Socorro Nunes lança livros "Meu samba" e "Miragem"

Publicada em 21/05/2015 - Fonte: ASCOM

Neste sábado, 23 de maio, às 19h, a professora do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ, Socorro Nunes, lança seus livros "Meu samba" e "Miragem". O evento acontece na Biblioteca Municipal Baptista Caetano, em São João del-Rei.

Meu Samba é seu primeiro livro de poemas inéditos. As palavras da poeta Ana Elisa Ribeiro, no prefácio da obra, expressam os sentimentos das páginas seguintes: “Cá estamos diante dos barulhos do outro, porque o poeta é mais barulhento do que qualquer outro ser, mesmo em silêncio. Nos barulhos da poeta podemos ouvir nossos próprios. É lendo o outro que se pode ler a si. Está a poeta a compilar tudo o que vive e a transformar em chama ou em cisco, linguagem. Esquenta ou incomoda? Socorro quer deixar as palavras para depois, chamando-nos a viver e a experimentar o instante primeiro. A poesia é seu relatório. Deixar as palavras para depois da visão e do amor. Aprendamos”.

Miragem é a segunda obra de poesias de Socorro Nunes. A autora faz uma releitura de Os Sertões, de Euclides da Cunha. São 51 poemas que retratam as imagens que o livro inspirou. Desta vez, o prefácio é do poeta João Caetano do Nascimento, que diz: “Socorro Nunes nos conduz a esse drama humano, retratado com palavras fortes, às vezes com propositais ecos euclidianos, numa indignação trabalhada, até contida, o que só acentua o clima de perplexidade que nos envolve. Mas há também nos versos um sentimento de compreensão e solidariedade aos que sonham e buscam a realização do sonho, sem temer a morte”.