Primeiro lançamento de livros do Inverno Cultural apresenta oito títulos

Publicada em 19/07/2011 - Fonte: ASCOM

O 24º Inverno Cultural terá hoje seu primeiro lançamento de livros. No total serão oito obras, de diferentes estilos. O evento acontecerá hoje (19), às 20h, no Centro Social e Cultural do 11º BIMth (CESC), localizado na Av. Hermílio Alves, s/n – Centro.

Dentre as temáticas dos lançamentos, há desde poesias sobre o cotidiano; narrativas que refletem sobre o sentido da vida; e diálogos inteligentes entre animais que normalmente não se questionariam. Segue abaixo uma breve sinopse de cada publicação.

O livro de poemas A beleza dos restos, da poetisa e artista plástica mineira Elizabeth Gontijo, tem entusiasmados leitores como Bartolomeu Campos de Queirós, segundo o qual o livro fez o exercício “de buscar adivinhar o obscuro e iluminá-lo em palavras, promovendo mais reverberações, exigindo acuidade”.

Outro destaque da poesia é o livro umÁrvore, de Fernando Abritta, autor bastante representativo em Cataguases, especialmente para quem conhece a história dos movimentos culturais que levam o nome da cidade por todo o país.

A autora Ivane Laurete Perotti lança dois livros infanto-juvenis no evento. O primeiro é Arco-Íris Invisível, que narra a história de Rafael, um menino portador de uma grave doença, que busca ser feliz apesar dos pesares. O segundo é A enchente das Goiabas, que fala sobre os dramas que a enchente provoca.

 

Para o público infantil, os escritores Laerthe de Moraes Abreu Jr e Deborah Engelender, lançam O Macaco e a Onça, versão de um conto popular que narra um encontro diferente entre um macaco e uma onça, no qual cada um deles deve usar de suas manhãs e truques para tentar se sair bem da história.

 

Outros lançamentos são Ponto e Linha, do escritor português Manuel Gandra; Contos do Círculo, de Flávio Roberto Pinto; e Vocação à flor da pele: A arte de conviver com os talentos, construindo prosperidade, obra conjunta de Antônia Bacil e Maria José Bacil.