Professores do CSL participam de encontro sobre Bacharelados Interdisciplinares

Publicada em 08/08/2013 - Fonte: ASCOM

A equipe de seis professores do Bacharelado Interdisciplinar em Biossistemas (BIB), do campus Sete Lagoas da UFSJ, irá participar do II Encontro dos Bacharelados Interdisciplinares, que acontece de 7 a 9 de agosto. O encontro, organizado pelo MEC e realizado no campus da UNIFAL, tem como objetivo consolidar esta modalidade de curso, que foi proposta como uma das inovações curriculares no Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.

Juliano de Carvalho Cury, Coordenador do BIB, será responsável por secretariar na quinta-feira a mesa da palestra "Bacharelados Interdisciplinares no contexto do REUNI e da expansão das Universidades Federais Brasileiras" com a Professora Adriana Rigon Weska, do SESu/MEC.

O evento conta com a participação de representantes das Universidades Federais brasileiras que adotam ou que pretendem adotar a proposta dos Bachalerados Interdisciplinares. O encontro também reunirá reitores, pró-reitores, coordenadores de curso, docentes e discentes dessas instituições.

O Bacharelado Interdisciplinar é uma nova modalidade de curso, de formação universitária geral, criado para ser uma primeira etapa de estudos universitários, numa formação profissional a ser constituída por duas etapas. Nesses termos, o estudante de B.I. cumpre 2.400 horas de atividades acadêmicas e, ao final do percurso, pode se candidatar ao ingresso num Curso de Progressão Linear, tendo para si reservadas pelo menos 20% das vagas anuais de cada curso. Dessas vagas reservadas para diplomados em B.I., aquelas que não forem ocupadas, retornarão sempre para os classificados no vestibular, que são convocados pela ordem de classificação e de acordo com o Programa de Ações Afirmativas.

A programação do II Encontro dos Bacharelados Interdisciplinares, bem como mais informações, podem ser encontradas no site: http://www.encontrodebi.org/