Grupo MELHORAR, da UFSJ, participa do Congresso Brasileiro de Sementes

Publicada em 12/09/2024

O “MELHORAR – Grupo de Estudos em Melhoramento Vegetal e Tecnologia de Sementes”, vinculado ao Departamento de Ciências Agrárias (DCIAG) do campus Sete Lagoas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), participou com destaque do XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes) em Foz do Iguaçu, Paraná. O evento promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) vai até esta sexta, 13.

O MELHORAR é coordenado pela professora Nádia Nardely Lacerda Durães Parrella, que atualmente está em pós-doutorado na Texas A&M University, financiado pelo CNPq. A presidência do grupo está a cargo da aluna de graduação Ana Luiza Xavier Pereira. Os alunos de Engenharia Agronômica da UFSJ apresentaram pesquisas desenvolvidas nos Laboratórios de Análise de Sementes e de Campo do DCIAG.

Entre os destaques do congresso, a discente Michele da Silva Campos apresentou o trabalho "Uso da Inteligência Artificial na Avaliação da Qualidade de Sementes de Soja" em uma sessão oral. Além disso, diversos outros trabalhos do MELHORAR foram exibidos na forma de banners:

  • Ana Luiza Xavier Pereira: "Desempenho de Sementes de Feijão Comum Hidro Condicionadas em Soluções de Silício"

  • Guilherme Rodrigues Martins: "Influência do Tratamento com Silício em Sementes de Sorgo Submetidas a Estresses Abióticos"

  • Caroline Silva Mariz: "Eficiência de Softwares de Processamento de Imagens para Avaliação do Vigor de Sementes de Soja"

  • Raul Paredes Ferreira: "Qualidade Fisiológica de Sementes de Soja de Crescimento Indeterminado em Função do Estádio Fenológico e Parte da Planta"

  • Matheus Campos Megali: "Germinação de Sementes de Sorgo em Diferentes Doses de Dietolato"

  • Danielle de Oliveira Silva: "Avaliação da Qualidade de Sementes de Feijão-Caupi (Vigna unguiculata) Tratadas com Diferentes Combinações de Inoculação e Nitrogênio Mineral"

  • Maria Eduarda Moreira: "Caracterização de Genótipos de Sorgo Sacarino por Meio da Análise de Imagens de Plântulas"

Na avaliação da professora Nádia Parrela, “A divulgação de resultados das pesquisas da UFSJ em um congresso de alto padrão técnico reflete a alta qualidade do trabalho científico-técnico que está sendo desenvolvido na nossa Universidade e merece um olhar especial por toda a comunidade acadêmica”.