UFSJ e Instituto Alemão oficializam projeto ambiental

Publicada em 18/11/2010

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Associação Alemã de Pesquisa (DFG) aprovaram, no final de outubro, o projeto de cooperação entre o Grupo de Manejo de Bacias Hidrográficas do Instituto Leibniz de Ecologia de Águas Continentais e o Grupo de Limnologia Aplicada, do Programa Institucional de Bioengenharia da UFSJ.
Sob o tema “Composição e processamento de nitrogênio orgânico dissolvido em bacias hidrográficas”, as ações têm por objetivo investigar o potencial eutrofizador de formas orgânicas dissolvidas do nitrogênio emitido por áreas de agricultura e águas correntes. assunto carente de informações no meio científico.
Segundo o professor e um dos coordenadores do projeto pela UFSJ, Bjorn Gucker (Depeb), o assunto ainda é carente de melhores informações. “Estas pesquisas são de fundamental importância para a prevenção de três impactos ecológicos que podem surgir da eutroficação: a perda de biodiversidade, a alteração prejudicial na composição das espécies aquíferas e a liberação de efeitos tóxicos” ressaltou.
Através do projeto, com duração inicial de três anos, a partir de 2011, serão estudadas bacias hidrográficas tropicais, tais como a do Rio das Mortes, na região de São João del Rei e a do Rio Spree, em Berlim, Alemanha. O programa foi contemplado com bolsas de doutorado, mestrado, apoio técnico e iniciação científica.

Processo de Eutrofização

Em ecologia, chama-se eutrofização ou eutroficação o fenômeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) provocado pelo aumento excessivo de algas, que por sua vez são capazes de alterar a coloração de determinada massa de água, modificando-as para aspectos azul-esverdeado, vermelho ou acastanhado. Este aumento da biomassa pode levar a uma diminuição do oxigênio dissolvido, provocando a morte e consequente decomposição de muitos organismos, diminuindo a qualidade da água e eventualmente a alteração profunda daquele ecossistema.