Prédio do Laboratório de Cerâmica é referência nacional

Publicada em 12/12/2011

Foi inaugurado, na última quarta-feira 7, o prédio do Laboratório Escola de Cerâmica da UFSJ, no Campus Tancredo Neves (CTAN). A construção, orçada em R$507 mil, contou com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). “Esse prédio é muito importante, tanto para o curso de Artes Aplicadas, quanto para as pesquisas do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC) e Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos (DCFET)” disse a coordenadora do curso de Artes Aplicadas, Zandra Miranda.

O novo prédio, com 469 metros quadrados, já é referência no Brasil. “É importante ressaltar a qualidade das instalações e equipamentos. Não existe no Brasil nenhum laboratório deste porte. Temos a possibilidade da queima de cerâmica, a partir de minério local, elaborando nossas próprias massas” explica a professora Zandra.

O reitor Helvécio Luiz Reis, que esteve presente no evento, ressaltou que este prédio tem infraestrutura necessária para os projetos serem realizados com qualidade, a exemplo de outras obras realizadas na UFSJ. “Em quatro anos de gestão foram realizadas 103 obras com o gasto de 102 milhões de reais.  Todas as estruturas físicas que estamos entregando têm sido reconhecidas pelo Ministério da Educação como referência de qualidade. O Ministério indicou a UFSJ para outras universidades que estão construindo seus laboratórios” disse.