Reconhecimento internacional: SSSR premia docente do PPGPSI

Publicada em 02/09/2016 - Fonte: ASCOM

A professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da UFSJ, Tatiana Cury Pollo, foi premiada pela Sociedade dos Estudos Cientificos da Leitura (SSSR, em inglês) no último mês de julho, em cerimônia que aconteceu em Porto, Portugal, durante a 23ª Conferência Anual da SSSR.

Tatiana apresentou dois trabalhos, sendo um em colóquio internacional, “Early invented spellings as predictors of later reading and spelling ability: Evidence from Brazilian Portuguese”, com colaboração de uma professora da UFMG, Cláudia Cardoso-Matins; e outro em poster, “Brazilian teacher’s knowledge about dyslexia and language constructs”, com a mestranda Antonia Fátima de Lima e o aluno de iniciação científica Luiz Ricardo Almada.

A SSSR é uma sociedade referência para os estudos de leitura na abordagem cognitiva com pesquisadores de todo o mundo. Tatiana, que teve trabalho aceito, foi uma das duas pessoas premiadas. A professora conta que, antes, apenas um docente era premiado, mas neste ano, devido à alta qualidade dos trabalhos, dois foram contemplados. E a premiação, por trazer reconhecimento internacional, tem um papel relevante para profissionais e para o próprio Programa. “É importante que pesquisadores da Universidade e do Mestrado em Psicologia estejam participando de eventos de tamanho impacto, sendo reconhecidos pelo seu trabalho”, arremata.

Mestrado em Psicologia

O Mestrado em Psicologia oferecido pela UFSJ tem como linhas de pesquisa ”Fundamentos teóricos e filosóficos da Psicologia” e “Instituições, saúde e sociedade”. Os principais objetivos são: possibilitar aos alunos a oportunidade de aprofundar seu conhecimento científico e acadêmico e desenvolver a habilidade de fazer pesquisa e divulgar seus resultados, nas linhas de investigação propostas no mestrado; fortalecer as condições de desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa em Psicologia, promovendo a consolidação e a ampliação das linhas de pesquisa do mestrado; e produzir conhecimentos que contribuam para a solução dos problemas sociais da região, relativos a diferentes contextos sociais, educacionais e do trabalho, que se referem às temáticas desenvolvidas nas linhas de pesquisa do mestrado.