Alunos de Engenharia desenvolvem cadeiras de rodas para cães

Publicada em 08/05/2013

Os alunos da matéria de Trabalho de Integração Multidisciplinar (TIM) da UFSJ terminaram o semestre letivo de uma forma diferente: eles produziram cadeiras de rodas para cães que não podiam se locomover adequadamente. Cinco equipes, cada uma com cinco participantes, projetaram cadeiras conforme as características e necessidades de cada cão selecionado para o projeto. A didática foi de competição - uma saudável competição -, com entrega de prêmios para a equipe que fizesse mais pontos e ficasse em primeiro lugar. A cerimônia de entrega dos trabalhos aconteceu no dia 30 de abril, no Auditório da Biblioteca do Campus Santo Antônio.

O primeiro lugar foi ocupado por duas equipes, a “Vai Dog” e a “Dog Up”, que conseguiram fazer a cadelinha Nina se locomover com as cadeiras. O professor Jorge Nei Brito, do Departamento de Engenharia Mecânica e responsável por essa edição do TIM, orientou as equipes a buscarem soluções em várias áreas e disciplinas diferentes, e está satisfeito com o resultado. “Os projetos estão aí, viáveis, cinco projetos diferentes. E é isso mesmo que nós esperávamos deles: integração de disciplinas, fazendo um trabalho em prol dos cães e da sociedade”, ressalta ele. Os estudantes passaram de fevereiro a abril projetando e aperfeiçoando as cadeiras, utilizando materiais como PVC e correntes de metal.

Mara Souto, presidente da Sociedade São Francisco de Assis de Proteção aos Animais e servidora da UFSJ, também acompanhou todo o processo e diz que o projeto alcançou as expectativas. “A gente sempre via a necessidade dos animais terem uma cadeirinha”, diz Mara, lembrando do maior prêmio que é “a felicidade de ver o cachorrinho poder ter essa cumplicidade com o dono: passear, acompanhar pela casa...”. Laila, a dona da cadela Nina, comprova isso: “é inexplicável, porque a Nina não anda desde pequena [...] e quando a gente colocou ela na cadeirinha e ela saiu correndo foi muito gratificante”.