante fez 60% da prova, o que mostra o nível da competição. Temos um ótimo resultado para a primeira participação.”
O professor ressalta ainda que: “São duas grandes conquistas pelo núcleo visto que o projeto se iniciou há 18 meses apenas, colocando a UFSJ na lista de universidades finalistas.”
Arte: Giovanni Alcântara