Índice UFSJ: conheça o curso de Engenharia de Telecomunicações

Publicada em 14/01/2016

A TV UFSJ veicula desde março de 2015 a série Índice UFSJ, que traz, a cada semana, informações sobre um curso de graduação ofertado pela instituição. De lá pra cá, já são quase 30 vídeos produzidos, de um total de 47 graduações distribuídas nos campi localizados em São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas ou na modalidade a distância. Em janeiro, muitos aspirantes à Universidade farão suas escolhas no Sisu, e nós vamos dar uma forcinha, mostrando como é cada um desses cursos.

Conectando pessoas ao mundo

Vivemos cercados pelas tecnologias. Os sistemas e dispositivos de redes estão presentes no nosso dia a dia, através de telefones, TV a cabo, internet, smartphones, dentre outros. Toda essa evolução no campo da comunicação colaborou para o surgimento da Engenharia de Telecomunicações. O profissional formado é o responsável por conectar pessoas ao mundo, ele inventa, projeta e constrói aparelhos e equipamentos usados nas telecomunicações e oferece manutenção aos sistemas e redes implantados.

O curso de Bacharel em Engenharia de Comunicações da UFSJ tem, como um de seus objetivos, capacitar seus alunos para que se tornem empreendedores capazes de desenvolver projetos e pesquisas na área de tecnológica por meio de atividades de criação e, também, acompanhar e desenvolver constantemente o progresso científico e de tecnologia na área de Engenharia de Telecomunicações.

Nos primeiros períodos, o curso oferece uma formação teórica nas áreas básicas de matemática, física e informática. Já nos próximos semestres, diversas unidades curriculares desenvolverão os conhecimentos de quatro áreas: Eletrônica, Eletromagnetismo, Sistemas de Transmissão e Redes.

Os alunos da graduação de Engenharia de Telecomunicações da UFSJ têm a oportunidade de colocar de vivenciar a prática durante a graduação, por meio de experiências profissionais oferecidas pela empresa júnior Softtel e por projetos de extensão.

As aulas na UFSJ acontecem em período integral e noturno, no Campus Alto Paraopeba (CAP), na cidade de Ouro Branco. São oferecidas 50 vagas por semestre. O graduando tem no mínimo cinco anos e no máximo sete anos e meio para se formar.

Para saber mais sobre o curso, assista ao Índice UFSJ: Engenharia de Telecomonicações.

Ou acesse a página do curso: www.ufsj.edu.br/ctele