Psiquiatra italiano visita a UFSJ

Publicada em 24/11/2010

O Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde da UFSJ (Nepis) recebe, no dia 6 de dezembro, no Anfiteatro do Campus Dom Bosco, o renomado médico psiquiatra Ernesto Venturini. A palestra terá início às 15h e encerra as atividades de 2010, após inúmeras discussões a respeito da saúde mental no Brasil, desenvolvidas ao longo do ano.
Ernesto Venturini é um psiquiatra que junto a Franco Basaglia instituíram a reforma psiquiátrica na Itália na década de 70, quando aderiam à luta antimanicomial. Foi também diretor do Departamento de Saúde Mental em Imola e desempenhou papéis de responsabilidade na Saúde Pública.
É também colaborador de universidades italianas e internacionais e autor de livros sobre psiquiatria e reforma psiquiátrica. Além disso, cooperou com a Organização Mundial de Saúde (OMS) em trabalhos desenvolvidos em alguns países da África.
Nepis
O Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde é vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Lapip) do Departamento de Psicologia. Sob coordenação do professor Walter Melo Jr. (Dpsic), o Nepis desenvolve ações no âmbito das políticas públicas de Saúde Mental, que são encaminhadas ao Ministério da Saúde.
Em 2010, o Núcleo enviou integrantes para as conferências Microrregional, Estadual e Nacional de Saúde Mental como delegados, representando a UFSJ como parceira intersetorial. Também foi realizada uma capacitação de Conselheiros de Saúde, que contou com a presença de palestrantes como a pesquisadora Maria Cecília Minayo e a participação de cerca de 200 pessoas de diversos municípios.