Atividade artesanal com pedra-sabão marcou debates em encontro do FISMT

Publicada em 12/09/2016 - Fonte: ASCOM

No dia 2 de setembro, o Campus Ouro Preto do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) sediou o XV Encontro do Fórum Interdisciplinar de Saúde Mental e Trabalho (FISMT). O evento promoveu o debate sobre a saúde e a segurança dos artesão de pedra-sabão como também a cadeia produtiva.

Artesãos do distrito de Santa Rita de Ouro Preto e da comunidade rural Mata dos Palmitos apresentaram o atual cenário da profissão. O encontro também abriu espaço para a discussão dos desafios enfrentados pelos trabalhadores com a presença dos pesquisadores e professores da UFOP, UFSJ e IFMG, contando ainda com a presença dos Movimento dos Atingidos pela Mineração e dos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, da prefeitura de Ouro Preto. Foi levantada a importância de tornar a pedra-sabão um patrimônio imaterial da cultura, o que poderá trazer grandes avanços para a revitalização da atividade que está cada vez mais enfraquecida e precária para os artesãos.

O Fórum é uma parceria entre o Núcleo de Estudo em Educação, Trabalho e Saúde (NETS), o IFMG - Campus Ouro Preto, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Proex) e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS).

Com informações do IFMG Ouro Preto. Veja notícia completa aqui